sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Deixaram chegar...


E o São Paulo chegou no Grêmio. Ainda está atrás pelos critérios de desempate (culpa dos inúmeros empates), mas já não tem diferença de pontos. O Tricolor Paulista foi o time que mais se deu bem na rodada. Venceu um jogo duro fora de casa e contou com a derrota do time gaúcho.

No Mineirão o Cruzeiro não deu chance pro azar e colocou o Grêmio na roda. Com 15 segundos já tinha feito um golaço, com Wagner. Foi o sinal para incendiar os mais de 35.000 torcedores presentes. E depois de falhar no primeiro gol, a melhor defesa do campeonato voltou a dar mole no terceiro, marcado por Guilherme. Os torcedores gremistas ficaram irritados com o técnico Celso Roth (que novidade!), enquanto os cruzeirenses passaram a acreditar mais do que nunca no título. O time segue em terceiro, mas agora está a apenas um ponto dos líderes. E é o time que joga o futebol mais bonito dentre os 5 primeiros.

O Flamengo abusou de perder gols inacreditáveis. Léo Moura chegou a perder um que provavelmente eu faria de muletas. Obina também deu sua contribuição de gols perdidos, sem contar uma incrível de Toró, que podia ter cruzado para o gol do Obina ou fuzilado o goleiro e feito ele mesmo. Não fez nem um nem outro e o rubro-negro jogou 2 pontos na lata do lixo, ao empatar sem gols com o Vitória, no Barradão. Acho inacreditável a quantidade de jogos que o Flamengo entrega por absoluta incompetência. Nao adianta chorar pênalti em cima do Juan. Quem perde aquela quantidade de gols feitos não merece ganhar. Ah! O Caio Junior também deve estar de brincadeira. O Kleberson estava jogando nada (estava gripado, segundo informação de Salvador) e o técnico tira o Ibson, que estava jogando bem. Demorou muito para lançar o Fierro. E mais ainda para lançar o Vandinho. É muito erro junto de um time que quer ser campeão.

Já no Engenhão, Botafogo e São Paulo fizeram um jogo movimentado. O time paulista bateu o carioca e deu um passo importantíssimo rumo ao hexacampeonato. O goleiro Renan falhou na reposição de bola e entregou no pé de Jean, que dominou e bateu da intermediária, por cobertura, fazendo um golaço. Em que pese um gol pessimamente anulado pelo árbitro e assistente. Wellington Paulista não tocou na bola, não participou da jogada. Pela câmera de dentro do gol foi possível ver que o Rogério Ceni saltou assim que a bola saiu do pé do Lucas Silva. Inclusive Rogério falhou no lance. E nem reclamou de nada, levou o gol e ficou deitado, aceitando o gol. Mas o evento, que acontece em toda rodada, em todo canto, só serviu para vermos mais uma sessão deplorável de chororô de botafoguenses, dizendo absurdos como "o campeonato está comprado para o São Paulo". Impressionante como este tipo de coisa me irrita profundamente.

No fim das contas, acho improvável que o São Paulo perca o campeonato. O time é cascudo, pronto pra guerra sempre, não perde jogos bobos, não entrega o resultado. E isso tudo com um time mais fraco do que Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. O São Paulo não tem laterais, não tem meias ofensivos. Mas tem o Hernanes jogando muito, do lado do Jean. Tem uma defesa bem postada. Foi derrotado apenas cinco vezes no campeonato: para o Grêmio duas vezes (uma com o time reserva e outra com um gol impedido), para o forte Internacional no Beira-Rio, para o Fluminense no Maracanã e para o Náutico no Recife. Todos resultados normais. Para ganhar do São Paulo tem que cortar um dobrado. Nem o empate com o Ipatinga no Morumbi foi de bobeira, o time mineiro jogou melhor mesmo e mereceu até vencer. Assim como o Atlético-MG jogou melhor que o Flamengo no Maracanã. Este tipo de coisa acontece.

O panorama do São Paulo é bem diferente do Flamengo. O time rubro-negro entregou dois pontos contra a Portuguesa (pênalti perdido duas vezes aos 44 do segundo tempo), um contra o Goiás (gol sofrido aos 46 do segundo tempo, num erro lamentável de saída de bola), três contra o Coritiba (dominou o jogo todo e levou um gol ridículo) e dois ontem (com os favores de Léo Moura e Toró). Oito pontos doados idiotamente, absolutamente de graça. Nem vou entrar nos pontos perdidos para São Paulo, Vitória, Cruzeiro e Atlético-MG no Maracanã, são coisas normais em um campeonato tão longo e equilibrado, acontece com todo mundo. Não existe possibilidade do São Paulo entregar pontos deste modo.

Espero que eu esteja errado, vou continuar acreditando, incentivando, indo aos jogos, mas acho que o Flamengo entregou o hexa de mão beijada para o São Paulo. Acho que, no final, vai dar São Paulo em primeiro, Cruzeiro em segundo, Flamengo em terceiro, Palmeiras em quarto e Grêmio em quinto.

Tomara que eu esteja errado. Tomara...

Nenhum comentário: