sábado, 27 de dezembro de 2008

Cada um com a solução que merece


Às vezes tenho a impressão de não entender nada de futebol... Nestes tempos de férias dos clubes, o que não faltam são notícias, fatos e factóides, sobre contratações, reformulações de elencos e etc.. No Flamengo estas notícias brotam, a maioria falsas, como se fossem lançadas apenas para vender jornal.

Por que voltei a este assunto? Dois jogadores muito citados nesta época, em notícias e comentários em foruns e blogs, vêm me causando o sentimento da primeira frase do post. Um deles é o Rômulo, volante jovem, revelado nas categorias de base do Flamengo, afastado do futebol desde o ano passado, quando sofreu uma grave contusão no joelho. Depois de aturar diversas falhas individuais do Jailton, parece que alguns integrantes da torcida do Flamengo vêem no Rômulo a salvação para a posição. Só não sei como um volante que não acerta um passe sequer, que marca pessimamente e nas raríssimas vezes que se apresenta na frente, o faz como se calçasse as chuteiras invertidas, possa ser solução para alguma coisa. Na melhor das hipóteses o Rômulo é um Jailton mais novo. Aliás, não sei como alguém assim pode ter se profissionalizado. Bom, sei sim, deve ser mais uma prova do sucateamento das categorias de base que falei alguns posts atrás.

E o outro jogador é o Renato Abreu. Fico estarrecido com duas observações sobre este jogador: que é raçudo e que chuta bem. Quando vejo a quantidade de gente falando isso, penso que não devo entender de futebol. Se as pessoas confundem raça com reclamações constantes com a arbitragem e xingamentos aos companheiros (pois é...), tudo bem. Mas isso não é raça. Raça é ter vontade em campo de jogar pelo conjunto. E o Renato adorava jogar para ele, com a bola no pé. Sem ela, não marcava ninguém e ainda reclamava dos companheiros. Perdia a bola e era incapaz de tentar recuperá-la sem apelar para faltas. Mas se pelo menos com a bola no pé ele fosse bom... Poucos meias no Flamengo (pelo menos dos considerados titulares) vi errar tantos passes como o Renato. Perdi as contas de quantas vezes eu o xingava no Maracanã pelos inúmeros erros. Bom chutador? Faz-me rir. Renato de vez em quando acertava uns petardos indefensáveis. Mas os 199 chutes anteriores tinham como endereço a bandeirinha de escanteio. Estatisticamente falando, Renato chuta muito mal. Fazia um gol, depois de ter xingado meio time, vestia uma máscara de urubu e ia fazer graça com a torcida. Assim enganava alguns, a mim nunca. E internamente o jogador se auto-denominava Pelé. Coitado do Rei!

Será possível que tanta gente esteja errada e eu e mais outros, certos? Não sou o dono da verdade e quando me deparo com uma situação assim, paro para refletir. Para minha defesa, a única explicação é que eu vejo os jogos do Flamengo no estádio. Das arquibancadas a visão do jogo é muito melhor do que pela TV. Os torcedores que conheço que não gostam do Renato e Rômulo também são frequentadores assíduos do Maracanã. E a maioria dos defensores do Renato e Rômulo não frequentam as arquibancadas. Aliás, como a maioria dos torcedores que vivem reclamando de seus clubes, mas que não fazem nada para ajudar. Não pagam ingressos, não compram produtos oficiais, não são sócios dos clubes. Eu vou ao Maracanã sempre, tenho camisas, short, meião, chaveiro, caneta, porta-chuteira, DVD, etc., tudo adquirido na Fla Boutique (e agora também na recém inaugurada Fla Shop), sou sócio do clube desde os 4 anos, primeiro como dependente do meu pai, depois como titular, assino a Fla TV. Se cada torcedor corneteiro fizesse o mesmo, mesmo os que não moram no Rio de Janeiro, o Flamengo talvez tivesse numa situação um pouco melhor.

Fico feliz por não pensar assim sozinho. A torcida do Flamengo é tão grande que sempre vai ter gente defendendo todo tipo de jogador. E você, o que acha do Renato Abreu e Rômulo? Seu time tem histórias assim também? Conte aí pra gente.

-----------------

Rica, este post foi uma homenagem ao seu aniversário. Parabéns!

2 comentários:

Unknown disse...

Alexandre, gostei muito da "homenagem"!! Também fiquei com medo quando vi um movimento para a volta do Renato. Ainda mais quando se especula a contratação de um camisa 10. Imaginar que o Renato possa ser o homem de criação do Flamengo para a temporada me causa pânico.

Quanto ao Romulo... bom, é muito castigo conseguir se livrar do Jailton e ter que aturar o Romulo em seu lugar.

É torcer que o Jonatas comece o ano com um pouco de vergonha na cara para que a camisa 5 fique em boas mãos.

Alexandre Matos disse...

Que o Jônatas te ouça, meu camarada...