quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estaduais: Campeonato Mineiro 2009

Doze clubes iniciam no domingo, 25 de janeiro, a disputa do Campeonato Mineiro de 2009. América, Atlético, Cruzeiro, Democrata-GV, Guarani, Ituiutaba, Rio Branco, Social, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova jogam em turno único, quando os oito melhores se classificam para o mata-mata decisivo, em jogos de ida e volta. Nas quartas-de-final, o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e assim por diante. Os dois últimos da primeira fase serão rebaixados. A ausência em 2009 será o Ipatinga, campeão mineiro em 2005, que foi rebaixado no ano passado no Mineiro e no Brasileiro.

Os dois grandes do estado já entraram em campo oficialmente em 2009, na disputa de um torneio de verão em Montevideo, no Uruguai, com participação também de Nacional e Peñarol. Na estréia do torneio foi disputado o primeiro clássico em território estrangeiro da história do confronto. A Raposa venceu o Galo por 4 a 2, aumentando para nove o número de partidas invictas diante do rival. O Cruzeiro decidirá o título contra o vencedor do clássico uruguaio, enquanto o Atlético decide o terceiro lugar contra o perdedor.

Depois de passar em branco no ano do centenário, o Atlético vem mais forte para 2009. O clube aposta nas categorias de base, uma solução mais barata e quase sempre mais lucrativo, para ir bem. Montou um elenco onde pouquíssimos jogadores não vieram da base. Com média de idade inferior a 23 anos, o clube contratou o técnico Leão, conhecido por trabalhar bem em times de garotos. Éder Luis voltou de empréstimo do São Paulo, onde começou bem, mas foi pouco utilizado, assim como Thiago Feltri, que retornou do Goiás. O time ainda contratou o atacante Diego Tardelli junto ao Flamengo e o volante Junior, revelado pelo rubro-negro carioca, que estava no Grêmio. Mas a grande esperança do clube está depositada em Renan Oliveira, excelente meia que tem tudo para estourar em 2009 (e a ir embora na famigerada janela do meio do ano). É um time promissor, mas que carece de maior experiência. Tirando o fato de Junior ser aquele jogador bom pra comprar pelo que vale e vender pelo que ele acha que vale, o Atlético tem tudo para ter um ano mais calmo do que o passado, quando até o presidente do clube renunciou. Talvez aposte no interesse do Cruzeiro na Libertadores para tentar o título mineiro.

Já na Toca da Raposa, poucas mudanças. O que, inclusive, é louvável, visto que o clube possui muitos jogadores visados pelos times estrangeiros e tem uma diretoria conhecida por vender até gelo para esquimó. Apesar disso, o time celeste não perdeu ninguém. O bom técnico Adilson Batista tem então a espinha dorsal do time intacta. As contratações que vieram tornaram um time bom em um elenco forte, que vai ser muito útil ao time, envolvido com mais uma disputa de Copa Libertadores. Chegaram os atacantes Wellington Paulista, artilheiro do campeonato carioca de 2008 pelo Botafogo e Soares (ex-Fluminense e Grêmio), o meia Marcinho, que voltou ao clube, depois de jogar no Kashima Antlers, o lateral Jancarlos, que estava no São Paulo. Junto com a base que permaneceu, o Cruzeiro fica com um time jovem, rápido e talentoso, com o contra-ataque aparecendo como arma poderosa. Mas pode ser que o time se veja carente de mais força física, principalmente nos duelos na Libertadores. Para o Mineiro, é o favorito, desde que não ignore o campeonato por causa do torneio continental. E desde que os dirigentes não sucumbam aos euros e dólares dos europeus e asiáticos.

No final das contas, acredito que o Galo conquistará o campeonato, a despeito do favoritismo azul. O que você, torcedor mineiro ou que apenas acompanha o futebol nas Alterosas, tem como expectativas para o campeonato mineiro? Conte pra nós na caixinha de comentários!

Nenhum comentário: