segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Kickoff para a NFL - Parte 3

Por Gustavo Barretto, apresentando as divisões South

AFC South

Jacksonville Jaguars

Dono de um dos melhores jogos corridos da liga, o Jaguars dos RBs Maurice Jones Drew e Fred Taylor devem repetir grandes números. QB David Garrard teve uma excelente temporada em 2007 e promete ser melhor em 2008, mas as contusões que vem incomodando WRs Reggie Williams e Jerry Porter podem atrapalhar. Entretanto WR Troy Williamson chega pra acabar com a má impressão deixada no Vikings depois de ser draftado como sétimo pick e não ter rendido o que se esperava dele.

A aposta da defesa está na linha de Linebackers. Mike Peterson é um dos melhores da NFL, desde que fique inteiro. Darryl Smith, Justin Durant e Clint Ingram são os outros bons jogadores da posição. Na linha defensiva, DT Marcos Stroud saiu deixando John Henderson como estrela solitária da linha defensiva. A dúvida está na secundária. SS Reggie Nelson substitui Sammie Knight, que partiu, e Brian Williams trocou de posição deixando de ser CB para se tornar o FS.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: Grandes chances se a equipe se mantiver com poucas contusões - Super Bowl: As chances existem, mas não são elevadas

Indianapolis Colts

Após o título em 2006, o Colts parece ser uma equipe em decadência. Algumas de suas estrelas sofrem com contusões e a idade vai chegando, mas nem por isso deixa de ser uma equipe a ser considerada quando se fala de título.

O Ataque continua fortíssimo. Apesar da cirurgia no joelho, QB Payton Manning deve colocar números expressivos mais uma vez. WR Reggie Wayne e TE Dalla Clark foram muito consistentes em 2007 e devem repetir. WR Anthony Gonzales teve boa participação em seu ano de calouro e deve melhorar ainda mais. A dúvida fica por conta do superastro WR Marvin Harrison e alvo preferido de Manning, que, chegando aos 36 anos, tenta se recuperar de uma cirurgia que o afastou de grande parte da temporada passada. Entretanto, a linha de ataque, sempre uma das melhores da NFL, terá sérios problemas. G Jake Scott foi para o Titans, C Jeff Saturday operou o joelho e não tem previsão de retorno e LG Ryan Lilja está na lista de contundidos e não retorna antes da rodada 7. Sem o miolo de sua linha de ataque, RBs Joseph Addai e Dominic Rhodes, que voltou à equipe nesta temporada, terão dificuldades em correr.

O Colts teve a defesa que menos sofreu pontos na temporada regular passada (262) e a terceira que cedeu menos jardas (279.7 por jogo) e em 2008 não deve mudar o panorama. DEs Richard Mathis e Dwight Freeney são as estrelas da linha defensiva, mas sofrem com contusões. LBs Gary Brackett e Freddy Keiaho são excelentes e SS Bob Sanders é a grande estrela da secundária, que contém os bons FS Anthony Bethea e CB Kevin Hayden.

Os times especiais são a dor de cabeça do Colts. MVP do Super Bowl com o Patriots, K Adam Vinatieri foi 0-3 em FGs de mais de 40 jardas. As esperanças na melhora do retorno estavam no RB T.J Rushing, mas uma contusão no joelho acabou com a temporada dele.

Palpite do Blog: Primeiro lugar da divisão - Playoffs: Dificilmente não estarão lá - Super Bowl: Nunca deve se desprezar as chances de Payton Manning levar sua equipe

Tennessee Titans

O Titans entra nesta temporada sem grandes esperanças. Seu QB Vince Young está mais pra RB. Seu rating de 71.1 na última temporada é muito ruim para um QB titular. Para completar, o Titans possui uma das piores equipes de WRs da NFL. O recém adquirido TE Alge Cumpler deve ser o alvo favorito de Vince Young, mas é muito pouco. O jogo corrido deve ser a essência deste ataque, quinto melhor em termos de jardas, vigésimo-sexto em jardas por corrida. Com estes números, percebe-se que a equipe corre muitas jardas porque passa pouco.

A defesa carregou a equipe nas costas ano passado e deve repetir em 2008. DT Albert Haynesworth, DEs Javon Kearse e Kyle Vanden Bosch são as estrelas de uma excelente linha defensiva. Kevin Bulluck e David Thornton são excelentes LBs. CB Nick Harper é a estela da secundária, ao lado do SS Chris Hope.

Os Times Especiais são excelentes, com destaque para K Rob Tironas e o retornador Chris Johnson.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: Não se pode desprezar uma equipe que terminou 10-6 sem ataque em 2007. Se o ataque jogar, a equipe luta pelas vagas - Super Bowl: playoff até dá, mas Super Bowl é demais.

Houston Texans

Os Texans vem aos poucos montando uma equipe. No ataque,a contração em 2007 do QB Matt Schaub deu solidez ao jogo aéreo enquanto ele se manteve livre das contusões. Para receber seus passes, Schub tem WR Andre Johnson, um dos mais talentosos da liga, mas que sofreu também em 2007, além do WR Kevin Walter e do TE Owen Daniels. Para elevar ainda mais o ataque em 2008, o Texans investiu na linha de ataque. O draft do LT Duane Brown (primeiro round) e principalmente da contratação do técnico de Linha Ofensiva Alex Gibbs, considerado o pai do Zone-Blocking (sistema de bloqueio por zona), devem permitir a implantaçào do jogo corrido, muito mal em 2007, com apenas 99.1 jardas por jogo. Mas para que isso aconteça, dependerá também da saúde do RB Ahman Green.

A defesa também vem sendo montada aos poucos, mas ainda precisa de mais consistência O trabalho começou na linha defensiva com os drafts do DT Travis Johnson, em 2005, DE Mario Williams em 2006 e do DT nigeriano Amobi Okoye em 2007, tornando este o setor mais forte. O MLB DeMeco Ryans é a estrela dessa defesa. Calouro do ano em 2006 e titular do Pro-Bowl em 2007 ao seu lado, WLB Morlon Greenwood também se destaca. A secundária é o ponto fraco e deve ser bem explorada pelos adversários. Este problema ainda é agravado pelo fato do único destaque, CB Dunta Robinson, ter realizado uma cirurgia no joelho e só ter previsão de retorno na segunda metade da temporada.

Palpite do Blog: Quarto lugar da divisão - Playoffs: Reduzidas - Super Bowl: Chances remotíssimas

NFC South

Tampa Bay Buccaneers

Uma das defesas mais sólidas da NFL nos últimos anos, o Buccaneers precisa melhorar seu desempenho ofensivo em 2008. O jogo corrido, contendo RBs Earnest Graham, o recém adquirido Warrick Dunn e o contundido, mas com previsão de retorno no meio da temporada, Cadillac Williams, devem produzir boas jardas. O jogo aéreo conta com o preciso QB Jeff Garcia, mas apresenta uma deficiente linha de recebedores, que precisa melhorar. Apenas o veterano Joey Galloway oferece consistência. Os demais dependem de acordar num bom dia.

Na defesa, destaque para futuro Hall da Fama LB Derrick Brooks, LBs Cato June e Barrett Rudd, além do espetacular CB Ronde Barber.

Palpite do Blog: Segundo lugar da divisão - Playoffs: Boas chances, mas terá que produzir mais no ataque - Super Bowl: Não é impossível, mas terá que se superar.

Atlanta Falcons

O Falcons teve uma temporada desastrosa em 2007 (4-12) e tem um trabalho grande a frente. O ataque aposta numa promessa, o calouro QB Matt Ryan. Talento ele mostrou na universidade, resta saber se repetirá o desempenho entre os profissionais. Se for bem, o Atlanta pode melhorar bastante em relaçào a 2007, porque o jogo corrido deve ser consistente com os RBs Michel Turner (ex-Chargers) e Julius Norwood. Entre os recebedores, destaque para WR Roddy White.

Na defesa, LBs Keith Brooking e Michael Boley são os destaques, especialmente pela fraqueza da linha defensiva, limitada ao DE John Abraham em termos de talento. A secundária, terrível em 2007, conseguiu piorar em termos de talento. CB DeAngelo Hall foi para o Raiders e Von Hutchins, adquirido junto ao Texans, com contrato de 9 milhões, teve uma fratura no primeiro dia do Training Camp e não joga em 2008.

Os especiais do Falcons estão entre os melhores da NFL Contratou o excelente kicker Jason Elam e possui um dos melhores punters da liga, Michael Koenen, que conseguiu 20 punts dentro das 20 jardas contra 5 touchbacks.

Palpite do Blog: Quarto lugar da divisão - Playoffs: Pequenas - Super Bowl: Milagre

Carolina Panthers

O Carolina Panthers possui alguns bons talentos e pode surpreender. O ataque dependerá do QB Jake Delhomme se manter inteiro, diferente do que ocorreu em 2007. WRs Mushim Muhammad e Steve Smith são excelentes e certeza de bons passes completos. Entretanto Steve Smith está suspenso pela própria equipe por dar um soco em um companheiro e quando esse tipo de coisa acontece, não se espera grande coisa. RBs DeAngelo Williams, calouro Jonathan Stewart e Nick Goings são bons, mas não brilhantes. Destaque negativo vai para linha de ataque, especialmente seu miolo.

A outrora linha de defesa dominante, hoje não mete grande medo. Foi perdendo jogadores e hoje se limita ao grande DE Julius Pepper. Promessa de sobrecarga para a linha de Linebackers, ponto forte da defesa. Jon Beason e o recém adquirido Landon Johnson. A secundária tem bons nomes, como os CBs Ken Lucas e Chris Gamble.

Palpite do Blog: Terceiro lugar da divisão - Playoffs: Terá que superar uma difícil divisão - Super Bowl: Não é impossível, mas terá que se superar.

New Orleans Saints

O Saints promete ser um dos melhores ataques da NFL. Dono de uma das melhores linhas de ataque da liga, com destaque para LT Jammal Brown, Mike Karney, um dos melhores Full Backs da liga, e com a contratação do excelente TE Jeremy Shockey, não há razões para que RBs Reggie Bush e Deuce McAllister não façam a festa nas defesas adversárias.

QB Drew Brees dá consistência a um jogo aéreo, que terá como principais alvos WR Marques Colston e o TE Jeremy Shockey. WR Devery Henderson é uma incógnita. Excelentes números em 2006. Decepção em 2007. Como será 2008? Se repetir 2006, será difícil parar este ataque.

A defesa, terceira pior em 2007, é o grande problema do Saints. A aposta na melhora está na linha defensiva. DT Brian Young receberá a ajuda do calouro DT Sedrick Ellis (primeiro round) para aumentar da pressão no interior da barreira, abrindo espaços para DEs Will Smith, Charles Grant e o recém adquirido Bobby McCray. Se a linha defensiva fizer seu trabalho, o excelente MLB Jonathan Wilma será dominante e a defesa subirá bastante de produção. Entretanto será surpresa se a secundária for produtiva.

Palpite do Blog: Primeiro lugar da divisão - Playoffs: Boas chances - Super Bowl: Não é impossível, mas terá que se superar.

2 comentários:

Antonio disse...

Eu assisti o Carolina Panthers ao vivo, na temporada que eles estrearam. Achei que a franquia tinha fechado, mas fico feliz que não.

Como disse, fazem anos que não vejo um jogo de F.A.

Alexandre Matos disse...

Barrettao,

Confirmada a ruptura de ligamento do Tom Brady.

Diz ai o que vai ser do Patriots com o QB reserva. Parece q ele é bola tb, ne?