segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Brilhante vice-campeão


Se o São Paulo foi um campeão justo e inconteste, teve um adversário duríssimo que abrilhantou sua conquista. O Grêmio, com um elenco barato, fez uma campanha belíssima, acima das expectativas da grande maioria. Tenho certeza que nem o mais otimista torcedor gremista acreditaria se algum maluco lhe dissesse, em maio, que seu time lideraria o campeonato brasileiro por 17 rodadas, causaria sensação e disputaria o título na última jornada.

Contra todos os prognósticos, com um técnico dos mais contestados do país, o clube gaúcho se recuperou dos fiascos do Campeonato Gaúcho - que acabou em quinto lugar - e da Copa do Brasil - eliminado em casa pelo Atlético-GO - montou um time competitivo e eficiente. Celso Roth calou os críticos, categoria que me incluo, principalmente pelo péssimo trabalho realizado por ele no Flamengo, em 2005. O time ainda mostrou um grande goleiro, o melhor do campeonato na minha opinião. Na frente de Victor, a defesa menos vazada do campeonato, formada por Réver (o segundo melhor, atrás de André Dias), Pereira e Leo, protegida por dois belos volantes, a revelação Rafael Carioca, que está praticamente negociado com o Spartak Moscou, e William Magrão.

O time perdeu ainda o meia articulador de jogadas Roger, vendido para o futebol do Qatar. Para seu lugar chegou Tcheco, outro bom jogador que já foi muito criticado, inclusive por seu comportamento em campo, que assumiu a braçadeira de capitão e deu o toque de qualidade ao setor de criação. Além dele, o garoto Douglas Costa apareceu muito bem em algumas partidas, provavelmente terá um belo futuro. Mas faltaram outras peças para o meio e ataque de um time que foi praticamente imbatível em seus domínios e um visitante perigoso. O Grêmio testou uma infinidade de atacantes que só fizeram deixar a torcida com raiva.

Ontem o time fez sua parte, lutou incansavelmente até o fim e venceu o Atlético-MG por 2 a 0. Os jogadores saíram aplaudidos de campo, com o esforço reconhecido. O título não veio, mas tenho certeza que a apaixonada torcida do Tricolor Gaúcho (segundo lugar em média de público e melhor "jogador" do time) terminou o campeonato orgulhosa de seu time, dono da melhor campanha de um vice-campeão na era dos pontos corridos, e certa de que fará um belo papel na Libertadores em 2009. Se contratar pelo menos um atacante de peso, tenho certeza que o time dará muito trabalho em 2009.

2 comentários:

Grgr disse...

Ser gremista é acreditar até o último segundo. Foi isso que eu fiz e não me decepcionei nem um pouco com o meu time. Tenho orgulho do Grêmio.

Alexandre Matos disse...

Eu não sou gremista e sei q o Gremio deixou todos os torcedores orgulhosos. Imagina quem torce...

Bem diferente do papelão q o Flamengo fez, principalmente na última rodada.