quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Boca Juniors papou o Apertura 2008


Se o Campeonato Brasileiro de 2008 teve muita emoção, com o campeão definido apenas na última rodada, nossos hermanos argentinos abusaram. Depois de três times terminarem empatados em primeiro, um triangular foi disputado. E o que aconteceu? Cada time venceu um jogo! Na primeira rodada o San Lorenzo venceu o Tigre por 2 a 1. No sábado, bastava ganhar do Boca Juniors para conquistar o título, mas a derrota por 3 a 1 tirou o San Lorenzo da parada e levou a decisão para hoje, no jogo entre Boca e Tigre.

Os xeneizes podiam perder até por um gol de diferença. A partida, disputada no Cilindro de Avellaneda (todo o triangular final foi no estádio do Racing), teve muita emoção, para fechar um campeonato deste nível. No primeiro tempo o Tigre imprimiu forte marcação para bloquear as subidas do Boca. No segundo, partiu para o ataque em busca dos dois gols que lhe dariam o título. Mas o gol só saiu aos 22 minutos do segundo tempo, quando o centroavante Lazzaro se antecipou ao fraco goleiro Javier Garcia, que saiu catando borboleta, para cabecear para o gol.

Com o fim do campeonato, a Argentina conhece seus representantes na Libertadores 2009. Além do River Plate e Lanús, classificados como campeão e vice do Clausura, no primeiro semestre, o Boca e San Lorenzo entraram pelo Apertura. A quinta vaga ficou com o Estudiantes, em critério que desconheço (talvez tenha sido o de melhor campanha nos dois torneios somados). Se alguém souber, conte aí na caixinha de comentários, por favor.

No campeonato mais embolado que eu tenho lembrança, o campeão só saiu no saldo de gols do triangular de desempate. Dos oito últimos campeonatos argentinos (contando Apertura e Clausura), foram seis times diferentes a conquistar o título: Boca e River Plate (2008), San Lorenzo e Lanús (2007), Estudiantes e Boca (2006) e Boca e Vélez Sarsfield (2005). O Brasil tem cinco campeões diferentes nos últimos oito campeonatos (São Paulo, Corinthians, Santos, Cruzeiro e Atlético-PR).

Nenhum comentário: