segunda-feira, 14 de julho de 2008

Flamengo dinamita o Vasco e dispara na liderança


Mais uma vez o Flamengo aproveita uma rodada muito favorável para confirmar a excelente campanha e a liderança inequívoca do campeonato. Quase 80% de aproveitamento, 8 vitórias em 11 jogos, apenas uma derrota, melhor ataque, segunda melhor defesa, artilheiro do campeonato. Hoje no Maracanã o Flamengo implodiu o Vasco e não saiu com uma goleada histórica porque deu a impressão de se poupar no fim do jogo. A diferença de elenco entre os times é abissal: quando vi as escalações no placar, tive a impressão que, tirando o Luizinho, todos os outros reservas do Flamengo seriam titulares do Vasco.

Nos demais clássicos da rodada, nenhum empate: o São Paulo venceu o Palmeiras, o Cruzeiro venceu o Atlético e o Sport bateu o Náutico.
  • Fluminense 2 x 1 Vitória: fui ao Maracanã acompanhar meu primo Júlio, que é torcedor do Vitória e estava no Rio neste fim de semana. O time baiano jogou bem, abriu o marcador, mas deixou o Fluminense virar e garantir a segunda vitória seguida. Dodô perdeu um pênalti antes dos 10 minutos de jogo, mas se redimiu ao marcar o gol da virada. Mesmo vencendo, o Flu (décimo-oitavo, com 9 pontos) não jogou bem e mostrou que vai ter muito trabalho no campeonato, principalmente se os Thiagos realmente saírem. O Leão caiu para a quarta posição.
  • Goiás 2 x 2 Coritiba: gols só no segundo tempo no Serra Dourada. O Coxa fez 1 x 0 com o bom Keirrison, mas o Goiás virou. No finalzinho, Harley falhou no chute de fora da área de Bernardo, que garantiu o bom empate para os paranaenses, que agora somam 14 pontos, fechando a zona da Sul-americana. O Goiás abre a zona de degola, com 10 pontos.
  • Santos 2 x 2 Botafogo: jogo cheio de coisas inacreditáveis. Primeiro, Kleber Pereira no banco do ridículo time do Santos. Depois, o Botafogo, outro time bem limitado, abre 2 x 0 ainda no primeiro tempo na Vila Belmiro. No segundo, Kleber sai do banco, marca duas vezes, quebra o jejum de oito jogos sem marcar e empata o jogo. O segundo, ao receber a bola em posição irregular. Será que o chorão do Cuca foi pedir desculpa pelo gol ilegal na entrevista coletiva? O resultado mantém o péssimo time do Peixe na zona da morte, com 8 pontos, na penúltima posição. O Botafogo vai a 12 pontos, na décima-quarta colocação. Contratou um belo técnico (pra mim bem melhor que o Cuca, além de não ser chorão e pé-frio) e deve melhorar um pouco, pra não levar susto com rebaixamento.
  • Atlético-PR 1 x 1 Internacional: muita correria, pouca técnica e o Colorado segue sem vencer fora de casa no Brasileiro. O Furacão abriu o marcador, mas cedeu o empate logo depois. O péssimo árbitro Giuliano Bozzano (não entendo como continua a apitar na Primeira Divisão) marcou um pênalti duvidoso para o Atlético. O Inter é o nono, com 15 pontos. O rubro-negro paranaense saiu da zona da Sul-americana e é o décimo-terceiro, com 13 pontos.
  • São Paulo 2 x 1 Palmeiras: o Tricolor paulista, que estava há três partidas sem vencer, bateu o Palmeiras, que agora completa o terceiro jogo sem triunfo. A marcação no meio-campo foi a tônica do jogo: enquanto o meio do Palmeiras não marca ninguém (Martinez não roubou uma bola sequer na primeira etapa), o setor do São Paulo asfixiava o adversário em seu campo de defesa, fazendo o Palmeiras mal passar do meio-de-campo. Com certa facilidade, o São Paulo fez dois e podia ter feito mais, se não fosse a má pontaria dos jogadores. O Palmeiras parou nos 18 pontos e quinta colocação. O São Paulo foi a 17 pontos e subiu dois andares, ficando em sétimo.
  • Ipatinga 0 x 1 Figueirense: Única vitória de visitante na rodada. Cleiton Xavier marcou o único gol, de falta, igualando-se a Marcinho e Alex Mineiro na artilharia da competição, com 7 gols. O Tigre mineiro recebeu a lanterna do Fluminense. O Figueirense, ainda invicto em 4 jogos sob o comando do fraco técnico PC Gusmão, ocupa a oitava posição, com 16 pontos.
  • Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG: no clássico mineiro, a Raposa virou, quebrando a série de 4 jogos sem vencer e deixando o Galo com 5 jogos sem vitória. O jogo estava empatado até os acréscimos, quando Ramires desempatou e decretou a terceira vitória azul sobre o rival em 2008.
  • Flamengo 3 x 1 Vasco: O Flamengo está sobrando no Campeonato Brasileiro. Hoje venceu o Vasco como bem entendeu. Deu a impressão que se poupou nos trinta minutos finais, para enfrentar a maratona de julho, senão teria vencido por 5 ou 6. E não seria nenhum absurdo, tamanha a superioridade do time. Juan jogou mais uma partida de alto nível. Cristian acertou um balaço no terceiro gol, que ainda contou com colaboração do goleiro Tiago. Mas a noite não teve apenas boas notícias para o Flamengo. Duas foram péssimas: a contusão do Leo Moura, ainda no primeiro tempo e o convite milionário recebido pelo técnico Caio Junior, pelo time que levou Roger do Grêmio. O Vasco é o décimo, com 14 pontos.
  • Náutico 0 x 2 Sport: O rubro-negro campeão da Copa do Brasil se redimiu da goleada sofrida para o Vasco. Quem pagou o pato foi o rival Náutico, que permanece na sexta posição, com 17 pontos. O Sport venceu no pasto dos Aflitos (será que ninguém no Recife vai fazer nada em relação aos péssimos gramados?) ganhou cinco posições, afastou-se da zona da morte, subindo para a décima-primeira colocação. O fato mais engraçado foi da torcida do Náutico. Irritada com a derrota em casa, começou a pedir a cabeça do técnico. Esquecem que estão na miraculosa sexta colocação, quando podiam muito bem estar na zona de rebaixamento.
  • Grêmio 2 x 1 Portuguesa: resultado mais óbvio da rodada, mas nem por isso obtido com facilidade. A Lusa abriu o placar em pleno Estádio Olímpico, numa falha do bom zagueiro Leo. Mas Marcel marcou duas vezes e garantiu a vitória do Tricolor gaúcho, que é o terceiro, com 21 pontos, empatado com o Cruzeiro. A Portuguesa caiu duas posições e agora é a décima-quinta, com 12 pontos, aproximando-se perigosamente da zona de rebaixamento.
----------------
Este post teve uma contribuição do amigo Flávio Henrique, que achou a foto que ilustra estas maltraçadas. Achei importante mostrar o time do Flamengo comemorando o terceiro gol junto, provando que os episódios lamentáveis da semana estão superados.

Valeu Flávio!

Nenhum comentário: