segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"Quer espetáculo? Vai pro Teatro Municipal!"


A frase do título do post, dita pelo técnico Muricy Ramalho na entrevista pós-jogo, resume bem o que está sendo o Campeonato Brasileiro de 2008. Não tem espaço pra brincadeirinha, só tem guerra! A 29ª rodada trouxe um pouco mais de luz ao campeonato. Com a derrota do Maracanã, o Flamengo provavelmente deu adeus ao título em 2008. Agora só deverá restar a briga pela Libertadores. E como os líderes não têm dado mole, até isso pode ficar complicado.

Na quarta, o Grêmio retomou a liderança, ao vencer o Santos no Olímpico por 2 a 0, gols de Morales e Soares. O time novamente não jogou bem, foi dominado em parte do jogo, mas fez valer o mando de campo e colocou os importantes 3 pontos no bolso. E desta vez quero ver o que os gremistas vão falar em relação a arbitragem. Quero ver se algum vai a público se desculpar do pênalti não marcado a favor do Santos, num chute que foi bloqueado por Soares com a mão. Assim como os gols das vitórias sobre São Paulo e Ipatinga, ambos em impedimento. Arbitragem erra para todos os lados, não existe essa de perseguição contra A ou B, porque não são do "eixo".

Não vi o jogo do Palmeiras contra o Figueirense, também na quarta, mas a inconstância do alvi-verde fora de casa pode pesar no final do campeonato. Como nota triste da partida, mais uma cotovelada do atacante palmeirense Kleber no zagueiro Asprilla, levando-o a nocaute. Desta vez só rendeu cartão amarelo a Kleber, o mais indisciplinado do campeonato. Gostaria de saber o que passa na cabeça deste cidadão...

Já na quinta, mais dois times do bloco da frente jogando mal, mas vencendo seus jogos. O Tricolor Paulista teve uma atuação pífia contra o fraco time do Náutico, mas um chute de longe de Hernanes definiu o placar, que no meu ver não foi justo. O Náutico, apesar de jogar com oito atrás, apareceu pelo menos em quatro oportunidades diante de Rogério Ceni e não marcou por incompetência. O 0 x 0 seria um resultado mais condizente com o péssimo espetáculo apresentado no Morumbi.

No Mineirão, o Cruzeiro fez o óbvio: venceu o Ipatinga. Mas, assim como Grêmio, São Paulo e Palmeiras, também jogou mal. Ramires contou com uma falha do goleiro Fernando para fazer o gol único do jogo. Depois o Cruzeiro ainda viu aliviado o goleiro Fábio fazer uma defesa espetacular numa cabeçada de Rodriguinho, num lance que lembrou um pouco a defesa de Gordon Banks contra Pelé na Copa de 70.

Já no Maracanã... Pressionadíssimo pelas vitórias de Grêmio, Cruzeiro e São Paulo, o time do Flamengo sentiu e errou tudo que podia e que não podia contra o Atlético-MG. Os mais de 80.000 torcedores presentes ao estádio (recorde do campeonato) contribuiram para aumentar o nervosismo da equipe. Achei a atuação do Flamengo ainda pior do que a trágica partida contra o América do México, pela Libertadores. O meio-campo não marcou e não apoiou o ataque. Ibson e Kleberson, responsáveis pela armação das jogadas, erraram todos os passes possíveis. Ibson ainda perdeu um gol inacreditável diante do goleiro, quando o jogo ainda estava 1 a 0. Sambueza jogou de lateral, no lugar de Juan (na seleção) e mostrou que pode ser útil como meia, mas não tem velocidade nem cacoete de ala, foi um a menos. Com o Flamengo sem meio e sem saída pela esquerda, o Galo teve seu trabalho facilitado e lhe restou apenas fechar as saídas com Leo Moura, fazendo com que Marcelinho Paraíba e Vandinho ficassem inúteis em campo. O capitão Fábio Luciano, suspenso, fez uma falta imensa, para segurar os ânimos do time (também estava ausente contra o América). E o Atlético ainda jogou a partida do ano. Muitíssimo bem postado em campo, trocando passes com rapidez e se movimentando sempre, o Galo dominou amplamente a partida e não fez mais de 3 porque o goleiro Bruno salvou o Flamengo. Renan Oliveira foi o grande jogador da partida, talvez da rodada. Se jogasse sempre assim, em vez de lutar para não cair, o Galo estaria lutando pelo G-4, se não pelo título. O time mineiro teve no sábado uma das 3 ou 4 melhores atuações de um time que eu vi neste campeonato.

Na rabeira da classificação, o Fluminense conseguiu um grande resultado. Os 3 gols de Washington mandaram o Atlético-PR para a zona de rebaixamento, no lugar do Tricolor. Acredito que a briga agora ficará limitada ao grupo dos seis últimos: Ipatinga, Vasco (ambos com 27 pontos), Portuguesa e Atlético-PR (com 28 pontos) e Fluminense e Náutico (30). Como tem mais time e mais pontos, acho que o Fluminense vai acabar se salvando.

Os gols de sábado seguem abaixo. Se alguém tiver o link com os outros gols da rodada, mande pra gente, por favor.

10 comentários:

Grgr disse...

Cara, que Grêmio x Santos é esse que vc viu? Não teve nada de Grêmio dominado! O Grêmio engoliu o Santos! É só ver no compacto no site do globoesporte que quase não tem lance do Santos! Aliás, eu re-vi o compacto e não tinha penalti nenhum.
E existe perseguição sim, aos times que não são do "eixo do mal".

Alexandre Matos disse...

Grgr, normalmente qdo a gente ve o jogo torcendo, vemos de um modo. Por isso q muitas vezes eu revejo alguns jogos, pra ver com calma. Muitas vezes mudei de opinião.

O penalti foi um chute de um cara do Santos (nao lembro quem) q o Soares desviou com o braço. Foi no segundo tempo, num momento que o Santos dominava o jogo (acho q foi antes da bola da trave do Kleber Pereira).

Vc sabe q eu trabalhei na Globo.com e sei que compactos são manipuláveis. Eu vi o segundo tempo do jogo todo, mais uns pedaços do primeiro. Um empate teria sido mais justo. E não fui só eu que achou isso:

Globoesporte.com: O Peixe ameaçou muito e só não teve resultado melhor porque não era a noite dele.

Estadão: O Santos não se assustou com o gol sofrido logo nos minutos iniciais do confronto e jogou de igual para igual com o forte adversário. No entanto, os jogadores da equipe do técnico Márcio Fernandes mostraram pouca tranqüilidade na finalização e desperdiçaram muitas chances.

ClickRBS (de PoA): O Santos começou o segundo tempo com maior volume de jogo. Apagado no primeiro tempo, Kléber Pereira passou a incomodar a defesa tricolor. Os defensores do Grêmio erraram muitos passes, facilitando para os alvinegros.

Grgr disse...

Vai lá... diz que não tem perseguição.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL800444-9827,00.html

Alexandre Matos disse...

Cara, e os penaltis marotos contra o Atletico-PR? E o gol impedido contra o Ipatinga? E o gol impedido contra o São Paulo?

Para com isso, filho...

Grgr disse...

Uma coisa é arbitragem (o que eu não deixo de achar que tb é roubada). Outra coisa é STJD. Vc só fala isso pq vc torce para um time do Eixo-do-Mal.

E pelo jeito, não sou o único que pensa assim. Outros torcedores entraram no blog do Grêmio e deixaram msgs de apoio ao time.

http://colunas.globoesporte.com/cristianbonatto/2008/10/16/contra-fatos-nao-ha-argumentos/

Alexandre Matos disse...

O STJD é uma entidade miserável, que quer aparecer. Qualquer coisa que eles façam é ridículo.

O problema não é seu. A torcida do Grêmio de modo geral tem essa mania de perseguição. Acho isso ridículo, mesmo sabendo que o STJD da motivo pra nego achar.

Mas cada um pensa o que quiser.

Grgr disse...

Mimimimi

Alexandre Matos disse...

hahahahha

Agora me explica essa: O Grêmio conseguiu efeito suspensivo e os caras vão poder jogar no domingo. Blz.

Mas o Léo foi expulso. Tem que cumprir pelo menos um jogo, da suspensão automática. É a regra do futebol. O efeito suspensivo valeria para eventual punição de mais de um jogo.

Ou seja, se o Léo jogar, é absurdo. Vc vai vir aqui depois dizer que estão beneficiando o Gremio?

Alexandre Matos disse...

Esquece, acho que o Leo ja cumpriu contra o Santos.

Grgr disse...

Justamente