segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ataque ao cume

Numa rodada em que os visitantes fizeram a festa em quase todos os principais jogos, o Palmeiras deu o grande passo da rodada. Aproveitou muito bem a derrota do Grêmio no sábado, bateu o Cruzeiro fora de casa e diminuiu a vantagem gaúcha para três pontos.

Não vi Grêmio x Goiás, aliás não me empolgo para ver um jogo entre as duas equipes que mais cometem faltas no campeonato. Sábado foram 51 (para efeito de comparação, mais que o dobro de São Paulo x Flamengo). E a primeira derrota em casa do Tricolor Gaúcho veio de modo triste, com o goleiro Victor, apontado por muitos o melhor jogador do primeiro turno, engolindo uma penosa no gol olímpico do Paulo Baier. Agora vamos ver como o Grêmio se comporta pressionado.

No Mineirão, o Palmeiras tirou onda. Jogou de igual pra igual contra o Cruzeiro, ignorando o mando de campo do adversário, criou oportunidades mesmo sem seu ataque titular, suspenso. Diego Souza fez um golaço, que deixou a Raposa em terceiro e o Palmeiras mais vivo do que nunca. Não tem como desprezar um time dirigido pelo Luxemburgo no Brasil.

Já no Morumbi tivemos um daqueles jogos que, com 20 minutos, você já sabe que não vai dar boa coisa. O Flamengo entrou parecendo sem muita vontade de jogar, mesmo atuando para um grande número de torcedores (eu, inclusive). Num dia que Ibson e Juan não jogam nada ao mesmo tempo, fica quase impossível querer arrumar algo. E é impressionante como o Flamengo sempre cai no conto são-paulino. O jogo do Tricolor encaixa muito bem contra o Flamengo. Os paulistas se defenderam com maestria, cometendo apenas 17 faltas, mostrando que é possível marcar bem sem apelar para o odioso recurso das famigeradas "faltas táticas". Com a vitória, o São Paulo passou o Flamengo e encostou no G-4. Mais uma vez o Flamengo ressucita um adversário. Destaque do lado do rubro-negro, além da torcida, ficou com Sambueza, que meteu uma bola sensacional no fim do jogo. Acho que o argentino vai dar muita alegria pra Nação.

Na parte de baixo da tabela o negócio começa a ficar feio. Entre os quatro integrantes da zona de degola, dois são do Rio: Vasco e Fluminense. O Vasco conseguiu perder para o Náutico em São Januário. Isso é resultado de quem está se esforçando pra cair. O Flu perdeu um jogo considerado normal, 2 x 1 Santos na Vila.

Para fechar o fim de semana trágico dos cariocas, o Botafogo desperdiçou excelente oportunidade para preparar o ataque ao Grêmio ao perder para o irregular Internacional, em pleno Estádio Olímpico (Engenhão é um nomezinho muito picareta). Belo gol do D'alessandro, que ainda não justificou a grana investida pelo Colorado.

Nenhum comentário: