sábado, 4 de outubro de 2008

Dez rodadas, cinco times, um título


Faltando dez jogos para o final do campeonato, ainda não tenho coragem de afirmar quem vai ser campeão. No Campeonato Brasileiro mais disputado dos últimos tempos (senão de todos), os cinco primeiros colocados venceram e seguem embolados. Apenas 4 pontos separam o líder Palmeiras do quinto, São Paulo. Acho até que a rodada definiu que as vagas para a Libertadores ficarão entre os atuais postulantes ao título.

O líder recebeu o irregular Atlético-MG em casa e levou um susto, ao sair perdendo. O Galo, que vencia e assustava nos contra-ataques, perdeu o atacante Marques, expulso. Com um a menos, recuou. E facilitou o serviço do Palmeiras, que, comandado por Denilson, virou o jogo por 3 a 1.

Em Porto Alegre, o Grêmio espantou a série de quatro partidas sem vitória, ao bater o Botafogo, também de virada. Foi uma partida de alto índice de jogadas ríspidas, muitas faltas (mais de 60) e baixo nível técnico. A despeito do chororô, achei a expulsão do Jorge Henrique correta. Mas somente depois de ver o lance completo. Como ponto positivo, destaco a bela atuação do meia Douglas Costa, de apenas 18 anos e muito futuro, que inclusive chamou a atenção de Dunga enquanto treinava com a Seleção Sub-19 na Granja Comary, no mesmo local que a Seleção principal se preparava para os últimos confrontos das Eliminatórias.

No Recife, o Flamengo entrou em campo pressionadíssimo. Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e São Paulo haviam vencido seus jogos. Não restava outra alternativa ao Rubro-Negro que não a vitória, sob pena de ver suas chances de título se esvairem. Jogando de modo inteligente, o time compactou-se, diminuindo os espaços entre os setores, diminuindo a chance de erros de passe (que mesmo assim foram muitos) no péssimo campo dos Aflitos. A entrada de Toró deu liberdade aos laterais. Ibson e Kleberson (este enquanto teve pernas) jogaram uma bela partida. Vandinho mostrou que não pode ser reserva. O resultado foi uma vitória por 2 a 0, com um direito a golaço de Leo Moura. O Náutico mostrou porque tem o segundo pior ataque do campeonato. Precisa de calma na hora de finalizar. Tivesse mais tranqüilidade e o resultado provavelmente seria outro.

Na parte do fundo da tabela, o Vasco segue seu calvário. Conseguiu a proeza de levar 4 gols do fraquíssimo time do Figueirense, em pleno São Januário. Isso depois de perder para o Ipatinga e o Náutico (este também em São Januário), em todos os jogos levando 3 ou 4 gols. Apesar do equilíbrio negativo entre os lanternas, não consigo imaginar quatro times que possam tirar a desonrosa vaga do Vasco. Se existem mais de 90% de chances de um carioca cair, estou quase apostando que o Vasco será um deles. Mas talvez não seja o único. Vai enfrentar o Fluminense no dia de finados (que data mais adequada), no clássico mais importante entre ambos desde a final do Brasileiro de 1984.

---------------
PS: assim que for publicado, colocarei o link dos gols da rodada neste post.

Nenhum comentário: