terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Equilíbrio é a palavra na NBA


No dia 23 de dezembro, o Boston Celtics recebeu o Philadelphia 76ers no seu TD Banknorth Garden, venceu por 110-91, cravou uma incrível seqüência de 19 partidas invicto (recorde da franquia), chegando à marca de 27 vitórias e duas derrotas, o melhor início de campeonato para times com duas derrotas na história. O jogo seguinte aconteceria em 25 de dezembro, no Christmas Day, tradição da NBA de ter uma rodada no dia de Natal (eles jogam dia 1º de janeiro também).

O Los Angeles Lakers, ex-líder geral, atravessou o país para uma mini-excursão na Florida, nos dias 19 e 20 de dezembro, quando perdeu em seqüência para Miami Heat de Dwyane Wade (89-87) e Orlando Magic de Dwight Howard (106-103). As duas derrotas tiraram o time da liderança geral da liga. Duas vitórias duras, contra Memphis Grizzlies e New Orleans Hornets, a primeira com uma virada no último período e a última com muitos altos e baixos durante o jogo, mostravam que o time estava perdendo o equilíbrio. O jogo seguinte aconteceria em 25 de dezembro, no Christmas Day.

O Christmas Day de 2008 foi especial. Os líderes das conferências e maiores rivais da NBA mediram forças no Staples Center. Os cinco minutos finais da partida contra o Sixers foram debaixo de gritos de "Beat L.A.!". Apesar de estar passando por uma fase pior, o time da California venceu com autoridade por 92-83, numa atuação fantástica do ala espanhol Pau Gasol, que marcou 7 dos seus 20 pontos nos três minutos finais, além de dar tocos providenciais em Paul Pierce e Ray Allen a menos de 90 segundos para o fim. Gasol vem sendo o ponto de equilíbrio individual de um time que vem desequilibrado coletivamente. O cestinha da partida foi Kobe Bryant, com 27.

A partida seguinte de ambos foi contra o Golden State Warriors. O Celtics, que virou freguês do time da Bay Area, perdeu a quinta partida consecutiva em Oakland (e 12ª de 15) e pela primeira vez perdia duas partidas seguidas na temporada. O Lakers recebeu o Warriors e venceu por 130-113, com direito a 31 pontos de Kobe.

A briga pelo primeiro lugar geral, que dá vantagem de mando de quadra em todo o playoff (motivo fundamental para o título do Celtics em 2008) está mais embolada do que se imaginava. O Celtics é o líder do Leste (e geral) com 28-4. O Lakers é o líder do Oeste com 25-5. Entre eles está o intruso Cleveland Cavaliers, com 26-4. O time do supercraque LeBron James é o único na liga invicto em casa na atual temporada. Já são 16 partidas sem derrotas na Quicken Loans Arena. Além disso tem a melhor defesa do campeonato, com média de apenas 89.13 pontos sofridos por jogo. O armador Mo Williams trouxe o equilíbrio que faltava para o time. King James já cogita seriamente a possibilidade de renovar contrato com o Cavs, vendo as chances de título crescerem.

Rápidas
  • Shaquille O'Neal se tornou o nono maior cestinha da história da NBA ao marcar 28 pontos na vitória de ontem do Phoenix Suns contra o Oklahoma City Thunder por 110-102. Deixou para trás o craque Dominique Wilkins, que fez sucesso defendendo o Atlanta Hawks.
  • O San Antonio Spurs deu a arrancada que se esperava e alcançou a marca de 20-10, chegando à terceira colocação da Conferência Oeste.
  • Com 60,6% de aproveitamento nos arremessos de quadra, o pivô brasileiro Nenê, do Denver Nuggets, ainda lidera este fundamento na liga.
  • Chris Paul, do New Orleans Hornets, segue liderando em passes decisivos (11,4 assistências por partida) e roubadas de bola (3 roubadas por jogo). CP3 é o único jogador na temporada com média de assistências acima de 10.
  • O superpivô Dwight Howard ainda é o cara em rebotes (13,6) e tocos (3,7). O Superman deu incríveis 10 tocos contra o Thunder no dia 11 de dezembro, três dias após completar 23 anos.
  • O armador José Manuel Calderón, do Toronto Raptors, ainda não sabe o que é errar um lance livre na atual temporada. O espanhol acertou todos os 70 lances da marca fatal que tentou.

Veja aqui a classificação atual da Liga, ordenada por conferência.

2 comentários:

Grgr disse...

Aeeeeeeeeee!!
Finalmente hein!
:P
Apesar de eu ter demorado para ler o post... hehe
Mas ficou muito bom!
Esse heads up é excelente para quem não consegue acompanhar determinado esporte como gostaria!
Parabéns!
Abraços!

Alexandre Matos disse...

hehehehehe
Cara ocupado é assim mesmo! Uns demoram a escrever, outros demoram a ler...

Agora espera pelo post de sábado, a NBA tem novo (velho) líder geral!