segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sai a lista dos convocados da seleção americana de basquete

Foi divulgada nesta segunda-feira a lista dos 12 jogadores que representarão o basquete dos EUA nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A lista, baseada nos 33 pré-convocados pelo técnico Mike Krzyzewski, trouxe uma curiosidade: apenas um pivô foi convocado, Dwight Howard, do Orlando Magic. D-12 não terá um reserva de ofício. Metade dos convocados é armador, que atua nas posições 1 ou 2.

A impressão que tive ao ler a lista foi que o auxiliar Mike D'Antoni (técnico do New York Knicks) teve grande influência na convocação. Olhando os nomes, pareceu-me que os EUA vão investir em um jogo de alta velocidade, com jogadores espetaculares tanto nos tiros de longa distância quanto na infiltração. Ou seja, vão apostar num esquema totalmente oposto ao tradicional jogo europeu, de muita força, defesa e poucos pontos. Exatamente como jogava o Phoenix Suns de D'Antoni. D-12 vai ter trabalho, nem pode sonhar em se machucar ou ser eliminado com 5 faltas, mesmo jogando quase que sozinho debaixo da cesta, cercado por pivôs europeus, que certamente vão "descer a mamona" nele. Howard vai ter que fazer jus ao apelido de Superman.

Dentre os 33 iniciais, a grande ausência da lista final foi o ala Paul Pierce, do Boston Celtics, MVP das Finais da liga em 2008.

A lista completa dos jogadores que tentarão resgatar o ouro olímpico e a dignidade perdida pelo basquete americano, depois de perder os Mundiais de 2002 e 2006, além dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas:

Carmelo Anthony (ala, Denver Nuggets)
Carlos Boozer (ala, Utah Jazz)
Chris Bosh (ala, Toronto Raptors)
Kobe Bryant (armador, Los Angeles Lakers)
Dwight Howard (pivô, Orlando Magic)
LeBron James (ala, Cleveland Cavaliers)
Jason Kidd (armador, Dallas Mavericks)
Chris Paul (armador, New Orleans Hornets)
Tayshaun Prince (ala, Detroit Pistons)
Michael Redd (armador, Milwaukee Bucks)
Dwyane Wade (armador, Miami Heat)
Deron Williams (armador, Utah Jazz)

Provável time-base: Jason Kidd, Kobe Bryant, Carmelo Anthony, LeBron James e Dwight Howard. Eu escalaria o Chris Paul ou o Dwyane Wade no lugar do Jason Kidd.

A numeração ainda não foi confirmada, mas os titulares deverão usar os números do Pré-Olímpico (Kidd-5, Kobe-10, Melo-15, LeBron-6 e D-12).

Nenhum comentário: