terça-feira, 28 de outubro de 2008

NBA 2008-2009, Conferência Oeste

Conferência Oeste

Diferente do outro lado, esta conferência reúne mais times fortes, em condição de disputar o título. Não me lembro de uma ocasião em que um time do Oeste tenha se classificado para os playoffs com uma campanha negativa na temporada regular. Por jogarem mais vezes contra adversários mais fortes, se o campeão do Oeste tiver campanha melhor que o campeão do Leste, normalmente termina campeão. A Conferência Oeste é tão forte que não acho muito prudente apontar os times que farão a final da conferência. Mas como sou folgado, meu palpite é que Los Angeles Lakers e New Orleans Hornets decidirão a vaga para as finas da Liga.

Todo grande time deve ter um grande craque, um grande líder. O fantástico armador Chris Paul faz este papel com brilhantismo no Hornets. Apesar do tamanho diminuto para os padrões da liga (1,83m), Paul, aos 23 anos, é um cracaço, agora ainda mais amadurecido em sua terceira temporada. Além do supercraque, o time ainda conta com o ala sérvio Peja Stojakovic, que quer voltar aos bons tempos, com o pivô Tyson Chandler e com os bons coadjuvantes David West e Morris Peterson. É um grande time, que joga um basquete muito vistoso, que dá gosto de assistir.

Outro time que merece muito respeito é o Utah Jazz, com sua dupla de campeões olímpicos Deron Williams e o King Kong Carlos Boozer. Ao lado deles, o Utah conta com o craque russo Andrei Kirilenko, o AK-47, excelente e versátil ala. O técnico Jerry Sloan tem ferramentas para levar o time longe. A equipe certamente é favorita ao título da Northwest Division e candidata a finalista da conferência. Se estivesse do outro lado seria um forte candidato ao título da Conferência.

O Houston Rockets na temporada passada ficou mais de 20 jogos invicto (segunda maior marca da história dos esportes profissionais americanos, atrás apenas da série de 33 partidas do Lakers em 72), numa arrancada espetacular das últimas posições para os playoffs. E o fez sem o gigante chinês Yao Ming, que estava contundido. Tracy McGrady terá companheiros de respeito nesta temporada: além de Yao, o time contratou Ron Artest junto ao Sacramento Kings e ainda conta com o grande argentino Luis Scola, agora mais experiente em sua segunda temporada na NBA, Steve Francis (segundo maior salário da liga) e Shane Battier. É outro time que disputaria o titulo da Conferência Leste.

Fechando o quinteto de ferro do Oeste temos o sempre enjoado e perigosíssimo San Antonio Spurs. Em que pese o fato de o time estar envelhecido, ninguém em sã consciência é louco de descartar um time com o cracaço-aço-aço Tim Duncan, o grande argentino Manu Ginobili (sério candidato a craque internacional da liga), seu compatriota Fabricio Oberto, Bruce Bowen (marcador implacável), Michael Finley e o craque francês Tony Parker. Não ficou satisfeito? O Spurs tem, na minha opinião, o melhor técnico da liga na atualidade, Gregg Popovich. Campanhas medianas na temporada regular fazem as pessoas acharem que o Spurs está morto. Mas provavelmente é o time que mais se sente bem nos playoffs, onde realmente o time acorda.

Um pouco mais atrás, mas ainda com força suficiente para incomodar qualquer um, temos o Dallas Mavericks, time do gênio alemão Dirk Novitzki, que na minha opinião é o melhor jogador estrangeiro da Liga. Ele está acompanhado dos armadores veteranos, mas ainda úteis, Jason Kidd, titular em da seleção americana em Pequim, e Jerry Stackhouse. Estivesse o Mavs do outro lado da liga e teria uma vida mais fácil nos playoffs. Mas como está na conferência do terror, vai passar sufoco.

O craque Carmelo Anthony, mais um campeão olímpico em Pequim 2008, lidera o Denver Nuggets, equipe do brasileiro Nenê, recuperado de uma cirurgia para retirada de um tumor nos testículos e que deve fazer uma boa temporada. Ao lado deles, o Denver ainda conta com o grande armador Allen Iverson, que, se parar de arremessar até a mãe dele e jogar para o time, ainda tem muito a dar. Muita gente boa está apostando no Nenê fazendo boa temporada.

Um time com Shaquille O'Neal, Grant Hill, Amaré Stoudamire e Steve Nash é ruim? No papel é dos melhores. Então por que não deixei o Phoenix Suns com uma vaga nos playoffs? Porque acho que o time não encaixa mais. Shaq, Hill e Nash já passaram dos 34 anos (os dois primeiros têm 36 e foram perseguidos por contusões na reta final da carreira). Ainda contam com Raja Bell, de 32 anos. A correria, marca registrada da equipe nos tempos de D'Antoni, não faz mais parte da realidade. Assim, cai muito o jogo do brasileiro Leandrinho. Se Terry Porter conseguir reorganizar o time, fazendo-o não sentir o peso da idade, é um time respeitável.

O time que vai fechar o playoff (pelo menos vou torcer muito por isso), grande aposta do Arquibancada Digital para a temporada como surpresa, é o Portland Trailblazers. Os garotos LaMarcus Aldridge e Brandon Roy, que ganhou o Rookie Of The Year 2007, são grandes jogadores e vão para a segunda temporada. O novato agora é o esperadíssimo pivô Greg Oden, gigante que veio da Ohio State, primeiro escolhido no Draft de 2007 (não jogou na temporada passada por conta de uma contusão), candidatíssimo a Rookie Of The Year contra Michael Beasley. E para completar, os Blazers trouxeram da Europa o jogador que mais gostei de ver atuar fora da equipe americana: o espanhol Rudy Fernandez, cracaço de bola e candidato a tirar de Novitzki e Ginobili o posto de melhor estrangeiro da liga em no máximo três temporadas (isso enquanto o garoto-sensação Ricky Rubio não chega). O time promete!

Vamos ter uma bela disputa entre os titios do Suns e a garotada do Blazers pela vaga nos playoffs. Mas, como nada na Conferência Oeste é fácil, eu não desprezaria o Los Angeles Clippers. O time, que perdeu Elton Brand, vem com o pivô Marcus Camby, que estava no Denver, o armador Baron Davis veio do Golden State Warriors. Eles vão se juntar ao pivô alemão Chris Kaman, ao armador Cuttino Mobley e ao ex-calouro Al Thornton.

Showtime III?

Faltou algum time no Oeste? Ah sim, claro! O Los Angeles Lakers é, na minha opinião, o mais sério candidato ao título da temporada. E não digo isso por torcer pelo time. Não estou sozinho neste pensamento: em uma pesquisa feita pela NBA.com com os 30 General Managers da Liga, metade deles também apontou o Lakers como o provável campeão. Na temporada passada, todos imaginavam que o time de Phil Jackson ficaria poderoso para a temporada 2009. Mas, para surpresa de muitos, o time já decolou em 2008, ao vencer a Conferência Oeste e atingir a final da NBA.

Com o ataque mais poderoso da Liga, o time californiano agora conta com a volta do pivô Andy Bynum, que ficou de fora dos últimos 50 jogos da temporada passada por conta de uma contusão no joelho, para reforçar o garrafão e aumentar o poderio nos rebotes, que tanto fez falta na série final contra o Celtics. O garoto, que acabou de completar 21 anos em outubro, é o jogador mais jovem da história a ser escolhido no Draft e o mais jovem a entrar em quadra num jogo oficial do campeonato da NBA. Grande, forte e jovem, Bynum deve trazer de volta o ponto de equilíbrio que faltou ao time na decisão da temporada passada. Dizem nos EUA que Bynum é herdeiro da dinastia de superpivôs do Lakers: George Mikan, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar e Shaquille O'Neal. Vou torcer por isso.

O garoto vai se juntar ao ala Lamar Odom, ao craque espanhol Pau Gasol, líder da seleção campeã mundial e vice-campeã olímpica e ao superastro Kobe Bryant, MVP da temporada passada e melhor jogador do mundo na atualidade. Este quarteto sensacional, que tem tudo para restabelecer a Dinastia na Liga com o Showtime III, será auxiliado ainda pelo experiente armador Derek Fisher, pelo armador esloveno Sasha Vujacic e pelo ala sérvio Vladimir Radmanovic.


Meus palpites para os playoffs: (1)Los Angeles Lakers (campeão da conferência), (2)New Orleans Hornets (campeão da divisão), (3)Utah Jazz (campeão da divisão), (4)Houston Rockets, (5)San Antonio Spurs, (6)Dallas Mavericks, (7)Denver Nuggets, (8)Portland Trailblazers

MVP da Temporada

Mas o campeonato nem começou e já vai rolar um palpite deste nível? Claro! Os favoritos para a coroa de melhor jogador são Kobe Bryant, Chris Paul e LeBron James. Também com chances, mas um pouco atrás, aparecem Tim Duncan e Paul Pierce. Acho que Bryant levará novamente e James começará sua saga de prêmios a partir da próxima temporada (2010).

E você, quais são suas expectativas, seus favoritos para a disputa da temporada da NBA? Deixe seus palpites na caixinha de comentários.

3 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Cleveland 4x2 San Antonio.
MVP: Lebron James.

(Foda essa Conferência Oeste hein! Será q o Boston vai cagar de novo?)

Alexandre Matos disse...

Esta nao seria uma final impossivel, principalmente pelo Cavs. O MVP tb tem grandes chances de ser o LeBron.

Mas, na boa, acho quase improvavel tirarem o titulo do Lakers. Mas esporte é esporte, ne? Ninguem ganha de vespera.

O Oeste é a Serie A do brasileirão e o Leste é a serie B, com Corinthians = Celtics.

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Então o Coringão é o atual campeão da NBA! hehehehe