domingo, 26 de outubro de 2008

I Jogos Asiáticos de Praia

Terminou hoje no cenário paradisíaco de Bali a primeira edição dos Jogos Asiáticos de Praia, promovido pelo Olympic Council of Asia. O evento contou com a participação de 45 nações e cerca de 10.000 atletas e quadro funcional, envolvidos em competições em 17 esportes dos mais variados e inusitados possíveis.

A grande campeã do quadro de medalhas foi a dona da casa, a Indonésia, que abocanhou 23 medalhas de ouro, 8 de prata e 20 de bronze, totalizando 51, entre competições masculinas, femininas e mistas. A Tailândia ficou em segundo, com 10 de ouro, 17 de prata e 10 de bronze (totalizando 37 medalhas), com a China em terceiro, que somou 6 douradas, 10 prateadas e 7 de bronze (23 no total).

Esportes Tradicionais (para nós, ocidentais)

Dentre os esportes conhecidos pelas civilizações ocidentais, aconteceram nos Jogos disputas de Vôlei de Praia, Futebol de Areia, Pólo Aquático (de volta às origens, quando era disputado no mar), Maratona Aquática, Iatismo, Triatlon, Surf, Jet Ski (provas de corrida e free style, de manobras) e Paragliding (onde o competidor fica fazendo manobras em um tipo específico de pára-quedas sobre o mar). Até mesmo fisiculturismo foi disputado.

Esportes Adaptados

Alguns esportes tradicionais (novamente, para nós) foram adaptados para disputa na praia. Caso do Basquete, com a adaptação óbvia de não quicar a bola, do Handebol (este sofre menos com o piso, pois os jogadores não quicam a bola com a mesma freqüência do basquete), Luta Olímpica (deve ser mais agradável cair na areia do que no tablado, mas com o ônus de engolir areia ou entupir os fundilhos).

Esportes Inusitados

É aqui que os Jogos fizeram a alegria da garotada. É cada esporte...

Teve o Kabaddi, originário da Índia e esporte número um de Bangladesh, que é um esporte de combate, onde duas equipes de quatro atletas (na praia, o indoor tem 7) tentam invadir o campo adversário. Um dos jogadores de ataque (chamados de Raider) precisa passar para o campo oposto, gritando "Kabaddi!!! Kabaddi!!!! Kabaddi!!!!", deve tocar em um defensor (chamados de Antis) e voltar para seu campo. Os defensores precisam impedir que este jogador retorne. Nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, o Kabaddi foi disputado como esporte de exibição, quando foi reconhecido como modalidade esportiva.

Ainda tivemos a disputa do Pencak Silat, também esporte de combate, uma arte marcial desenvolvida pelos países malaios, principalmente Malásia e Indonésia. O Pencak Silat é bastante complexo, com uma grande variedade de movimentos de ataque e defesa, baseado em golpes de braço, chutes, agarramentos, arremessos, movimentos com os pés e técnicas que usam armas, como facas, barras de metal longas e curtas, e espadas. Pencak Silat significa “lutar em defesa própria”. Foram disputadas as categorias Pencak Silat Ganga, Pencak Silat Tanding (classe A, classe D e classe H) e Pencak Silat Tunggal, tanto no masculino quanto no feminino. Indonésia e Malásia ganharam medalhas em praticamente todas as disputas, seguidos um pouco mais atrás de Vietnã e Brunei.

E a Corrida do Barco do Dragão? Espécie de prova de remo ou canoagem, com um barco engraçado, decorados com cabeças e rabos de dragões chineses (veja foto ao lado), repleto de remadores amontoados, podendo ter equipes de 10 a 50 remadores. Só o naipe dos barcos já merece destaque. A Dragon Boat Racing, disputada em provas de 250m, 500m e 1000m, em provas masculinas e femininas, foi dominada pela Indonésia, Mianmar e Filipinas, que ganharam todas as medalhas no masculino.

O Woodball é uma mistura de golf com críquete. Os jogadores usam uma marreta que parece uma garrafa na ponta, para golpear uma bola, fazendo-a passar pelo meio dos obstáculos. Vence quem completar o circuito dando o menor número de golpes.

As competições, disputadas no individual e equipe, nas categorias masculina e feminina, foram amplamente dominadas pela Malásia, principalmente com Syed Bakar bin Osman, que venceu a disputa individual masculina e fez parte da equipe malaia que ganhou o ouro. No feminino a China Taipei ganhou o ouro por equipes e fechou todo o pódio na disputa individual, liderada por Chin Han Wu, de apenas 17 anos.

E, last but not least, o melhor da festa (pelo menos na minha opinião), o Sepaktakraw. De todos os esportes inusitados descritos acima, o Takraw era o único que eu já conhecia. Fui apresentado a esta mistura de futevôlei com arte marcial ao assistir o filme Kickboxer, do Jean Claude Van Damme. Além disso, realmente o Takraw é muito maneiro. Procurem no Youtube que vão encontrar diversos vídeos deste jogo. Temos até Federações locais aqui no Brasil.

Originado do Sudeste Asiático há mais de 500 anos, o Sepak (chute) Takraw (bambu) é disputado entre duas equipes de três jogadores, com uma bola de rattan sintético (antigamente era de bambu mesmo), em uma quadra idêntica a de badminton (engraçado, faltou este esporte no campeonato. Talvez o vento da praia deixe impraticável o vôo da peteca). Une a habilidade do futevôlei com a destreza das artes marciais. É muito comum ver bicicletas e voleios violentíssimos, como se fossem chutes de Kung Fu ou Muay Thai. Os bloqueios de ataques são quase um combate corporal. O barulho feito pelos violentos chutes na bola são impressionantes. A disputa na praia favorece muito o jogo, pois os jogadores executam vôos e ficam de cabeça para baixo muitas vezes para atacar. Mas não pensem que só fazem isso na areia! Nos ginásios é igualzinho.

Cada equipe pode dar até 3 toques na bola antes de passá-la para o outro lado da rede. Mas, diferente do futevôlei, os 3 toques podem ser dados pelo mesmo atleta. Só não é permitido usar os braços e mãos. Imaginem defender um voleio daqueles no peito...

Tailândia e Mianmar dominaram as competições masculinas. No feminino as disputas foram mais espalhadas.

Um comentário:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

hahahahaha
Excelente! Vários esportes maneiros mesmo. Destaque para o Pencak Silat e o Sepaktakraw.