sábado, 6 de setembro de 2008

Kickoff para a NFL - Parte 2

Por Gustavo Barretto, agora apresentando as divisões North

AFC North

Baltimore Ravens
Pouco mudou no Ravens, uma defesa com grandes jogadores e um ataque que tende a ser inoperante. O ataque deve concentrar as forças através do jogo corrido com o RB Willis McGahee, especialmente pelo meio, pois as esperanças se depositam no trio composto pelos G Ben Grubbs e Marshal Yanda e o C Jason Brown.

Por sua vez o jogo de passe promete ser pior do que nunca. A bruxa passou alguns dias em Baltimore e tirou o QB Kyle Boller contundido que não jogará essa temporada e mandou o reserva, mas candidato a roubar a vaga de Boller, Troy Smith, para o hospital com uma infecção na garganta, quando perdeu mais de 10 quilos e não tem previsão de retorno. Caberá ao calouro Joe Flacco comandar o ataque. Pode dar certo? Até pode, mas eu não apostaria nisso.

Sobrou pra defesa, mais uma vez, segurar o pepino. LB Ray Lewis e SS Ed Reed comandam uma defesa que sempre incomoda os adversários, mas não farão milagres.

Palpite do Blog Quarto lugar da divisão - Playoffs: Só se o QB calouro surpreender - Super Bowl: Chances remotíssimas

Pittsburgh Steelers

Um dos times mais tradicionais vem forte pra 2008. A melhor defesa de 2007, com apenas 266.4 jardas cedidas por jogo, 12 a menos que a segunda colocada (Tampa Bay Buccaneers), deverá se manter no mesmo nível. Numa defesa cujo entrosamento é o ponto forte, podemos identificar como grandes nomes SS Troy Polamamlu, LBs Larry Foote, James Harrison e DE Aaron Smith.

QB Big Ben comanda um ataque com diversas armas, como RBs Willie Parker e o recém chegado Mewelde Moore, TEs Heath Miller e Matt Spaeth, e os WRs Hines Ward, Santonio Holmes, Nate Washington e uma promessa, o recém draftado Limas Sweed. O único porém fica na linha de ataque, que além de não ser brilhante, perdeu seu principal jogador, o G Alan Faneca, que foi para o Jets.

Acredito que o Steelers ganhe sua divisão, mas uma tabela bem dificil deve colocar a equipe em uma posição de playoff pior que seus principais rivais, Patriots e Colts, o que representa perda de mando de campo contra eles.

Palpite do Blog: Primeiro lugar da divisão - Playoffs: grandes chances - Super Bowl: terá que superar a tabela díficil para ter mando nos playoffs ou produzir vitórias fora de casa.

Cincinnati Bengals

Algumas interrogações cercam o Bengals para essa temporada. A sexta pior defesa no ano passado, com 348.8 jardas cedidas, vem reformulada, alterando seu sistema para 3-4. Pode melhorar no futuro, mas levará tempo e o Bengals ainda sofrerá esse ano. No ataque a grande dúvida é o jogo corrido, que foi terível em 2007, com apenas 97.2 jardas por jogo e não há sinais de que vai melhorar. Isso gera siginificativa sobrecarga nos espetaculares QB Carlson Palmer e WRs Chad Johnson e T.J. Houshmandzade, além de gerar drives de ataque mais rápidos, deixando a defesa mais tempo em campo.

Com uma tabela muito difícil, só uma atuação sobrenatural destes três jogadores poderá levar o Bengals aos playoff.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: poucas chances - Super Bowl: chances remotíssimas

Cleveland Browns

O Cleveland Browns vem para tomar o título da divisão do Pittsburgh Steelers. Tem ataque pra isso, mas a defesa, apesar da melhora, não creio que será suficiente. A linha defensiva, grande problema em 2007, foi reforçada com a chegada do NT Shaun Rogers e do DE Corey Williams, que tiveram 7 sacks cada na temporada passada. Chegam para resolver o problema. A linha de LBs é boa para parar o jogo corrido (o baixo desempenho em 2007 contra a corrida deve ser atribuída ao péssimo trabalho da linha defensiva), mas precisa melhorar muito em pass rush e no sistema 3-4, isso é fundamental. A secundária nào é fantástica, mas também não é ruim. Atrapalha muito a dificuldade do time em colocar a pressão no QB adversário.

O ataque promete ser espetacular. Uma das melhores linhas de ataque da liga, com destaque para o lado esquerdo, com LT Joe Thomas e LG Eric Steinbach, dois bons WRs, o recém adquirido Donte Stallworth (veio do Patriots) e Braylon Edwards, mais o TE Kellen Wisllow, que prometem atormentar a defesa adversária. O RB Jamal Lewis produziu bem em 2007 e deve repetir em 2008. Alguns ainda duvidam que o QB Derek Anderson repita o espetacular desempenho do ano passado, mesmo assim tenha certeza que ele produzirá bons números em 2008.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: deve lutar pelo Wild Card, com boas chances - Super Bowl: a defesa ainda precisa melhorar e a conferência é muito difícil.

NFC Nort


Minnesota Vikings

Apesar da frustrada tentativa de trazer o lendário Brett Favre do arqui-rival Packers, o Vikings vem com uma equipe muito forte e deve voltar aos playoffs.

A defesa, a melhor contra o jogo corrido em 2007, com apenas 74.1 jardas por jogo, deve dominar novamente. Destaque para DE Jared Aleen e DTs Pat Williams e Kevin Williams.

A grade dúvida do Vikings cai no ataque. Muitos duvidam que o QB Tarvaris Jackson possa implementar um jogo de ataque sólido. Na verdade, com o melhor jogo corrido da NFL, contendo os RBs Adrian Peterson (calouro espetacular em 2007) e Chester Taylor, o jogo de passe não precisa ser fantástico apenas o suficiente para aproveitar o avanço dos Safeties adversários, que irão tentar ajudar a parar a corrida do Vikings. E acredito que em seu terceiro ano, Jackson conseguirá. Como ponto negativo, a suspensão do importante LT Bryant McKinnie por 4 jogos, por violar a política de conduta da NFL, que ao lado do LG Steve Hutchinson e do C Matt Birk formam um excelente trio no lado esquerdo da linha de ataque.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: grandes chances - Super Bowl: precisa de uma maior consistência de seu QB para ir longe.

Green Bay Packers

Os mais novos perguntam o que será do Packers sem Brett Favre. Apesar de ser um fantástico jogador, o Packers nunca se limitou a Brett Favre. Sempre foi uma grande equipe e não deixará de ser sem seu maior ídolo.

A defesa pode não ser a melhor contra a corrida, como a do Vikings, mas como um todo é a melhor da divisão ainda. Sua linha de LBs, composta por Nick Barnett, A.J. Hawk e Braddy Poppinga, é uma das melhores da liga. DEs Kabeer Gbaja-Biamila e Aaron Kampman conseguiram 21.5 sacks no ano passado e serão uma constante dor de cabeça para os QBs adversários. CBs Charles Woodson, Al Harris e FS Nick Collins dão força à secundária da equipe.

QB Aaron Rodgers assume o lugar de Brett Favre e a pressão será enorme. Ele vem sendo preparado há alguns anos para isso e finalmente chegou a hora. Tem potencial para fazer um bom trabalho, mas terá que trabalhar com as inevitáveis comparações a uma lenda do esporte e terá que lidar com isso. Para sorte de Rodgers, RB Ryan Grant apareceu na segunda metade da temporada passada com um trabalho excepcional e o técnico Mike McCarthy deverá correr um pouco mais que passar no início, até seu QB ter um pouco mais de tranquilidade.

Destaque também aos times especiais. Eles fizeram a diferença em 2007 e devem repetir em 2008. O único porém foi a aposentadoria do Long Snapper Rob Davis e só em campo saberemos se J.J. Jansen irá manter o nível quando a temporada começar.

Palpite do Blog: Primeiro lugar da divisão - Playoffs: grandes chances - Super Bowl: tem defesa, mas dependerá do rendimento de Aaron Rodgers.

Chicago Bears

O que esperar de um time que tem o pior ataque da NFL ? QBs Kyle Orton e Rex Grossman promovem uma eterna disputa para ver quem é pior. Além de produzir muito pouco ofensivamente, eles aindam atrapalham com bastante interceptações. O jogo corrido foi inexistentente em 2007 e o calouro RB Matt Forte terá uma tarefa indigesta pela frente. Neste ataque, destaque apenas para o C Olin Kreutz e TEs Greg Olsen e Desmond Clark. WR Marty Booker é um excelente Receiver, desde que a bola chegue...

Sempre com defesas fortes, o Bears aposta nela novamente em 2008. O fantástico LB Brian Urlacher e o não menos brilhante LB Lance Briggs estão entre os melhores da liga. CBs Charles Tillman e Nathan Vasher, além do FS Mike Brown, formam uma das melhores secundárias da liga.

Mas o que aconteceu em 2008, quando esta constelação, que teve a quinta pior defesa em 2007, depois de ter dominado e chegado ao Super Bowl em 2006? A resposta é fácil: linha de defesa. Incapazes de conter o jogo corrido em 2007, prometem ser diferentes em 2008, mas o espetacular DT Tommie Harris precisará de ajuda, especialmente porque esta defesa dificilmente sairá de campo, com ataque tão inoperante.

Os times especiais muitas vezes salvam o Bears e não deverá ser diferente. Destaque para o retornado Devin Hester, com 11 retornos para TD na carreira, está 2 atrás do recorde da NFL de Brian Mitchell (Redskins, Eagles, Giants).

Palpite do Blog: Quarto lugar da divisão - Playoffs: pequenas, o ataque terá que produzir algo - Super Bowl: Chances remotas

Detroit Lions

Em constante reconstrução, nunca pode-se esperar grandes coisas do Detroit Lions, apesar do fato de a equipe ter demonstrado melhora nos últimos anos.

QB Jon Kitna, WRs Calvin Johnson, Roy Williams e Shaun McDonnald são uma certeza de ataque aéreo. As esperanças neste ano se depositam nos RBs, o calouro Kevin Smith e no excelente, mas contundido veterano Rudi Johnson, dispensado pelo Bengals. Com a aquisição do calouro OT Gosder Cherilus, espera-se melhora na linha ofensiva, ponto fraco da equipe em 2007, para estabelecer um jogo corrido e dar mais tempo ao QB. Se isso acontecer, pelo menos no ataque o Lions terá solidez.

Já na defesa, o Detroit promete continuar a ser o Detroit. DEs Jared DeVries and Dewayne White produziram apenas 6.5 sacks em 2007 e ainda perderam a ajuda do DT Shaun Rogers, que foi para o Browns.

Ernie Sims e Paris Lenon estão sobrecarregados na linha de LBs e não farão milagre, apenas bons números no fantasy em termos de Tackles. Somente a secundária se salva, com bons jogadores e peças de reposição.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: pequenas, a defesa terá que produzir - Super Bowl: chances remotas

Nenhum comentário: