quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Kickoff para a NFL - Parte 4

Por Gustavo Barretto, encerrando a série

AFC West

Denver Broncos

Técnico Mike Shanahan é sinônimo de um ataque criativo com muitas corridas e play-action. Utilizando o sistema de bloqueio em zona altamente eficiente, o jogo corrido do Broncos é sólido há muito tempo, mesmo com várias trocas de OL e RBs No momento, os corredores são RB Selvin Young, em seu segundo ano, e o veterano Michel Pittman, adquirido do Buccaneers, além do RB/FB Cecil Sapp, excelente bloqueador que deverá liderar as corridas. Aproveitando-se da preocupação adversária com as corridas, Shanahan adora uma jogada em play-action (finge-se uma corrida e executa um passe). QB Jay Cutler se encontra muito bem adaptado. Resta saber como estará depois de ter sido diagnosticado diabético. WR Brandon Marshall teve um excelente desempenho em 2007 e deve repetir em 2008. Darrell Jackson é o segundo receiver, mas tem sofrido com as contusões nas últimas temporadas.

Dona de umas melhores secundárias da liga, passar contra o Broncos não é fácil. CB Champ Bailey é o melhor da liga e CB Dre Bly acaba sendo alvo dos QBs que fogem de Bailey e não decepcionam. Com isso, o treinador decidiu tirar o SS um pouco da cobertura de passe e utilizá-lo no jogo corrido. O veterano e excelente John Lynch não aceitou e foi dispensado. Marquand Manuel foi contratado para o seu lugar. Contra a corrida, a defesa do Broncos é a terceira pior. LB DJ Williams e DE Elvis Dumervill são os destaques do setor, que precisa melhorar muito.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: Correm por fora - Super Bowl: Pequenas

San Diego Chargers

O Chargers é uma das equipes com mais jogadores talentosos, mesmo assim nos últimos anos sofreu nas mãos dos rivais Patriots e Colts nos playoffs e não chegou a Super Bowl.

Possui hoje o melhor RB da Liga, LaDaniam Tomlinson, que possui estatísticas incríveis em todos os aspectos do jogo corrido. O seu miolo de barreira (LG, C, RG), considerado o melhor da liga, continua forte, apesar de ter perdido nesta temporada seu fiel e incrível bloqueador FB Lorenzo O'Neal, o melhor FB que vi jogar, que aposentou. Os números podem cair, mas não deixarão de ser brilhantes. A dúvida no ataque está no jogo de passe. QB Philip Rivers não se mostrou o grande jogador que prometia e vem se tornando um QB mediano. Entre os recebedores, destaque para o TE Antonio Gates, considerado o melhor da história.

Uma das mais agressivas defesas da NFL, os Chargers lideraram a NFL em Turnovers forçados na temporada passada. DT Jamal Williams, DE Luis Castillo e OLBs Shaun Phillips e o sensacional Shawn Merriman são os terrores dos QBs adversários. Na secundária, com 12 interceptações na temporada passada, CB Antonio Cromartie mostra que é loucura lançar contra ela.

Palpite do Blog: Primeiro lugar da divisão - Playoffs: Dificil vê-los de fora - Super Bowl: Terá que aprender a jogar os playoffs

Oakland Raiders

O Raiders que perdeu o rumo após perder o Super Bowl em 2002, parece estar reencontrando o seu caminho.

No ataque, o técnico de linha de ataque, Tom Cable, implementou o sistema de bloqueio em zona e transformou o 29º jogo corrido de 2006 no 6º em 2007. Se o recém draftado, o espetacular RB Darren McFadden, corresponder às expectativas, o jogo corrido irá mais longe. Entretanto o jogo de passe ainda não deverá ser realidade no Raiders. QB JaMarcus Russell possui um dos braços mais potentes, mas ainda não aprendeu a usá-lo. Para completar, apenas o recém contratado WR Javon Walker é um receiver confiável.

Cedendo uma terível média de 4.8 jardas por jogo em corrida, o Raiders terá que evoluir nesse aspecto para ter algum sucesso. O grande problema é a linha de LBs. Kirk Morrison e Thomas Howard são muito bons contra o passe. O recém contratado, o excelente SS Gibril Wilson, terá papel importante para conter a corrida, pois com a contratação do também excelente CB DeAngelo Hall, ele não será tão necessário na cobertura de passe quanto no jogo corrido.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: Dificil - Super Bowl: Milagre

Kansas City Chiefs

O Kansas Chiefs foi muito mal em 2007 (4-12) e não fez grandes mudanças para alterar o quadro. QB Brodie Croyle não demonstra dar a segurança necessária para a posição, mesmo com bons recebedores como WR Dawne Bowe e TE Tony Gonzales. RB Larry Johnson é uma grande dúvida para essa temporada. Primeiro em relação à sua saúde e segundo por conta da linha de ataque. Depois de ter dominado por alguns anos, este setor vem renovado para 2008, depois de ter sucumbido em 2007. Foi a pior linha para correr e a quarta pior protegendo o QB. Quatro dos cinco titulares serão novos jogadores, sendo o três vezes Pro Bowl G Brian Waters o único remanescente.

A defesa deve sofrer, apesar de bons LBs como Napoleon Harris, Donnie Edwards, Derrick Johnson e o recém contratado Demorrio Williams. A linha de defesa perdeu seu grande astro, DE Jared Allen, e nem mesmo a contratação do DT Glenn Dorsey será suficiente para suprir sua falta. O Chiefs terá problema em pressionar os QBs adversários. Com isso a secundária terá que se superar, pois é apenas mediana.

Palpite do Blog: Quarto lugar da divisão - Playoffs: Dificil - Super Bowl: Milagre

NFC West

Seattle Seahawks

Depois de anos contando com um excelente jogo corrido, proporcionado pelos aposentados RB Shaun Alexander e FB Mack Strong, a equipe optou por dar preferência ao jogo de passe, liderados pelo bom QB Matt Hasselback. Entretanto as graves contusões de seus três principais recebedores (WR Bobby Engram, Nate Burleson e Deion Branch) deverão fazer a equipe mudar de idéia. Recém contratados RB Julius Jones e TJ Ducket carregarão a bola, liderados pelo talentoso FB Leonard Weaver, e deverão fazê-lo com mais freqüência. Mas dependerão de uma Linha de Ataque bastante desentrosada. Contusões impediram que os titulares treinassem juntos na pré-temporada e deverão ter problemas nos primeiros jogos.

A previsão dos especialistas é de uma defesa dominante nesta temporada. DE Patrick Kerney, o problemático DT Rocky Bernard, LBs Leroy Hill, Julian Peterson e Lofa Tatupu CB Marcus Trufant são as estrelas desta equipe, entretanto as contusões na linha de defesa podem desmoronar o sistema defensivo, pois ele se baseia no domínio da Linha.

Mesmo com todos esses problemas, espera-se que o Seahawks conquiste pela quinta vez consecutiva o título da pior divisão da NFL.

Palpite do Blog: Primeiro lugar da divisão - Playoffs: Não deverá ter problemas - Super Bowl: Dependerá de superação e sorte

Arizona Cardinals

O Arizona Cardinals é a equipe que pode tirar o título da divisão do Seahawks. Dona de uma das mais talentosas equipes de WRs da liga (Larry Fitzgerald e Anquand Boldin são os principais nomes), o jogo aéreo é o forte dos Cardinals. Veterano QB Kurt Warner assumiu o lugar de titular, pois a jovem promessa Matt Leinart parece que ficou na promessa. Outro veterano, RB Edgerrin James faz o que pode e terminou com mais de 1000 jardas na temporada passada. O problema é a falta de outros bons corredores, o que sobrecarrega James, ficando este mais suscetível a contusões, o que seria desastroso para o Cardinals.

A defesa do Cardinals, uma das piores contra o passe em 2008, fez muito pouco para melhorar. SS Adrian Wilson é a estrela solitária dessa secundária que deve sofrer novamente. Como os adversários passam muito, parar a corrida não é um grande problemas. Destaques para DE Darnell Dockett e LB Karlos Dansby.

Nos especiais, os chutes foram o problema. Depois de uma excelente temporada em 2006, K Neil Rackers errou bastante em 2007. Vamos ver como se sai nesta temporada. Punter Dirk Johnson foi contratado para resolver os problemas.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: Precisará superar o Seahawks - Super Bowl: Remotíssimas

St. Louis Rams

Boas notícias para o Rams. Sua linha de ataque, melhor da NFL por várias temporadas e dilacerada por contusões nas últimos anos, pode estar de volta. Destaque para o fantástico LT Orlando Pace. Com isso, o jogo corrido, conduzido pelo excelente RB Stephen Jackson, deve estar de volta. Más notícias para o Rams. As boas notícias acabaram. Saída do WR Isaac Bruce e contusão de Drew Bennett. Tory Holt será o receiver solitário do QB Marc Bulger, em clara decadência.

A defesa, segunda que levou mais pontos em 2007 (438), tentará roubar o posto de pior, hoje o ocupada pela defesa do Detroit Lions. DT Leonard Little é o único talento na linha de defesa, mas aos 34 anos e voltando de uma grande contusão, deverá revezar o tempo em campo com reservas que não merecem muitos comentários. LB Will Witherspoon é um fantástico talento e merecia equipe melhor. LB Pisa Tinoisamoa poderia ser esse companheiro, mas não termina uma temporada inteiro desde 2005. SS O.J. Atowge liderou a NFC com 8 interceptações em 2007, mas seus companheiros não ajudam e o Rams deve continuar como um dos piores contra o jogo aéreo.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: Milagre - Super Bowl: Parecidas com as do Dolphins, precisando de apenas 4

San Francisco 49ers

Parece que o 49ers entra na temporada disposto a ter o primeiro pick do draft em 2009, reservado à pior campanha de 2008. QB Shaun Hill foi o titular em três partidas em 2008. Campanha 2-1, 501 jardas passadas, 5 TDs, 1 INT, 101.3 Rating. Será o titular em 2008?. Não. J.T O'Sullivan, em seu sexto ano na NFL, vem para ser o titular. Currículo: 5 jogos, nenhum como titular, 148 jardas, 1 TD, 2 INT. Gostaria que fosse, mas não é piada. A boa notícia é que o primeiro pick do draft de 2005, QB Alex Smith, ridiculo em seus três anos como titular, não deve jogar mais nesta temporada, por conta de uma contusão no ombro. A aposentadoria do futuro Hall da Fama, G Larry Allen, piora um setor que já foi ruim em 2007. Resta saber se os bons RBs Frank Gore e DeShaun Foster correrão sem uma linha de ataque eficiente. TE Vernon Davis e WR Isaac Bruce são excelentes receivers, mas será que a bola chegará neles? Eu não apostaria meu dinheiro.

Para não desanimar os torcedores do 49ers (sou um deles), a defesa vem se arrumando. LB Patrick Willis liderou a NFL em Tackles em 2007, seu ano de calouro e é o líder da defesa que contém os excelentes DE Justin Smith, LB Takeo Spikes, CB Nate Clements, FS Michael Lewis.


Palpite do Blog: Quarto lugar da divisão - Playoffs: Já faz algum tempo em que esse assunto é mito no 49ers - Super Bowl: Só em DVDs de Joe Montana, Steve Young e Jerry Rice

Um comentário:

Alexandre Matos disse...

Deu até pena do 49ers...