sábado, 20 de setembro de 2008

A rodada dos duelos dos opostos

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, que começa hoje com três jogos, está com cara de ser a grande oportunidade para o Palmeiras alcançar o Grêmio. A três pontos do líder, o alvi-verde recebe o Vasco, no Parque Antártica, enquanto o Grêmio vai a Curitiba pegar o fraco, mas nunca desprezível, Atlético-PR. Mas o grande lance da rodada são os jogos dos opostos, com duelos entre times que lutam por destinos bem diferentes. E normalmente isso dá um tempero bom para as partidas.

O Vasco está passando por uma crise imensa, está em 17º, na zona de rebaixamento. O Palmeiras, vice-líder, perdeu apenas uma partida em seus domínios. Mas é a velha história: técnico estreando, contratado a pedido dos jogadores. O Vasco pode aprontar pra cima do Palmeiras. Como o Luxemburgo pode ser tudo, menos burro, deve estar preparando o time para anular uma injeção motivacional que Renato Gaúcho venha aplicar ao Vasco. Técnicos apenas motivadores (caso do Renato, que nunca me mostrou nada de mais como técnico) têm prazo de expiração. Costuma funcionar muito bem por dois ou três meses. E este é exatamente o tempo que o Vasco tem para escapar da degola. Mas o presidente Roberto Dinamite vai ter um trabalho hercúleo para consertar o Frankenstein que herdou do ex-deputado e ex-dirigente. O que ele fez em campo pelo clube é pinto... Apesar de tudo, acho que dá Palmeiras, com muita dificuldade.

O Atlético-PR (16º) está na mesma luta inglória do Vasco para fugir do rebaixamento. Inclusive estão empatados em pontos, com os paranaenses em vantagem por um gol de saldo. Mas é aí que mora o perigo. O Grêmio (1º) tem que ir para a Arena da Baixada ressabiadíssimo. Ainda mais pelo retrospecto recente, de apenas 5 pontos conquistados nos últimos 15 disputados. Jogo com cara de empate.

Além da disputa pela liderança, a rodada tem outros jogos interessantes. O Sport (8º), único time que realmente está brincando no Brasileiro, pois já tem vaga na Libertadores de 2009, recebe o São Paulo (5º), que tenta alcançar o G-4, na Ilha do Retiro e acredito que vá conseguir a vitória (seria a quarta consecutiva) sobre o irregular e mediano tricolor. Muito trabalho à vista para o time de Muricy.

O Cruzeiro (3º), depois de perder em casa para o Palmeiras e desperdiçar a chance de atacar a liderança, vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense (15º), que despencou na tabela e também precisa abrir o olho para não trocar de lugar com o rival Avaí. A Raposa tem os desfalques importantes de Fabricio e Ramires, além de Jadilson, e pode até acabar a rodada fora do G-4. O Figueirense tenta quebrar a incômoda série de cinco derrotas seguidas e acredito que consiga.

Hoje, no Maracanã, o Fluminense, desfalcado de Conca, único jogador capaz de armar o jogo para o tricolor, depois que Thiago Neves foi embora, recebe o sempre perigoso Coritiba. O Flu me parece o Palmeiras de 2002, que não tinha time para cair, mas levou o campeonato de qualquer jeito, sem organização interna, com jogadores que não se entendiam. Foi parar na série B. Parece que o Fluminense está indo pelo mesmo caminho. Como tem contas a pagar com as divisões subalternas do futebol brasileiro, talvez seja esta a oportunidade.

E amanhã, fechando a rodada, poderemos ter a estréia do chileno Gonzalo Fierro com a camisa rubro-negra contra o Ipatinga, no Maracanã. Caio Junior, depois de muito tempo, tem todo o elenco do Flamengo à disposição. Andei vendo em fóruns chilenos e portais de notícias daquele país. Todos reconhecem o valor de Fierro, ninguém o considerou traidor por ir embora (vi muitas declarações de que Fierro estava indo para o maior clube do Brasil) e todos, sem exceção, guardam muito carinho pelo atleta. Pelo que procurei saber, joga no estilo do David Beckham e Luis Felipe Figo, pela direita, bem aberto, tanto no meio quanto no ataque. E joga até de ala. Estou curioso em vê-lo jogar, deve fazer inclusive o futebol do Leonardo Moura crescer, dando mais opções. Nada melhor que um jogo contra o time de pior aproveitamento fora de casa, que ainda não ganhou nenhuma longe do Vale do Aço. Mas como o Flamengo adora entregar estes joguinhos picaretas... Os rubro-negros devem estar contando com uma goleada para (mais uma) arrancada rumo ao hexa. Pra mim, um a zerinho tá de ótimo tamanho.

Ah, esqueci do Botafogo (4º), que vai ao Canindé enfrentar a Portuguesa (20º). Time em evolução contra o lanterna, desfalcado de Jonas, seu jogador mais importante. Mole, certo? Sei não, não vou secar ninguém, Flamengo e Botafogo têm compromissos semelhantes hoje e não estou a fim de dar mole...

Nenhum comentário: