terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ronaldo no Corinthians


Fui pego de surpresa hoje, quando dei de cara na home da Globo.com com a notícia bombástica: o atacante Ronaldo acaba de acertar com o Corinthians. O Fenômeno irá defender o time paulista, recém-promovido de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, no Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro de 2009.

A primeira frase que me veio à cabeça foi: "Que sujeito ingrato...". O Flamengo abriu suas portas, recebeu o jogador para cuidar da reta final da recuperação da terceira cirurgia no joelho. Torcedores se mobilizaram, criaram a campanha "Fica, Ronaldo", que tentou até arrecadar fundos, vendendo camisas e adesivos personalizados, para colaborar com a diretoria rubro-negra na contratação do ídolo que nunca escondeu de ninguém sua paixão pelo Flamengo e o sonho de um dia jogar profissionalmente pelo clube. Ronaldo participou de treinos e coletivos com os times de juniores e profissionais, os jogadores estavam ouriçados em ter um craque daquela magnitude como companheiro de equipe em 2009, assim como a torcida.


Mas Ronaldo escolheu o Corinthians. Nesta hora é difícil falar apenas com racionalidade, até porque eu tenho um antecedente que me protege. No início de 2008 defendi a escolha do Adriano de atuar pelo São Paulo. Assim como Ronaldo, Adriano é torcedor do Flamengo. Diferente de Ronaldo, Adriano foi criado na Gávea. Mas o São Paulo abriu suas portas para cuidar do jogador no momento mais crítico de sua carreira, deu carinho e condições para que ele voltasse aos bons tempos. Na época achei nada mais justo do que Adriano retribuir o carinho e a assistência recebidos jogando um semestre no Morumbi, mesmo sendo disputado com o Flamengo (que inclusive chegara a um acordo com a Internazionale).

Gostaria muito de acreditar que motivos financeiros levaram Ronaldo ao Corinthians. Ele precisa de dinheiro? Certamente não. Mas seria o motivo menos tosco para explicar um comportamento diferente do que Adriano teve. Pelo que a imprensa vem divulgando, nem o presidente do Flamengo nem o vice de futebol sabiam do acerto. Sequer o pai do jogador estava sabendo. Ficou feio.

O jogador ainda não se pronunciou a respeito do acerto. Apenas seu procurador falou que "ele está roxo de felicidade" e que "a Nike, por já ser fornecedora do Corinthians e também do Ronaldo, também está muito satisfeita com isso, porque o futebol é uma das suas principais plataformas de divulgação, mas a empresa nada tem a ver com a viabilização desse contrato". A Nike, como sabemos, vive às turras com o Flamengo e não deve ter seu contrato renovado em julho de 2009.

Dei uma passada rápida em alguns fóruns para sentir o que os torcedores do Flamengo acharam da notícia. Não vi sequer um comentário ao menos tolerante. Até desejo de morte e de outra contusão grave foram despejados. Não chego a este ponto, não desejo o mal de ninguém. Mas quando o Corinthians vier ao Maracanã enfrentar o Flamengo, seja pela Copa do Brasil ou pelo Campeonato Brasileiro, Ronaldo vai conhecer de perto a pressão da torcida do Flamengo quando ela resolve pegar no pé de um jogador. Pena que ele vai conhecer do pior modo possível. A mesma torcida que aguardava com ansiedade o momento de cultuá-lo e que agora se reúne na Gávea para uma manifestação, queimando fotos do jogador.

A vida é feita de escolhas. O Ronaldo fez a dele. Só posso desejar boa sorte.

4 comentários:

Unknown disse...

Escutando uma conversa de rua, um rapaz expôs uma opinião ao qual eu nao tinha feito tal analisa. O Ronaldo é patrocinado pela Nike, mesmo patrocinador do Corithians. Muitos irão se questionar qual a relação entre isso, se for para e analisar, o Flamengo atualmente é da nike também mas em 2009 terá como possivel patrocinador a empresa Olimpikus, esse acordo entre Corthians e Ronaldo não teria um acordo ou mesmo algo que obrigasse o Ronaldo a estar participando de um Time patrocinado pela Nike? será que nesse meio tempo no qual ele ficou parado, a Nike nao quissesse rescindir o contrato com ele mas aproveitou a oportunidade de incluir por de baixo dos panos essa "clausula" de que para ele continuar com a nike teria que se vincular a um time da Nike?!!?!

Alexandre Matos disse...

Cara, o que eu sei é que o Ronaldo tem contrato vitalício com a Nike. Não faria sentido pra empresa querer rescindir.

Agora, que o acerto pode ter sido ajudado pelo mole que o Flamengo deu com a Nike, não duvidaria. O Flamengo nunca podia ter entrado em campo com ??? tendo contrato em vigor com a Nike. Se o caso do Ronaldo foi represália ou não, acho q nunca vamos saber.

Oficialmente a Nike não tem nada com isso.

Unknown disse...

E mais....duvido muito que ele seja novamente um jogador de grande excelencia...ele agora vai ser um jogador cheio de receio, medo de se machucar denovo....não se esforçará ao maximo pq ja tem dinheiro e agora, no Brasil onde a badalação é fervorosa duvido mto que ele vá se empenhar e ficar longe de noitadas afim de voltar a ser um bom jogador.

Alexandre Matos disse...

Isso eu tb duvido!