quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Kickoff para a NFL - Parte 1

Por Gustavo Barretto

Hoje, dia 4 de setembro, inicia um dos maiores espetáculos esportivos do mundo, o campeonato da NFL. Trinta e dois times batalham para chegar no evento esportivo mais assistido do mundo, o Super Bowl, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro de 2009, em Tampa, na Flórida. A NFL é um dos campeonatos mais imprevisíveis do mundo, nos últimos três anos pelo menos metade dos participantes dos playoffs do ano anterior ficaram de fora. Mesmo assim o Arquibancada Digital ousa dar seus palpites para o que se espera para essa temporada.

Como temos muitos times, divisões e duas conferências, de hoje até domingo lançaremos quatro posts apresentando os times, os craques, candidatos ao título, etc. Vamos começar com as divisões East da AFC (American Football Conference) e da NFC (National Football Conference).

AFC East

O Patriots é o favorito e dificilmente perderá esta divisão. Jets e Bills devem lutar pelo segundo lugar e, acertando alguns detalhes, podem lutar pela vaga nos playoffs. O Dolphins está reconstruindo a equipe, depois do desastroso 1-15 ano passado e deverá ser o lanterna.

New England Patriots

O Patriots é considerado o grande favorito para a conquista da divisão e também do Super Bowl. A equipe que terminou a temporada regular em 2007 com 16-0 e perdeu na final do Super Bowl mudou muito pouco, mantendo a base, tendo uma excelente linha de defesa e linebackers. Entretanto, a equipe sofreu uma considerável perda na offseason. O CB Asante Samuel foi para o Eagles e enfraqueceu a secundária, que é considerado o ponto fraco. Para reforçar, a equipe contratou nesta segunda (01/09) Deltha O'Neal, duas vezes Pro Bowl, dispensado pelo Cincinatti Bengals após uma temporada de contusões em 2007.

O ataque que foi a grande arma do Patriots, que terminou com a fantástica média de 411 jardas por partida, bem à frente do segundo colocado, Packers (370). Tom Brady e Randy Moss lideram este ataque sensacional e é esperada outra grande temporada, pois outros grandes coadjuvantes, como Wes Welker, Laurence Maroney, Kevin Faulk e Benjamin Watson permaneceram na equipe. Todavia, a Linha de Ataque, calcanhar de Aquiles no Super Bowl, pode ser o ponto fraco deste ataque. Apesar de ter três jogadores de Pro Bowl do Center para o lado esquerdo da Linha, C Dan Koppen, LG Logan Mankins e LT Matt Light, o lado direito sofre. Uma contusão grave tira o RG Stephen O'Neal dos seis primeiros jogos da temporada, o RT Nick Kaczur, considerado o pior da linha de ataque, enfrenta uma contusão no pé e seu reserva imediato, Ryan O'Callaghan, está fora da temporada com uma contusão no ombro.

Poucas mudanças, Bill Belichick, Tom Brady, Randy Moss certamente levarão a divisão e serão sérios candidatos ao título.

Palpite do Blog: Campeão da Divisão - Playoffs: somente contusões em jogadores chaves tiram os Patriots dos playoffs - Super Bowl: grandes chances de chegar lá.

New York Jets

O Jets foi um dos times que mais se movimentou para esta temporada. A grande contratação foi do lendário quarterback e futuro Hall da Fama Brett Favre, que já tinha anunciado sua aposentadoria. Sem ter passado por condicionamento na offseason e tendo apenas quatro semanas para se adaptar a um novo sistema de ataque, a vida dele não será fácil. Ainda pesa a histórica dificuldade de quarterbacks que jogam no sistema West Coast a se adpatar a outros sistemas, mas Brett Favre é Brett Favre. Dois excelentes Receivers, Laveranues Coles e Jerrico Cotchery, e três TEs, Chris Baker, Bubba Franks (ex-companheiro de Favre no Packers) e o calouro promessa Dustin Heller, prometem ser alvos muito bons para os passes de Favre. Na Linha Ofensiva, o Jets gastou uma fortuna no fantástico G Alan Faneca, Pro Bowl e campeão
pelo Steelers, e o polivalente Damien Woody, bicampeão pelo Patriots 2001 e 2003, para resolver seu principal problema na temporada passada.

Na defesa, o espetacular NT Kris Jenkins (tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente neste verão em Copacabana), três vezes Pro Bowl, assinou um contrato de 35 milhões de dólares por 5 anos para resolver os problemas da Linha Defensiva. Resta saber se as contusões farão parte do passado. Na linha de LBs, Jonathan Vilma e Victor Hobson foram substituídos por David Harris, que veio do Cardinals, e Calvin Pace, ex-Lions, pois os dois primeiros tiveram dificuldades em jogar com a defesa 3-4. A secundária teve um bom desempenho e é esperado um resultado ainda melhor com os reforços na linha defensiva e linebackers capazes de colocar mais pressão no Quarterback adversário.

As contratações vieram, em posições deficientes, e é esperada razoável melhora de uma equipe que terminou com 4-12 na temporada passada. Mas ainda restam algumas dúvidas sobre o entrosamento, que historicamente assolam os times que contratam em demasia. Por isso não se espera uma campanha proporcional ao nível das aquisições.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: Correm por Fora - Super Bowl: Milagre

Buffalo Bills

Ao contrário dos seus rivais Patriots e Jets, o Bills aposta na sua defesa como principal arma nessa temporada. A contratação do excelente DT Marcus Stroud, três vezes Pro Bowl, ajudará o Bills a trancar a corrida pelo meio e, por sua capacidade de atrair marcação dupla, permitirá várias vezes que o DE Aaron Schobel, excelente pass rusher, receba marcação individual e consiga pressionar freqüentemente os QBs adversários. A aquisição do Outside LB Kawika Mitchell (ex-Giants), que entrará na sua quarta temporada no auge da forma e o draft do CB Leodis McKelvin, considerado por muitos uma futura estrela da liga, prometem transformar essa defesa que, repleta de contusões, foi muito mal em 2007.

O ataque estará centralizando no RB Marshawn Lynch, grande estrela da equipe na temporada 2007, seu ano como calouro. O também "segundo anista", QB Trent Edwards, é a esperança na principal ofensiva. O ganho de 6,8kg de músculo na offseason, mostram a dedicação que ele está tendo pra se tornar um dos grandes QBs da liga, apesar dos críticos duvidarem. A falta de Receivers é ponto fraco deste ataque. Lee Evans é a estrela solitária e acaba recebendo marcação dupla com freqüência.

Nos times especiais, o técnico Bobby April é chamado de "O Sultão dos Special Teams" e isso pode fazer a diferença em jogos apertados.

Se a equipe ficar livre de contusões, especialmente a defesa, pode brigar por uma vaga nos playoffs, mas corre por fora. A inexperiência de um time jovem e talentoso pode pesar na hora H.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: correm por fora - Superbowl: Milagre

Miami Dolphins

O Dolphins terminou a temporada 2007 com 1-15. Resultados assim obrigam uma revolução e é isso que o Dolphins pretende fazer nas próximas temporadas. A grande contratação foi fora de campo. Bill Parcells, renomado treinador campeão do Super Bowl, assumiu o cargo de Gerente Geral para comandar a revolução. O seu histórico de reconstruir equipes é fantástico e não há motivos para acreditar que será diferente no Dolphins. Infelizmente para o torcedor do Dolphins isso não acontece da noite pro dia e a expectativa é de um monumental trabalho a ser realizado nas próximas temporadas.

O draft do OT Jake Long mostra que o trabalho de Parcells se concentra no jogo corrido, aproveitando os talentos de Ronni Brown e do problemático mas talentoso Ricky Williams.
A defesa perdeu os veteranos Jason Taylor e Zach Thomas e não fez grandes contratações.

Palpite do Blog: Quarto lugar da divisão - Playoffs: milagre - Super Bowl: Para chegar lá, precisa das ajudas dos deuses de pelo menos cinco religiões diferentes.

NFC East

A melhor divisão da NFL tem quatro times em condições de chegar ao Super Bowl. Por força do regulamento, pelo menos uma destas equipes ficará de fora da pós-temporada, pois se classificam os quatro campeões de Divisão e dois Wild Cards. Na temporada passada os Wild Cards vieram desta divisão e não há motivos para crer que será diferente em 2008.

Dallas Cowboys

O Dallas Cowboys entra na temporada pensando em títulos. O ataque manteve sua espetacular linha de ataque, a melhor da NFL. QB Tony Romo, WR Terrell Owens, WR Patrick Crayton, TE Jason Witten e RB Marion Barber formam uma equipe de legíveis excelente, que produzirão estragos nas defesas adversárias. Entretanto, a saída do WR Terry Glenn limitou a versatilidade deste ataque, além de sobrecarregar os titulares e deixá-los mais suscetíveis às contusões. A saída do RB Julius Jones poderá produzir o mesmo efeito caso o calouro Felix Jones (1st Round Pick) não corresponda à expectativa.

Uma das melhores defesas da NFL, especialmente contra o jogo corrido, manteve dez dos titulares, adicionando o espetacular veterano Zach Thomas (sete vezes Pro Bowl) que vai para a sua 13a temporada. A dúvida é se ele se livrará das contusões que permitiram apenas 5 jogos na temporada passada. A equipe contratou também o tão espetacular quanto problemático NT Tank Johnson. A dúvida será se ele terá mais sacks do que prisões nessa temporada.

Nos especiais espera-se que o técnico tenha conseguido trabalhar melhor as equipes de chute (Kickoff Team e Punt Unit), ponto fraco da equipe em 2007, pois permitiram excelentes posições de campos aos adversários.

Chegar aos playoffs não parece ser problema para o Cowboys, salvo grandes contusões. Resta saber se a equipe irá render nos jogos decisivos o que rende na temporada regular, afinal, nas duas últimas temporadas a equipe perdeu em jogos em que eram considerados favoritos.

Palpite do Blog: Primero lugar da divisão - Playoffs: presença garantida, exceto por contusões - Superbowl: grandes chances de estar lá.

Washington Redskins

Ao contrário de outras temporadas, o Redskins não torrou dinheiro em contratações milionárias. O ataque se manteve o mesmo, mas o sistema não. O novo treinador Jim Zorn decidiu utilizar a West Coast Offense, sistema no qual o QB Jason Campbell se saiu bem na Universidade. Bons RBs (Clinton Portis e Ladell Betts) e a versatilidade dos TEs (o excelente Chris Cooley e do calouro Fred Davis) permitirão o uso de Screens e passes curtos característicos do novo sistema. A dúvida no novo sistema são os WRs. Apesar de talentosos, Santana Moss e Antwaan Randle El não tem o biotipo do novo sistema que requer mais presença física. Os calouros Devin Thomas e Malcolm Kelly foram draftados pensando nisso, mas a falta de experiência e as contusões no Training Camp indicam que não será em 2008 que eles serão eficazes.

A defesa contratou o fantástico DE Jason Taylor que, junto com o outro DE Andre Carter, fazem uma dupla fantástica de pass rushes, e se conseguirem se manter inteiros na temporada, serão os pesadelos dos QBs adversários, melhorando a defesa contra o passe. Quarta melhor defesa contra o jogo corrido em 2007, não há motivos para duvidar do mesmo desempenho em 2008.

Para repetir 2007 e chegar aos playoffs, o Redskins precisará passar pela mais competitiva divisão da NFL, superar os problemas de contusões que afetaram o Training Camp e torcer para que o ataque se adapte ao novo sistema, que nem sempre ocorre na primeira temporada.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: está entre os seis melhores times da Conferência, mas o equilibrio da divisão pode atrapalhar - Super Bowl: Tem defesa para estar lá, mas o ataque precisa melhorar muito o rendimento para ter chances.

New York Giants

O atual campeão da NFL vem para temporada 2008 correndo sérios riscos de nem chegar aos playoffs. A defesa perdeu jogadores chaves e precisará se superar para manter o nível. A linha de defesa que atormentou Tom Brady no Super Bowl passado sofreu duas pesadas baixas: Michel Strahan aposentou e Osi Umenyora sofreu uma cirurgia no joelho e não joga nesta temporada. Para suprir a perda, o OLB Mathias Kiwanuka foi transformado em DE e a saída do outro OLB, Kawika Mitchell deixou a posição com jogadores de qualidade duvidosa. O Coordenador de Defesa Steve Spagnuolo terá muito trabalho para manter seu sistema de pass rush que liderou a NFL em 2007, com 53 sacks. Mesmo com a saída do FS Gibril Wilson não há motivos para duvidar da secundária do Giants, repleta de bons CBs.

O ataque não sofreu tanto, apesar de ter perdido o TE Jeremy Shockey, pois o reserva TE Kevin Boss mostrou sua importância e eficácia no ano passado. A linha de ataque continua fenomenal e é uma das melhores da NFL. O QB Eli Manning ganhou confiança após o título e o MVP do Super Bowl será um jogador mais tranqüilo, sem a insegurança de temporadas passadas.
Para voltar aos playoffs a equipe dependerá de seu ataque, pois a defesa passa por um período de reestruturação, o equilibro da divisão dificultará esse trabalho.

Palpite do Blog: Quarto lugar da divisão - Playoffs: está entre os seis melhores times da Conferência, mas o equilibrio da divisão pode atrapalhar - Super Bowl: tem ataque para estar lá, mas resta saber como será a defesa em 2008.

Philadelphia Eagles

O Eagles tem uma das equipes mais talentosas da NFL, mas alguns problemas críticos podem comprometer e, numa divisão como esta, não é surpresa ficar de fora dos playoffs, como ocorreu em 2007.

Mesmto tendo diversos problemas, o ataque foi o sexto melhor da NFL na temporada passada. Brian Westbrook é um dos Running Backs mais versáteis, excelente tanto correndo como recebendo passes curtos. O QB Donovan McNabb é um dos melhores da liga, se conseguir não se machucar. Contra ele vão dois problemas do ataque do Eagles: os Offensive Tackles estão envelhecendo e muitos duvidam da capacidade atlética para parar os velozes pass rushers liga afora e a contusão de seu WR1 Kevin Curtis enfraquece o jogo de passe. Mas marcar pontos nunca pareceu problema para o Eagles.

A defesa é a grande expectativa para essa temporada. Na Linha Defensiva os DEs Trent Cole e Juqua Parker produziram juntos média de 17.5 sacks por partida na última temporada. A aquisição do DE Chris Clemons, que produziu 7 sacks com o Raiders na temporada passada, promete elevar o nível de pass rush da equipe. A linha de LBs possui três jovens talentos que provaram seu valor na última temporada: Chris Gocong e Stewart Bradley impressionaram em sua temporada como calouros e devem voltar ainda melhores. Omar Gaither, entrando no seu terceiro ano, completa esta linha no mesmo nível de seus companheiros. Por fim, a secundária do Eagles promete show de grandes jogadas e interceptações. O fenomenal CB Asante Samuel, contrandado junto ao Patriots, mais os talentosos CBs Sheldon Brown e Lito Shepard , FS Brian Dawkins e SS Quintin Mikell formam uma das mais completas secundárias da liga.

Os times especiais foram o problema em 2007. O Kicker David Ackers não esteve bem e as equipes de retorno foram superadas, deixando o time iniciar suas campanhas em posições ruins. A equipe trabalhou forte nesse aspecto no Training Camp e promete nova realidade em 2008.

Acredito que o Eagles volte aos playoffs, mas para ir além dependerá da saúde de McNabb e Curtis e do desempenho de seus especiais.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: Deve alcançar, apesar da duríssima divisão - Superbowl: tem elenco para chegar lá, mas a saúde de seus jogadores chaves será um fator fundamental.

2 comentários:

Alexandre Matos disse...

Excelente post inicial.

Acho que o Patriots vai jogar engasgado, depois de perder surrealmente o Super Bowl, quando chegou la numa temporada perfeita.

E a grande questão da temporada: como torcer contra Brett Favre? Acho que serei Jets desde pequeno =D

pedrop8 disse...

O post está tão explicado que estou quase indo numa casa de apostas botar uma fé nesses palpites.