segunda-feira, 23 de junho de 2008

Campeonato Brasileiro 7ª rodada

Neste domingo tivemos a 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os três que começaram a rodada na liderança venceram, mas agora o Grêmio passou o Cruzeiro no saldo de gols. Pelo mesmo critério, empatou com o Flamengo, mas este lidera pelos gols pró.
  • Coritiba 2 x 1 Fluminense: de olho na final da Libertadores na quarta, o Flu mandou o time reserva a campo, reforçado pelo goleiro Fernando Henrique. Mais uma vez o Flu perdeu e segue na lanterna, com 2 pontos, já são 14 atrás dos líderes. Mesmo desfalcado de Keirrison e Pedro Ken, o Coritiba continua mostrando que vai dar trabalho. A nota triste foi o pênalti ridículo marcado pelo Alicio Pena Junior no segundo gol do Coritiba. Pelo que deu pra ver na TV, o juiz (que é do quadro da FIFA) estava bem colocado. Lamentável...
  • São Paulo 1 x 0 Sport: vi boa parte do jogo, que por sinal foi bem fraquinho. O tricolor paulista venceu com um gol do Hugo no finzinho do jogo. Parece até a Itália: joga mal, mas se defende bem e sem chamar muita atenção, vai ganhando aqui e ali. Quando percebem, está na parte de cima da tabela. Já é o sexto, com 3 vitórias seguidas. Vai brigar pela Libertadores.
  • Cruzeiro 3 x 0 Figueirense: a Raposa se aproveitou bem do mando de campo e da fragilidade da defesa do Figueira, ganhou com autoridade e segue na liderança. Se a janela de transferências para a Europa não desmontar o time (levando Ramires, Guilherme e Wagner, por exemplo), vai disputar o título.
  • Botafogo 0 x 1 Portuguesa: péssimo resultado pro Botafogo. Perdeu inúmeras chances. Na única que teve, a Lusa marcou e matou o jogo. Se o alvinegro não abrir o olho vai lutar contra o rebaixamento (já é o 16º ). O time é limitado, o elenco é fraco para um campeonato longo e difícil como o Brasileiro. E o Cuca ainda é mais técnico que o Geninho.
  • Vasco 0 x 2 Palmeiras: time fraco, técnico fraco, o Vasco ainda sofre com a bagunça política e a presença do Eurico Miranda, o maior mal do futebol brasileiro. Se realmente fechar com o Felipe e o Dinamite assumir logo (não que ele seja solução, mas...), o Vasco tem chance de melhorar. Se continuar assim, vai ficar na zona morta, com sorte tentar a Sul-americana. Só não deve lutar contra o rebaixamento porque tem times querendo cair mais que o Vasco. O Palmeiras começa a dar sinais que vai reagir. Grande vitória fora de casa, depois de vencer de goleada um dos líderes. Tem time, elenco e o melhor técnico do Brasil, é candidatíssimo ao título.
  • Ipatinga 1 x 3 Flamengo: pelo (baixo) nível do adversário e para quem quer ser campeão, o Flamengo até passou um certo susto. Pudera, com Jailton e Cristian no mesmo meio-campo, sem um armador nato (Marcinho pra mim é atacante), não tem como um time dar muito certo mesmo. No segundo tempo, com Renato Augusto e Kleberson no meio e Marcinho na frente (além de boas atuações dos laterais), o Flamengo fez o resultado e segue em primeiro, com o melhor ataque da competição. Deve disputar o título com o Palmeiras.
  • Vitória 2 x 1 Internacional: pra quem achava (como eu) que ia voltar pra Série B, o Vitória segue fazendo grande campanha, já é o 7º colocado.Vi um jogo contra o Vitória da Conquista no Barradão pelo Baiano e me assustei com a ruindade do Vitória. Ali previ um Brasileiro trágico e tive eco com meus primos baianos (e com outros torcedores que estavam próximos). Mas parece que aquele bando ficou para trás, junto com o Vadão. Méritos pro Wagner Mancini, técnico dos mais promissores do país. Já o Inter, que perdeu Abel, Iarley (titular na maioria dos times do campeonato), ainda perdeu Fernandão, o grande ídolo da torcida. Começou o ano como favorito a todos os campeonatos, corre o risco de ser o grande fiasco do Brasileiro.
  • Santos 0 x 4 Goiás: coitado do Santos, do Kleber e do Kleber Pereira... E do Cuca, que largou uma bomba pra pegar outra. Levar de 4 em casa é duro. Do Goiás então... O alvinegro praiano é muito limitado, se o Kleber sair na janela de transferência, a coisa vai ficar preta. Mas o time goiano já mostra uma certa evolução. Dos 4 gols, 3 foram de reforços (os bons Iarley e Romerito). Será que vai ser suficiente? O Goiás está tentando cair desde o ano passado...
  • Náutico 2 x 1 Atlético-MG: grande surpresa do campeonato até agora. Candidato a cair antes do campeonato começar, o Náutico é o vice-líder (ou quarto, sei lá), 2 pontos atrás dos 3 líderes. E vai fazendo seu dever de casa, ganhando os jogos em Recife, mesmo com o Aflitos interditado. Aliás, que absurdo: interditam um estádio, lesam uma torcida e um time que não tiveram culpa de nada, mas o policiamento segue feito por quem promoveu a baderna contra o Botafogo. Já o Atlético... Abre o olho Galo (e Gallo - trocadilho infame), para não repetir 2005!
  • Grêmio 3 x 0 Atlético-PR: outra grande surpresa do campeonato. O Grêmio só perde a liderança no quesito gols pró (empata com o Flamengo em pontos, vitórias e saldo de gols). Grande campanha, apesar de achar que o tricolor gaúcho não vá disputar o título, por falta de elenco. O Atlético é outro candidato à zona morta.
-----------------------
Obs.: fui procurar uma foto pra ilustrar o post, quando me dei conta que o Campeonato do único país pentacampeão mundial não tem um logotipo. Premier League inglesa, La Liga espanhola, Lega Calcio italiana, Bundesliga alemã, todas elas têm um logo, uma marca. Isso é marketing, organização e profissionalismo. Ainda temos os melhores jogadores, mas nossa estrutura é de terceiro mundo.

Nenhum comentário: