segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Clássicos para reembolar o campeonato


O Campeonato Brasileiro de 2008 está fazendo a alegria das casas de apostas. Na semana passada diminuímos os candidatos ao título a quatro times. Hoje, com a derrota do Grêmio, o empate entre São Paulo e Palmeiras, junto com a vitória do Flamengo, os candidatos voltam a ser cinco. Não tem jeito, só vai dar pra apontar o virtual campeão e os rebaixados nas duas últimas rodadas.

Grande jogo no Parque Antártica, apontado por muitos como o melhor jogo do campeonato. Pelo menos começou quente: em menos de dez minutos, gol do São Paulo de Rogério Ceni (de pênalti, cometido idiotamente pelo Leo Lima) e um expulso pra cada lado (Diego Souza e Borges, em confusão na saída de bola). O São Paulo fez 2 a 0 no primeiro tempo, com Dagoberto e ainda teve uma chance para matar o jogo, com Jean. Não matou. No segundo, em menos de cinco minutos, o Palmeiras empatou, com Kleber e Dagoberto contra, que desviou falta contra o patrimônio. Ainda teve um lance polêmico, uma cabeçada de Alex Mineiro que não entrou completamente, como manda a regra.

Para me deixar com mais raiva ainda, o Atlético-MG voltou ao normal. Foi amplamente dominado pelo Cruzeiro, no clássico mineiro, e não foi derrotado por mais por sorte. De cinco clássicos em 2008, a Raposa ganhou 4 e empatou um. Para se ter uma idéia do passeio, em menos de 15 minutos de jogo o Cruzeiro já tinha finalizado oito vezes, contra nenhuma do Galo. A vitória atleticana da semana passada realmente foi um aborto da natureza.

No Maracanã, um joguinho miserável. Ninguém jogou nada, mas como a fase do Vasco é negra e o zagueiro Jorge Luiz é horroroso, o Flamengo ganhou por 1 a 0, com gol contra do pobre coitado, em jogada de Obina, aos trancos e barrancos. O Flamengo, que jogou quase o segundo tempo inteiro com um a menos (Fábio Luciano foi expulso), volta a ficar a quatro pontos da liderança. Ganhou 4 dos últimos 5 jogos. Então o time está com tudo para ser campeão? Longe disso. O Flamengo, apesar dos resultados positivos, não jogou nada em nenhum dos cinco jogos (minto, jogou bem no primeiro tempo contra o Náutico). Ganhou na camisa, na força. E o Vasco caminha a passos largos para trocar de lugar com o Corinthians em 2009...

O Grêmio conseguiu perder para a Portuguesa. Tudo bem que jogar contra desesperado é duro, mas quem quer ser campeão não pode dar este tipo de mole. E depois reclamam de perseguição, de eixo do mal e outras baboseiras. Entrem em campo e ganhem. Não vi o jogo (estava no Maracanã), mas pelo que ouvi, o Orteman foi pavoroso e o Roth insistia com ele. O comentarista Daniel Noriega falou que o Athirson está jogando bem novamente. Muito legal isso, é um bom jogador, mas as contusões o atrapalharam muito. Vamos aguardar o Grgr nos comentários, para dizer como foi o jogo.

Em Salvador, o Fluminense voltou à zona de rebaixamento, ao empatar com o Vitória no Barradão. Mas foi muito prejudicado por erros da arbitragem, em dois pênaltis escandalosos não marcados. O último, aos 48 do segundo tempo, foi uma mão na bola das mais descaradas que vi na minha vida. Para não falar só de coisa ruim (para os tricolores), que golaço do zagueiraço Thiago Silva!

Os gols da 30ª rodada do campeonato:

4 comentários:

Grgr disse...

Mania de perseguição é o escambal! É perseguição mesmo! Mas ontem não teve nada disso. Foi um jogo foi justo. Ganhou quem jogou melhor. Infelizmente foi a Portuguesa. Orteman realmente estava bizonhento. É como vc disse, quem quer ser campeão não pode jogar como jogou ontem.
Mas, fazer o que? Todos tem seu dia ruim. Espero que os dias ruins do Grêmio já tenham passado!

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Gremista, o botafoguense do Sul. FATO.

Alexandre Matos disse...

Rapaz, eu to pra falar isso faz tempo...

=P

Grgr disse...

Flamenguista, mulambo do Brasil. FATO.