quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estaduais: Campeonato Carioca 2009

A 104ª edição do Campeonato Carioca de Futebol começa no sábado, dia 24. Como em 2008, são 16 times na disputa, divididos em dois grupos de 8. Mas, diferente do ano passado, os times grandes serão obrigados a jogar fora de casa, pelo menos nos estádios aprovados pela FERJ. Forçá-los a jogar fora talvez ajude no equilíbrio entre as forças. Mas jogar em Édson Passos, Volta Redonda e Saquarema certamente não será boa coisa do ponto de vista financeiro para os combalidos cofres dos clubes.

Mas vamos nos ater ao âmbito esportivo, mais pra frente eu abro uma discussão sobre a validade de disputar estaduais. O Grupo A contará com Vasco, Fluminense, Americano, Duque de Caxias, Tigres, Cabofriense, Madureira e Resende. O Grupo B terá o Flamengo, Botafogo, Macaé, Volta Redonda, Mesquita, Bangu, Boavista e Friburguense.

Na primeira fase, Taça Guanabara, os times jogam entre si nos grupos, em turno único. Os dois melhores se classificam para a semifinal, onde o primeiro do A enfrenta o segundo do B e o primeiro do B pega o segundo do A. Os vencedores fazem a final da Taça GB em jogo único. Na segunda fase, Taça Rio, o regulamento é o mesmo, com a diferença que os grupos se cruzam.

O Flamengo, que busca o quinto tricampeonato estadual (feito inédito), além do 31º título da história (também inédito, para assumir a liderança isolada), foi o time que menos contratou. Em compensação foi o que menos perdeu jogadores. Manteve a boa base de 2008, que ficou em quinto no Campeonato Brasileiro. Trouxe o técnico Cuca, vice com o Botafogo em 2007 e 2008, para tentar arrumar a casa. Dispensou Jailton, perseguido pela torcida. A maior contratação foi o meia Zé Roberto, que chega para vestir a camisa 10, que ficou largada desde a saída de Renato Augusto. É uma contratação de risco: Zé Roberto é conhecido tanto pelo belo futebol que apresentou desde o Vitória, quanto por deixar lembranças amargas nas torcidas, pelo péssimo comportamento. Cuca dá sinais que vai fazer o time jogar pra frente, como é seu gosto, escalando Airton como terceiro zagueiro (ou primeiro volante, dependendo da formação), Ibson, Kléberson e Marcelinho Paraíba no meio. Um meio-campo de respeito, capaz de tirar dos laterais a sobrecarga de armar as jogadas ofensivas do time, formado por jogadores polivalentes, como gosta o técnico. Ainda acredito que os melhores reforços podem vir de dentro do clube, com Jônatas, Fierro e Everton, que devem ser mais bem aproveitados por Cuca. Como ponto negativo, a indigência técnica do ataque. O clube vendeu Diego Tardelli e vai contar com Obina, Josiel, Vandinho, Maxi, Paulo Sérgio e Kayke. É pouco. O clube tenta a contratação do atacante Mota, que jogou bem no Cruzeiro em 2003 e é artilheiro na Coréia. Mas, convenhamos, jogar bem no Cruzeiro do Luxemburgo, com o Alex no auge da forma, Aristizabal e Deivid jogando o que nunca jogaram, facilita muito. Ser artilheiro na Coréia então... Em compensação, a defesa, ponto fraco de Cuca no Botafogo, não será problema no Flamengo. O time manteve a mesma base sólida que vem jogando há anos.

Diferente do Flamengo, o Botafogo mudou demais para 2009. A começar pelo presidente, depois do fim do mandato de Bebeto de Freitas. Simplesmente 14 jogadores deixaram o clube e outros 10 vieram. O clube enxugou a folha salarial, montou um time sem grandes nomes, mas que pretende tirar a hegemonia do Flamengo. Renovou com o ótimo técnico Ney Franco. A principal contratação foi o atacante Reinaldo, revelado pelo Flamengo, que estava na Europa, que joga fácil em qualquer time do Rio. O zagueiro Juninho voltou, depois de um ano encostado no São Paulo. O clube aposta em Maicosuel, eterna promessa contratada junto ao Palmeiras, e em Lucas Silva para armar a equipe. Leandro Guerreiro e Tulio Souza devem trabalhar na proteção à defesa, onde Fahel disputa uma posição. Teco e Wellington devem formar a zaga, com o apoio de Juninho. Depois de montar um time com Lucio Flavio, Zé Roberto, Carlos Alberto e Dodô, pode parecer pouco. Mas acredito que o Botafogo vai disputar o título com o Flamengo. O fato de estar desacreditado pode ajudar o time, que vai perder um tempo que o Flamengo não vai para dar padrão ao novo time.

O panorama nas Laranjeiras é de muita confiança para 2009. O patrocinador botou a mão no bolso e reforçou bastante o Fluminense. Perdeu jogadores importantes, como Thiago Silva, Washington, Arouca e Junior Cesar. Mas tentou repor no mesmo nível, trazendo Leandro Amaral (desta vez sem problemas judiciais), Leandro (lateral que fez um bom Brasileiro no Palmeiras), o meia Leandro Bonfim (que estava no Vasco, chega para dividir a responsabilidade da armação com o argentino Conca), o atacante Roger (ex-São Paulo e Ponte Preta), os volantes Diguinho (ex-Botafogo) e Jailton (ex-Flamengo). Acho que só Thiago Silva fará falta. O clube ainda sonha contratar o atacante Fred, que joga no Lyon. Montou um time competitivo, dentro da realidade do mercado nacional. Não sei se terá tempo para deixar o time pronto para levar o título estadual, já que o Carioca é um campeonato de tiro curto, mas deverá ser um candidato aos primeiros postos no Campeonato Brasileiro. Como em 2008, o time começa aparentando ser forte, mas precisará mostrar em campo, para não correr o risco de passar um ano de altos e baixos, como foi o anterior.

O Vasco terá um ano bem diferente dos demais. Pela primeira vez vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Começou a temporada da busca pela dignidade perdida muito bem, ao contratar o ótimo técnico Dorival Junior, trabalhador e competente. Mas fez duas contratações de risco, ao trazer Leo Lima e Carlos Alberto. Quem acompanha a pré-temporada do clube diz que ambos estão querendo jogo. Acho Leo Lima um jogador fraco, mas Carlos Alberto, motivado e com a cabeça no lugar, tem tudo para ser o craque do time. Certamente não é grande coisa, mas o time atual é melhor do que o que envergonhou a torcida, ao ser rebaixado no Brasileiro. Pela pressão do rebaixamento, o clube começa atrás dos demais. Acho que não disputará o título (o time é, dentre os grandes brasileiros, o que está há mais tempo sem ser campeão, desde 2003), mas deverá conseguir seu principal objetivo no ano, que é retornar à elite do futebol brasileiro.

Acho que Flamengo e Botafogo novamente decidirão o título. E também acredito que o Flamengo conquistará o penta tri. Mas tudo pode acontecer!

E você, o que espera para o Carioca? Quem será o campeão? Diga aí na caixinha de comentários e não deixe de votar na enquete do blog.

Nenhum comentário: