segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Decididos os times para o Super Bowl

Por Gustavo Barretto

No domingo passado (18/01) as finais de conferência decidiram os grandes finalistas do Super Bowl que será realizado no próximo dia 1o. de fevereiro em Tampa Bay, na Florida.

No primeiro jogo do dia, o Arizona Cardinals recebeu o Philadelphia Eagles e, surpreendendo os especialistas, venceu por 35 x 27, conquistando o título da NFC após 61 anos de jejum, quando a equipe ainda tinha sede em Chicago. Curiosamente o adversário na ocasião foi o mesmo Philadelphia Eagles.

O Arizona entrou forte e, com fantástica atuação do WR Larry Fitzgerald, sem dúvida o melhor da NFL na atualidade, que terminou a partida com três TDs e 152 jardas recebidas (seus companheiros de equipe somados receberam 137 jardas e um TD) e do Safety Adrian Wilson (7 tackles solo, 2 sacks e um fumble forçado), o Arizona saiu vencendo o primeiro tempo por 24 x 6.

No 3o quarto, com grande atuação do QB Donovan McNabb, que terminou a partida com 375 jardas passadas, 3 TDs e uma INT, bem como da defesa, que permitiu o adversário avançar apenas uma mísera jarda no quarto, a equipe encostou no placar 24 x 18. No derradeiro período virou para 25 x 24, numa virada histórica. Mas, para desespero do torcedor da Philadelphia, a 3 minutos do fim o TD do RB Tim Hightower e a conversão de 2 pontos do TE Ben Patrick deram números finais à partida.

O Cardinals conquista um título que não acontecia desde que a equipe tinha sede em Chicago, no longínquo ano de 1947. No Super Bowl, o QB Kurt Warner e WR Larry Fitzgerald novamente enfrentarão a desconfiança dos críticos, que não acreditam numa equipe que só foi aos playoffs por estar na pior divisão da história da NFL e certamente colocarão o Cardinals como zebra. Na minha humilde opinião, não existe zebra em Super Bowl, uma das equipes normalmente é apontada como favorita, mas não será surpresa ver a outra vencer. Seria desprezar os méritos que levaram a equipe tão alto.

O Eagles, que desde 2000 só não foi aos playoffs em 2005 e 2007, inexplicavelmente só chegou ao Super Bowl na temporada 2004-2005, quando perdeu para o Patriots num jogaço. Sempre dono de um plantel poderoso, acaba sucubindo nos playoffs. Desta vez a contusão de boa parte da linha ofensiva pode ser apontada como a principal causa do novo fracasso. O espetacular RB Brian Westbrook, sem seus principais bloqueadores, correu apenas 45 jardas contra o Cardinals, 36 contra o Giants e 38 contra o Vikings. Somou 119 jardas em todos os jogos dos playoffs, marca que ele costuma fazer em uma partida. Mas, nos outros anos, resta saber o que acontece com o Eagles nos playoffs. A fama de amarelões vem se tornando o principal adversário da equipe.

Na outra partida, um belo duelo de defesas e big hits marcaram o confronto entre Pittsburg Steelers e Baltimore Ravens. O Steelers começou bem o drive mas, ao entrar no campo de defesa do Ravens, percebeu que entrar na End Zone seria complicado e teve que se contentar com um FG do K Jeff Reed. Depois do drive inicial, aconteceu o que se esperava: as defesas dominando e as equipes trocando punts até a primeira interceptação do QB Joe Flacco, colocando os Steelers no campo de ataque. Novamente a defesa do Ravens segurou (o Steleers chegou a ter um TD marcado pela arbitragem, mas o replay mostrou que o WR não segurou a bola ao descer na End Zone) e novamente a equipe da casa marcou um FG, aumentando a vantagem pra 6 x 0. O Steelers, ainda no primeiro quarto, chegou ao campo de ataque, mas LB Ray Lewis forçou de forma espetacular um fumble do RB Willie Parker e a bola voltou para o Baltimore. E as equipes voltaram a trocar punts até o fim do quarto.

No início do segundo quarto, aproveitando um escorregão do seu marcador, WR Santonio Holmes recebeu um passe no meio de campo e correu ate a end zone, marcando um TD pro Steelers, com XP convertido e 13 x 0 pra equipe da casa. As equipes voltaram a trocar punts e num deles o Safety e Retornador Jim Leonhard, do Ravens, fez um retorno espetacular, sendo parado a apenas 17 jardas da end zone. Três jogadas, TD do RB Willis McGahee e esse foi o placar da primeira etapa.

O terceiro quarto foi marcado novamente por punts, sendo que o ataque do Steelers conseguia bons drives até chegar no campo do Ravens e gastava o relógio, mas o excelente trabalho da defesa adversária só permitiu um FG, que deixou o placar em 16 x 7. A inoperância do ataque do Ravens e o excelente trabalho da melhor defesa da NFL davam tranquilidade ao torcedor da casa, que sabiam que dificilmente uma virada aconteceria.

Mas no inicio do 4o quarto, finalmente o ataque do Ravens apareceu. O time de retorno colocou a equipe no meio de campo, um bom drive com passes rápidos e jogadas No-Huddle (o QB instrui sua equipe com os jogadores formados através de códigos), a equipe chegou na Red Zone adversária pela segunda vez na partida. Uma falta deixou a equipe a uma jarda da End Zone e novamente RB Willie McGahee marcou um TD, marcando 16 x 14 e um jogo aparentemente ganho ficou apertardo. A defesa fez seu trabalho e o Steelers devolveu a bola através de um punt. Demonstrando que o último drive fora anormal, QB Joe Flacco completou sua péssima atuação com uma interceptação retornada para TD pelo excelente Safety Troy Polamalu, dando números finais ao jogo (23 x 14). Depois lançou outra para o Safety Tarone Carter e aí foi só festa em Pittsburgh.

O Steelers vai ao Super Bowl como favorito para se tornar o maior vencedor da história, deixando Dallas Cowboys e San Francisco 49ers pra trás. Sua defesa é simplesmente fantástica, o bom jogo corrido e a subida de produçao da linha ofensiva e do QB Big Ben Roethlisberger nos playoffs reforçam o favoritismo. Por sua vez, os times de punt e kickoff não tem ido bem e podem ser o Calcanhar de Aquiles na final. Outro ponto é o excesso de favoritismo, a equipe tem que lembrar que precisa ganhar em campo.

Apesar da derrota, a temporada foi excelente para o Ravens. Primeiro porque ninguém esperava tanto do time. Depois, que o ataque deu sinais de vida. Apesar de não ter sido brilhante, bons números foram conseguidos com um QB calouro, que tem muito que aprender. O torcedor do Ravens só espera que o aprendizado não seja tão longo, afinal Ray Lewis, Ed Reed e companhia um dia vão ter que parar, já não são garotos.

3 comentários:

Alexandre Matos disse...

A final vai ser irada, entre a melhor defesa e o segundo melhor ataque em jogadas aéreas.

Domingão tamo la pra ver o Cards parar o Big Ben!

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Nao atualiza mais essa bagaça nao?

=P

Alexandre Matos disse...

Por enquanto o MMA-Brasil nao deixa. Infelizmente so da pra manter um.

Mas o Arquiba nao vai morrer, um dia ele volta com força.