segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Brasil conquista o hexa no futsal


Foi um jogaço a final da Copa do Mundo de Futsal. Eu e mais quase 20.000 fomos privilegiados em assistir ao vivo no ginásio do Maracanãzinho. Brasil e Espanha mostraram que realmente estão à frente das demais seleções do mundo. A seleção brasileira conseguiu espantar o fantasma espanhol, que conquistara os dois últimos mundiais (vencendo o Brasil na final de 2000 e na semifinal de 2004), reconquistando a coroa mundial. É o sexto título mundial do Brasil, o quarto sob a chancela da FIFA (antes o esporte era controlado pela extinta FIFUSA).

A partida, como não poderia deixar de ser, foi eletrizante, intensa, nervosa e muito bem jogada, principalmente no plano tático. Os dois times montaram verdadeiros ferrolhos defensivos, dando poucas chances de gol ao adversário. Além disso as duas equipes mostravam muito respeito pelo adversário e sabiam que qualquer erro poderia ser fatal.

Gols apenas no segundo tempo. O Brasil fez 1 a 0, numa cobrança de escanteio de Marquinhos, que bateu no rosto de Borja e enganou o goleiraço espanhol Luis Amado (muitos o apontam como o melhor do mundo). Três minutos depois a Espanha chegou ao empate com um chutaço de Torras, sem defesa para Thiago. Faltando pouco mais de 3 minutos para o fim, o capitão Vinicius desempatou, depois de um bate-rebate na área espanhola. Parecia ser o gol do título.

A Espanha então colocou Kike como goleiro-linha e passou a pressionar. Adiantou a marcação e complicou a saída de bola do Brasil. Com pouco mais de um minuto para o fim do jogo, Alvaro empatou, numa bobeira da defesa brasileira, que havia sofrido uma jogada idêntica pouco tempo antes. Impressionante como a Espanha usa bem a tática do goleiro-linha. Não se precipita, não perde a bola de graça. Os cinco em quadra são especialistas nesta tática, não tentam no desespero.

Na prorrogação, o Brasil tentou tomar a dianteira. O craque Lenísio, para mim o jogador mais completo da seleção atual, quase fez um golaço, ao passar por dois marcadores e encobrir o goleiro, mas a bola passou por cima.

Tanto equilíbrio só poderia ser decidido nos pênaltis. E quem diz que pênalti é loteria nunca disputou um campeonato na vida. Pênalti é preparo, muito treino, concentração e qualidade técnica. Na decisão, quem brilhou foi o goleiro reserva Franklin. Além de mais experiente (disputou as Copas de 2000 e 2004), Franklin é maior do que Thiago, o que ajuda muito na hora de defender pênalti em futsal. Achei temeroso colocar um goleiro frio, que só jogara dois tempos na primeira fase e que não entrara em campo em nenhum dos 50 minutos disputados na final. Mas ainda bem que o PC Oliveira entende mais do que eu, apostou no goleiro e se deu bem. Franklin defendeu as cobranças de Torras e do brasileiro naturalizado Marcelo. Luis Amado pegou a cobrança de Ari. O Brasil venceu por 4 a 3 e conquistou o hexacampeonato mundial.

Schumacher, mesmo com o tornozelo contundido, jogou com uma bota protetora e foi um monstro em quadra. Marcou muito, deu bons passes e ainda chegou na frente para finalizar com perigo. Na minha opinião, o melhor em quadra na final.

A nota triste ficou com o péssimo comportamento do Falcão no final do jogo. Em vez de comemorar o título da seleção e a própria indicação como craque do campeonato, o jogador agrediu o espanhol Alvaro com um soco no rosto, enquanto o adversário abraçava um jogador brasileiro, demonstrando o espírito esportivo que faltou ao nosso craque. Covardemente, depois da agressão, Falcão ainda correu para junto da torcida, exatamente onde eu estava, para se proteger de um possível revide. E não adianta Falcão mentir, dizendo que não fez, porque eu estava muito próximo e vi a cena lastimável.

As seguintes premiações foram entregues ao final do jogo:

FIFA Fair Play (time mais disciplinado): Espanha
Luva de Ouro (melhor goleiro): Thiago, Brasil
Chuteira de Bronze (terceiro artilheiro): Lenísio, Brasil, 10 gols
Chuteira de Prata (vice-artilheiro): Falcão, Brasil, 15 gols
Chuteira de Ouro (artilheiro): Pula, Rússia, 16 gols
Bola de Bronze (terceiro melhor jogador): Thiago, Brasil
Bola de Prata (segundo melhor jogador): Schumacher, Brasil
Bola de Ouro (melhor jogador): Falcão, Brasil

5 comentários:

pedrop8 disse...

Eu tava lá tb!

O Jogo foi muito bom e disputado, como já era esperado. Segurar ataque com gol-linha bem treinado é muito difícil.

Saí de lá achando que o Lenísio é, realmente, o melhor jogador da seleção.

O Falcão deu um tapão no cara e depois ficou provocando de longe só para aparecer. Desnecessário.

Alexandre Matos disse...

Seu Poito safado, tava onde? Eu fiquei na especial, pertinho da quadra.

pedrop8 disse...

Safado E sem-vergonha! hehe

Eu tava na arquibancada, setor 8, 2hr do ponto de vista da televisão.

Lá em cima é bom pq da pra ver a tática do jogo melhor. Assim, pude notar que as seleções são muito bem treinadas, os jogadores sabem muito bem o que tem de fazer. Só podia dar pênaltis mesmo.

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Hexa nada. Primeiro título do Brasil. Os outros 2 foram da Espanha. Antes era miguezagem e amarração de cachorro com linguiça como no Beach Soccer. Agora é q o bebê chora e a mãe não houve. Sem mais.
Abs.

Alexandre Matos disse...

Fala bobagem não, filho.

Só da FIFA já é o quarto que o Brasil ganha. Em 1996 então a Copa foi na Espanha e o Brasil ganhou dos caras na final, em jogo encardido.