segunda-feira, 27 de outubro de 2008

NBA 2008-2009, Conferência Leste

Conferência Leste (Eastern Conference)

O lado do Atlântico é a conferência mais fraca da NBA, apesar de ter o atual campeão da Liga. Normalmente temos times classificados para os playoffs com campanhas negativas (mais derrotas do que vitórias na temporada regular). Para se ter uma idéia, na temporada passada o Sacramento Kings, que acabou a temporada regular em 11º na Conferência Oeste, teria se classificado aos playoffs com a mesma campanha caso estivesse do lado oposto, eliminando o Atlanta Hawks, que fora o 8º, com campanha ainda pior que o Sacramento. Cabe ressaltar que os times jogam mais vezes contra adversários de sua conferência (até quatro vezes), enquanto jogam apenas duas com times do outro lado. Ou seja, se enfrentassem os fracos times do Leste mais vezes, os times do Oeste ficariam ainda mais longe na classificação geral.

O time do Boston Celtics, atual campeão da NBA, que tem mais títulos conquistados na NBA (17 contra 14 do Lakers), é o favorito destacado para vencer a Atlantic Division, para se classificar em primeiro na Conferência e para vencê-la. Paul Pierce, MVP das finais em 2008, está 3kg mais leve e com vontade de mostrar que a conquista não se deu por acaso. Ao lado dele, o fabuloso Kevin Garnett, um dos jogadores mais versáteis da liga, que é "o cara" verdadeiro do Celtics, mais o preciso arremessador Ray Allen formam um tripé poderoso. O técnico Doc Rivers ainda conta com coadjuvantes como Rajon Rondo, Sam Cassell, Kendrick Perkins e Leon Powe.

Logo atrás do Celtics, dois times disputarão o título da Central Division e uma vaga na final da conferência. O sempre incômodo e bem armado Detroit Pistons, do campeão olímpico Tayshaun Prince, acompanhado dos armadores Chauncey Billups e Richard Hamilton e pelos alas Antonio McDyess e Rasheed Wallace. O técnico Flip Saunders, que reergueu o Detroit, foi demitido quando o time foi eliminado pelo Celtics na final do Leste. O General Manager Joe Dumars disse que o time precisava de uma nova voz. Agora o futuro cabe a Michael Curry.

O outro candidato à vaga nas finais da Conferência Leste e ao título da Central Division é o Cleveland Cavaliers, time do supercraque LeBron James, candidatíssimo a MVP, também ouro em Pequim, mas como titular absoluto. O monstro jogará ao lado do reboteiro Ben Wallace, do ala brasileiro Wild Thing Anderson Varejão e do pivô lituano Zydrunas Ilgauskas. Mas olho vivo mesmo em Mo Williams, que promete uma temporada para dar o suporte que LeBron precisa para faturar o MVP e levar o Cavs à final da Conferência.

O Orlando Magic, do Superman Dwight Howard, pivô titular da seleção americana medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim e campeão do torneio de enterradas, é outro forte candidato a uma vaga nos playoffs. Na minha opinião é o principal candidato a vencer a Atlantic Division. O D-12 está no auge da forma, domina o garrafão como poucos. Na verdade, ninguém o supera neste quesito atualmente na Liga e é um dos favoritos para levar o prêmio de Defensive Player of the Year. Sou fã incondicional de Howard, é a reencarnação dos Dominating Big Men (George Mikan, Bill Russell, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Hakeem Olajuwon, David Robinson, Shaquille O'Neal, etc.) que a NBA gerou aos montes, mas que andaram em falta.

Correndo por fora na conferência podemos ter o Philadelphia 76ers, time que mais causou impacto nas contratações de pré-temporada, ao fechar com o ala Elton Brand, que estava no Los Angeles Clippers. O time também trouxe o pivô Theo Ratliff, que estava no Detroit Pistons.

Outro com boas chances é o Toronto Raptors, que é liderado em quadra pelo campeão olímpico Chris Bosh, que terá ao lado o italiano Andrea Bargnani e o craque espanhol José Manuel Calderón. É uma interessante mistura entre o basquete americano e o europeu, com três grandes jogadores.

O Washington Wizards poderá figurar entre os oito melhores do Leste, principalmente se contar com a dupla Gilbert Arenas (cracaço) e Antawn Jamison inteira durante a temporada. Arenas desequilibra partidas, joga muito.

Disputando com os outros dois teremos o Chicago Bulls, agora treinado pelo ex-jogador Vinny Del Negro. O jovem time, apelidado de Baby Bulls, recebeu outro garoto para se juntar a Kirk Hinrich, Luol Deng e Tyrus Thomas: o calouro Derrick Rose, escolha número 1 do Draft 2008, apontado como o de melhor condição atlética entre os rookies da temporada. Com apenas 29 anos, o argentino Andres Nocioni é o jogador mais velho do elenco. Isso pode pesar na hora da decisão, apesar de eu considerar o Chicago mais time do que o Toronto.

A grande surpresa da conferência deverá ficar com o Miami Heat, que fez a pior campanha da temporada passada em toda a liga. Agora o supercraque Dwyane Wade, campeão olímpico em 2008, terá uma temporada inteira para atuar ao lado do ala Shaun Marion, que chegou no fim da temporada passada trocado por Shaquille O'Neal (transação excelente para o Miami), e do calouro Michael Beasley, segunda escolha do Draft 2008 e meu candidato ao título de Rookie Of The Year. Certamente o Miami terá a maior evolução da Liga em relação à temporada passada e será provável integrante dos playoffs em abril.

Meus palpites para os playoffs: (1)Boston Celtics (campeão da conferência), (2)Cleveland Cavaliers (campeão da divisão), (3)Miami Heat (campeão da divisão), (4)Detroit Pistons, (5)Philadelphia Sixers, (6)Orlando Magic, (7)Washington Wizards, (8)Toronto Raptors.

Quais são seus favoritos e expectativas para a Conferência Leste da NBA nesta temporada? Pitaque você também na caixinha de comentários!

2 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Oooo oo Vai pra cima deles Clevelão!
Será que esse ano a gente deixa a menorzice de lado?

Alexandre Matos disse...

Tem chances de levar a conferencia do Boston, mas acho q seria varrido na final contra o Lakers, 4 a zerão.