quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estaduais: Campeonato Gaúcho 2009

Briga de foice no Campeonato Gaúcho de 2009. De um lado o Grêmio, vice no Campeonato Brasileiro. Do outro o Internacional, campeão da Sulamericana. No meio deles, mais 14 times, que serão divididos em dois grupos. No Grupo 1, o Colorado terá Juventude, Avenida, Esportivo, Veranópolis, Brasil de Pelotas (apesar da tragédia), Novo Hamburgo e Inter de Santa Maria. No Grupo 2 temos o Grêmio, Caxias, Santa Cruz, Ypiranga, Ulbra, Sapucaiense, São José e São Luiz. No primeiro turno os times enfrentam adversários do outro grupo, com os quatro primeiros se classificando para um mata-mata em jogo único, até definir o campeão. No segundo turno, mesmo regulamento, com a diferença que os clubes jogam dentro do grupo. Os campeões de cada turno decidem o Campeonato em dois jogos finais. Se o mesmo clube vencer os dois turnos, será campeão sem precisar disputar a final. Os dois últimos na classificação geral, ao final dos dois turnos, serão rebaixados.

Mais do que o São Paulo, na minha opinião o time a ser batido em 2009 no Brasil é o Internacional. O Colorado, que vem mordido depois de ter desperdiçado a chance de jogar a Copa Libertadores no ano do centenário, montou um time fortíssimo para ganhar tudo em 2009. Além de ter mantido a base poderosa, que conta com os argentinos Pablo Guiñazu - jogador que marca como volante e sai para o jogo como um meia - e Andrés D'Alessandro, o meia Alex, melhor jogador em atividade no Brasil (na minha modesta opinião) e o atacante Nilmar, o técnico Tite recebeu o goleiro Michel Alves (ex-Juventude), o meia Guiliano (Paraná) e os laterais Kleber (ex-Santos, para enfim deixar o enganador Gustavo Nery no banco) e Marcelo Cordeiro (ex-Vitória). Para completar, ainda terá à disposição a categoria de base, que vem revelando grandes valores nos últimos anos. Daniel Carvalho voltou para o CSKA. Sem dúvidas é um elenco forte, versátil e com fome de títulos. Com um time assim, o Inter é sempre alvo das famigeradas janelas de transferência. Mas se passar incólume pela de janeiro e a do meio do ano, tem tudo para transformar o ano do centenário em festa para a torcida.

O Grêmio começou o ano cheio de dúvidas, quando ninguém esperava muito do time. Mas terminou 2008 em alta, com o vice-campeonato brasileiro, depois de ter liderado boa parte do campeonato. Com a classificação para a Libertadores, a responsabilidade para 2009 aumenta. O clube manteve a base que deu certo no ano passado e reforçou o elenco com peças que tornarão o time apto a disputar para vencer todas as competições que entrar. Boas contratações chegaram, como a dupla de atacantes Jonas, que fez um belo campeonato brasileiro na Portuguesa (na verdade ele volta de empréstimo), e Alex Mineiro, que veio do Palmeiras. Além deles, o clube ainda contratou o zagueiro Rafael Marques (ex-Goiás), os laterais Ruy (que estava no Náutico), Fábio Santos (ex-Santos) e Jadílson (ex-Cruzeiro), além do volante Diogo (Figueirense). O Tricolor ainda conta com os garotos da base, especialmente o meia Mithyuê, que, aos 18 anos, deixou uma carreira de futuro estrelato no futsal para tentar a sorte no campo. Ou seja, mesmo perdendo os bons Rafael Carioca (saiu para o Spartak) e Felipe Mattione (foi pro Milan), o técnico Celso Roth tem uma bela base para encarar o duro ano de 2009.

Apontar um campeão no Gaúcho é uma tarefa ingrata. O Grêmio quer apagar a má impressão do ano passado, quando foi eliminado precocemente. Mas o foco na Libertadores pode atrapalhar. Na minha opinião o Inter é o favorito (apesar de torcer pro Grêmio levar). E o seu?

Nenhum comentário: