domingo, 28 de setembro de 2008

Nada como um dia após o outro

O lendário fundista etíope Haile Gebrselassie, recordista mundial da maratona, havia se envolvido em uma polêmica sobre sua participação na maratona olímpica, em Pequim. Por sofrer de asma, Haile avisou que não disputaria a maratona. Segundo ele, a poluição do ar de Pequim seria danoso à sua saúde numa prova mais longa. A posição de Gebrselassie causou reação adversa no técnico da equipe etíope, que chegou a afirmar que Gebrselassie estava velho demais e não aguentaria disputar a prova com a nova geração.

Hoje o maratonista respondeu na pista. Na Maratona de Berlim, a mais rápida do mundo, Haile cravou 2h03min59s, bateu o recorde mundial e se tornou o primeiro homem a correr os 42.195m da distância em menos de 2h04min. O recorde anterior, de 2h04min26s, havia sido estabelecido também por ele na edição 2007 da Maratona de Berlim.

A capital da Alemanha abriga a prova mais rápida da maratona. Pelo menos é o local onde mais se quebram recordes da distância. Foi lá que o brasileiro Ronaldo da Costa estabeleceu a melhor marca do mundo em 1998. Também foi lá que o queniano Paul Tergat tirou o recorde do brasileiro. E agora Gebrselassie faz história em terras alemãs mais uma vez.

2 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Acho q a do Ronaldo da Costa foi em 99 nao?

Alexandre Matos disse...

Foi em 98. Ta até rolando uma comemoração pelos 10 anos do recorde. Sábado passado teve uma corrida comemorativa na cidade dele.