quinta-feira, 26 de junho de 2008

Euro 2008: Final mais do que esperada

Pelo menos para mim, deu a lógica na final da Euro 2008. As duas melhores seleções do continente na atualidade, Espanha e Alemanha, decidem no próximo domingo, em Viena, o título do segundo maior torneio de futebol do mundo.

Infelizmente não vi nenhum dos dois jogos, por causa do trabalho. A Alemanha passou um saci tremendo contra a Turquia, quando os turcos quase aprontaram outro milagre, mesmo tendo jogado com vários desfalques (o técnico cogitou incluir o terceiro goleiro no banco como zagueiro, por falta de opção). Chegaram a empatar o jogo em 2 a 2 aos 41 minutos, depois de dominarem boa parte do jogo, mas o bom lateral Phillip Lahm fez o gol da vitória aos 45, quando todos já esperavam a prorrogação. Acho que o padroeiro da Turquia devia estar internado por excesso de trabalho.

Hoje a Espanha despachou a seleção que era tida como a grande sensação do campeonato, a Rússia. Tiveram inclusive a desfaçatez de chamar o Arshavin de "Zico russo". Não sei quem falou tamanha blasfêmia.

Andei lendo pela imprensa brasileira que o resultado de 4 a 1 conquistado pela Espanha na primeira fase foi "mentiroso". Será possível um time dar de 4 a 1 em outro e o resultado ser considerado mentiroso? Bom, para não deixar dúvidas, a Espanha repetiu a dose, venceu novamente por 3 gols de diferença e se classificou pra final da Euro depois de 24 anos, quando perderam a final para a França de Platini.

Para sorte da Alemanha, que além de um dia a mais para descansar, ainda vai enfrentar os espanhóis desfalcados do principal artilheiro da Euro 2008. David Villa sofreu uma contusão e foi substituído pelo Güiza, "por acaso" artilheiro do campeonato espanhol e autor do segundo gol da semi-final.

De qualquer maneira, domingo certamente teremos mais um jogão, para fechar com chave de ouro uma grande Eurocopa. E de preferência com uma vitória espanhola, para felicidade do futebol bem jogado.

----------------
Lamentavelmente, na comemoração da vitória em vários pontos na Alemanha, vândalos germânicos atacaram imigrantes turcos e a própria polícia, inclusive queimando bandeiras turcas. Quero ver em 2014 a polícia carioca dando conta dos hooligans alemães, ingleses...

Nenhum comentário: