domingo, 21 de setembro de 2008

Colou!

Como era esperado, o Palmeiras colou no Grêmio definitivamente. Com a vitória alviverde por 2 a 0 contra o Vasco, somada ao empate sem gols entre Atlético-PR e Grêmio, a distância entre o líder e o segundo cai para apenas um ponto (50 a 49). O Cruzeiro, que venceu o Figueirense fora e o Flamengo, que passou pelo Ipatinga, completam o G-4. Também como esperado, a rodada reservou jogos encardidos para os times da parte de cima da tabela.

Apesar da vitória por dois gols, o Palmeiras levou um calor do Vasco no final do jogo. Mas como o que vale são os 3 pontos, o Palmeiras ficou a um da liderança, é o time com mais vitórias no campeonato (primeiro critério de desempate) e melhor ataque. Ponto positivo para o bonito gol do Diego Souza, que está jogando muito. O time cruzmaltino correu mais do que na derrota de quarta pela Sul-Americana, motivado pela estréia do técnico novo. Este deve ser o principal mote do time para se manter na série A, porque se depender apenas da qualidade do time (e por que não do técnico?), a parada é indigesta. O Vasco, em 17º, segue na zona de degola.

Já o Grêmio mostrou duas coisas: que o jogo na Arena realmente não seria fácil e que o time está mostrando queda em relação ao turno. Apesar de ter dominado o jogo, parou no goleiro Galatto, não conseguiu marcar contra o fraco adversário e ainda reclamou um pênalti não marcado aos 42min do segundo tempo. Com o empate, o Grêmio chega a 6 pontos ganhos nos últimos 18 disputados. Faltando 12 rodadas, para quem quer ser campeão, é uma queda de rendimento no pior momento possível. No Tricolor Gaúcho estreou hoje o grandalhão Richard Morales, que não teve coragem de vir jogar no Flamengo (ainda bem).

No Maracanã, 3 pontos na conta. Mas, como eu imaginava, foi um joguinho cachorro. O Flamengo teve o domínio territorial, perdeu gols, mas jogou mal e ainda levou uns sustos no final. O resultado de 1 a 0, gol de Marcelinho Paraíba, resumiu bem o jogo. Valeu pela estréia do Gonzalo Fierro e para mostrar que o argentino Rubens Sambueza não pode ser reserva do time. A diferença do toque de bola, domínio e visão de jogo do argentino para a grande maioria dos meias que atuam no Brasil é grande. Se ele agüentar jogar 90 minutos, vai fazer o time crescer muito. Caio Junior deu motivos para as reclamações: mexeu mal no time, lançou o desgastado Obina, depois de ter treinado Vandinho e Josiel a semana inteira e insiste em não tirar Ibson, que está merecendo um banco. Se os fins justificam os meios, o time voltou para o G-4. Mas para ser campeão vai ter que jogar mais.

Em Porto Alegre, possivelmente o grande resultado da rodada. Pela primeira vez no campeonato, o Internacional emplaca 3 vitórias seguidas, ao bater o Vitória por 1 a 0. Chegou aos 39 pontos e está a quatro do G-4. Vai para o Gre-Nal de domingo embalado, em melhor fase que o rival e ainda joga em casa. Vai incendiar de vez o campeonato.

Já o Botafogo, que perdeu de virada para a ex-lanterna Portuguesa e caiu para a sexta posição, mostrou também que precisa de mais para almejar o título. Foi o único time que perdeu 6 pontos para a Lusa. Pelo time que tem, uma vaga na Libertadores já seria um prêmio e tanto para o Botafogo. Pensar em título é um pouco exagerado.

No sábado, o Fluminense mostrou que realmente está disposto a pagar suas dívidas com a moral e a decência. Chegou a ser prejudicado pela arbitragem, que não deu um pênalti claro sobre Washington logo no início do jogo e ainda deu o terceiro amarelo para o atacante, que não enfrenta o Botafogo na próxima rodada. Levou 1 a 0, virou o jogo ainda no primeiro tempo, mas entregou o ouro no segundo. O terceiro gol do Coritiba, em falha ridícula de Tartá, resume bem o atual momento do Tricolor.

Também no sábado, a sensação do returno fez mais uma vítima. O Goiás não tomou conhecimento do Santos e atropelou o rival mais uma vez. Depois de fazer 4 a 0 na Vila no turno, lascou 4 a 1 no Serra Dourada ontem. Fez o primeiro gol com 1 minuto, com 3 fez o segundo e com 13 já ganhava por 3 a 0. Fez o quarto aos 8 do segundo tempo. Somente aos 30 o Santos fez seu gol de honra. Com a quarta vitória seguida, o Goiás, ex-candidato ao rebaixamento, já é o 9º e faz contas reais para conquistar uma vaga na Libertadores.

Veja abaixo todos os gols da 26ª rodada:

Um comentário:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

A marronzice da imprensa carioca vai ajudar o Vasco a escapar do rebaixamento. O time ja precisa jogar com a corda no pescoço sendo q entrou recentemente na Zona de Rebaixamento. Ao contrário do Fluminense, sempre beneficiado com a condescendência dessa imprensa porca, onde todos consideram normal e que a qualquer momento eles sairão desta incômoda situação. Depois, quando abrirem o olho a vaca já foi pro brejo. E é por isso que eu digo:
Ao tetra, Fluzão!