domingo, 14 de dezembro de 2008

En busca de un campeón - A jugar un triangular


Com este título, o site do jornal argentino Olé apresenta a grande decisão do Torneo Apertura 2008. Ao final da última rodada, Boca Juniors, San Lorenzo e Tigre terminaram empatados com 39 pontos. O regulamento diz que, quando dois times terminam o campeonato de pontos corridos empatados na ponta, um jogo extra deve ser disputado para decidir o campeão. Não existe critérios de desempate, não importa quem venceu mais ou quem marcou mais gols. Aconteceu em 2006, quando Estudiantes e Boca terminaram empatados e o time de La Plata venceu o jogo extra.

A diferença é que agora um triangular vai decidir a parada. Os três citados no parágrafo acima medirão forças nos dias 17, 20 e 23 de dezembro. Dois times grandes e um pequeno. Imaginem para quem os rivais vão torcer...


Aos 7 minutos do primeiro tempo, Bergessio colocou o San Lorenzo na frente contra o Argentinos Juniors, em La Paternal, no estádio Diego Maradona. Em La Bombonera lotada, o Boca recebeu o Colón (time pelo qual simpatizo na Argentina, tenho até uma camisa) e rapidamente abriu 3 a 0 em 28 minutos, apesar do susto que levou antes do primeiro minuto se completar. Pressão total para cima do Tigre, campeão em 2007 e que recebia o Banfield, em Victoria.

Depois de abrir o placar, o San Lorenzo passou a controlar o resultado, numa tática perigosa. Atraiu o adversário e passou sufoco, mas conseguiu o que queria. Venceu pelo placar mínimo e garantiu a participação no triangular final.

Em Victoria, o Tigre passava sufoco quando Martín Morel, vice-artilheiro do campeonato, fez o gol salvador, que também colocou o time no triangular. No segundo tempo, o goleiro Daniel Islas repetiu jogos anteriores e foi o herói da partida, aparecendo em três jogadas de muito perigo. O Tigre colocou o coração em campo e conseguiu segurar o resultado.


Depois de abrir 3 a 0 em menos de 30 minutos, o Boca dava impressão de se garantir com tranquilidade na final. Só que Nico Torres e Valdemarín descontaram para o rubro-negro e os xeneizes começaram a ter pesadelos com 2006. Como o jogo do Boca começou por último, já se sabia que os rivais haviam vencido e o fim do jogo foi desesperador. O Colón partiu para cima e levou desespero ao time de Carlos Ischia e à imensa torcida boquense, que dizem ser "la mitad más uno". Depois de muito teste para cardíaco, o Boca cumpriu sua parte e juntou-se aos outros dois na final.

Além do empate na primeira posição, outro fato importante aconteceu no campeonato. Os três últimos colocados foram times de expressão: o sete vezes campeão da Libertadores, Independiente (18º), o Rosario Central (19º) e, incrivelmente, o River Plate, na lanterna. Como o Campeonato Argentino tem um regulamento estranho, que conta com um percentual de aproveitamento para decidir os rebaixados, nenhum dos três vai cair.

3 comentários:

pedrop8 disse...

Este post me lembrou do meu saudoso Instituto de Cordoba. 90 anos de história. Campeão da segunda divisão do Apertura 2003!

Vlw de novo pela camisa!

abs

Alexandre Matos disse...

hehehehehe

A saga atrás da camisa me fez ter um apreço pelo Instituto.

Um dia a gente vê um Apertura ou Clausura decidido no jogo-extra entre Colón e Instituto!

Alexandre Matos disse...

Por incrivel que pareça, foi mais fácil achar a camisa do Instituto do que o Manto Sagrado Rubro-Negro do Colón!