domingo, 29 de junho de 2008

Flamengo é o grande vitorioso da oitava rodada


Terminada a oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo se descola de Grêmio e Cruzeiro e assume a liderança isolada da competição, depois da importante vitória sobre o Sport, em Recife.

O Palmeiras também teve um bom resultado. Aproveitou o mando de campo e o confronto direto para vencer o Náutico, passar o adversário na classificação e entrar no G-4, o grupo dos classificados para a Libertadores 2009.

Os jogos da rodada:
  • Vasco 4 x 2 Ipatinga: no jogo que marcou o fim da era do ex-deputado à frente do clube, o Vasco começou bem, quase se complicou, mas conseguiu uma vitória sobre o Ipatinga, que segue seu calvário rumo à série B. Leandro Amaral acabou com o jejum, ao marcar de pênalti o terceiro gol. Com o resultado, o Vasco é o nono, com 11 pontos e o Ipatinga é o penúltimo, com 5.
  • Vitória 3 x 0 Goiás: em mais um grande resultado, o Vitória vai deixando o início de ano negro para trás e se aproxima do G-4, mostrando que será um adversário difícil de ser batido no estádio Manoel Barradas. Agora o rubro-negro baiano é o quinto, com 14 pontos, na frente do Náutico pelo saldo de gols. Já o Goiás voltou a perder e segue na zona de rebaixamento, na décima-oitava posição, com 6 pontos.
  • Portuguesa 0 x 0 Santos: tentei ver o jogo ontem, mas não consegui. Partida de péssimo nível técnico. Com o empate, a Lusa segue invicta no Canindé e o Santos segue sem vencer desde a segunda rodada, permanecendo na zona de rebaixamento. A Portuguesa é a oitava, com 12 pontos (posição excelente para quem entrou pra tentar ficar na série A), enquanto o Santos tem 6 pontos e está na décima-sétima posição, na frente do Goiás pelo saldo de gols, mesmo tendo levado de 4 do adversário na rodada passada.
  • Atlético-PR 1 x 1 Coritiba: num clássico Atle-tiba muito disputado, o empate foi justo, mas ruim para os dois, que continuam no meio da tabela. O Coxa é o décimo, com 10 pontos e o Furacão, que jogou em seu estádio, é o décimo-segundo, com 9. Destaque para o gol de pênalti com "paradona" de Alan Bahia.
  • Cruzeiro 1 x 1 São Paulo: no jogo mais aguardado da rodada, o empate favoreceu apenas ao Flamengo. O Cruzeiro fez 1 x 0 com Guilherme (que marcou o sexto gol e assumiu a artilharia). No segundo tempo, Borges empatou, em grande jogada de Richarlyson, que deu um passe magistral para o atacante dar um belo drible no marcador e marcar um golaço. O Cruzeiro fica na terceira posição, atrás do Grêmio pelo saldo, mas vê o Flamengo abrir dois pontos na liderança. Já o São Paulo não aproveitou a chance de entrar no G-4 e ficou na sétima posição, com 13 pontos, seis atrás do líder.
  • Sport 1 x 2 Flamengo: depois de muito tempo o Sport é batido em seus domínios. Desde 0 Brasileiro de 2007, ao perder para o São Paulo, o time pernambucano não sabia o que era perder na Ilha do Retiro. O Flamengo mostrou muita personalidade, dominou boa parte do jogo e mereceu o resultado, que foi obtido aos 48 minutos do segundo tempo, com um gol de Obina (que já havia marcado o primeiro). O time vem mostrando que não será o visitante "educado" que foi em 2007. Já conseguiu a segunda vitória longe do Maracanã (não perdeu como visitante ainda), uma a menos do que durante todo o campeonato de 2007, mostrando ser um sério candidato ao título. Foi a vitória de número 400 do Flamengo na história da competição. Esta foi a segunda derrota seguida do Sport nos acréscimos. O rubro-negro carioca é o líder, agora isolado, com 19 pontos, com o melhor ataque do campeonato. O time pernambucano é o décimo-quinto, com 8 pontos, batendo na porta da zona de perigo. Vale ressaltar que esta partida teve um número de finalizações maior do que de faltas cometidas. Além disso, vimos o péssimo estado do gramado da Ilha do Retiro. O gol do Sport teve participação fundamental do "morrinho artilheiro", que tirou a bola do alcance do goleiro Bruno.
  • Figueirense 1 x 1 Atlético-MG: na estréia do técnico PC Gusmão (o terceiro em 8 rodadas), o Figueira tropeçou no Galo no estádio Orlando Scarpelli. Os gols da partida foram de Marquinho e Petkovic, numa bela cobrança de falta, como nos velhos tempos. Com o empate, o Figueirense é o décimo-terceiro, com 9 pontos. O Atlético-MG é o décimo-primeiro, com 10.
  • Palmeiras 2 x 0 Náutico: outro jogo que vi da rodada. O Náutico pagou pela covardia, entrou em campo apenas para se defender, abdicou totalmente do ataque. O resultado foi uma pressão durante todo o jogo e a derrota por 2 x 0. Deste modo o Palmeiras foi o outro grande beneficiado da rodada, pois atingiu o G-4 com a quarta posição, 16 pontos, a 3 do Flamengo. Alex Mineiro marcou de pênalti com uma "paradona" incrível e assumiu a artilharia ao lado de Guilherme do Cruzeiro, ambos com 6 gols.
  • Grêmio 1 x 1 Internacional: outro resultado ruim para ambos e bom para o Flamengo. Depois dos episódios lamentáveis da semana, quando dois torcedores colorados foram assassinados no Rio Grande do Sul, o Gre-Nal foi disputado e não sem polêmica. O pênalti que originou no gol do Grêmio foi muito contestado pelos colorados. Apesar da reclamação, o pênalti foi bem marcado. O goleiro Renan subiu para defender uma bola e deixou o joelho aparentemente propositadamente para acertar Rodrigo Mendes.
  • Fluminense 0 x 0 Botafogo: com o time reserva, de olho na finalíssima da Libertadores na quarta-feira, o Flu conseguiu um empate sem gols contra o alvinegro, num resultado péssimo para ambos, mas pior para o Botafogo, que foi a campo com o que tem de melhor. O tricolor segue em último lugar, com apenas 3 pontos, 16 atrás do Flamengo. O Botafogo é o décimo-sexto, uma posição apenas acima da zona de rebaixamento, com 8 pontos, 2 acima de Santos e Goiás.
Aproveite para deixar suas impressões da oitava rodada do Campeonato Brasileiro e enriquecer o nosso blog com mais informações.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente resumo do que houve de melhor (e pior) na rodada!

Visita obrigatória!!