sexta-feira, 11 de julho de 2008

Vitória é o grande destaque da décima rodada do Brasileiro


Nem tive tempo de postar meus palpites para a décima rodada do Campeonato Brasileiro. Com jogos aos sábados, domingos, quartas e quintas, cheio de trabalho, tempo vai ser preciosidade...

Mas vamos analisar brevemente o que aconteceu na rodada. Se considerarmos apenas os postulantes ao título (convenhamos que o Vitória não será um deles, apesar de ser a mais grata surpresa até aqui), o empate do Flamengo no Mineirão acabou sendo um ótimo resultado, principalmente porque Palmeiras e Cruzeiro também empataram e o São Paulo perdeu. O Verdão inclusive perdeu dois pontos, pois deveria ganhar do Figueira em casa. O Cruzeiro ganhou um, assim como o Flamengo.
  • Coritiba 4 x 0 Portuguesa: com a goleada obtida no segundo tempo de luxo, o Coxa saiu da porta da zona de rebaixamento, ganhando seis posições. Agora é o décimo, com 13 pontos. É mais um dos times caseiros do campeonato. Se tiver bom aproveitamento em casa, vai conseguir uma vaga na Sul-americana sem muitas dificuldades. Já a Lusa perde mais uma, cai quatro posições e é a décima-terceira. Acho que vai acabar lutando contra o rebaixamento.
  • Internacional 1 x 0 Goiás: o Inter tá crescendo... Já é o oitavo, com 14 pontos. Apesar de ainda estar muito longe do líder, certamente vai entrar na disputa por uma das vagas na Libertadores. E o Goiás (ainda com 9 pontos e em décimo-sétimo) mostrou que realmente está tentando se recuperar, depois de boas contratações (Iarley joga em muito time do campeonato). Montou um ferrolho e quase não foi superado pelo Colorado. Foi o primeiro jogo de Adriano Gabiru, autor do gol contra o Barcelona que deu o Mundial ao Inter, contra o ex-time no Beira-Rio.
  • Vitória 5 x 2 Botafogo: a maior surpresa do campeonato aprontou mais uma. Desta vez a surpresa foi pelo resultado, porque a vitória em si nem foi tão estranha. O Leão baiano (grande vice-líder isolado, com 20 pontos) não perde pro Bota há incríveis 17 anos! O time dirigido pelo Wagner Mancini (repito, um dos mais promissores técnicos do Brasil) não tomou conhecimento do Botafogo (décimo-quinto, com 11 pontos) e chegou a colocar 5 x 1 de vantagem com 2 minutos do segundo tempo. O resultado custou o emprego de Geninho no Botafogo, que agora volta seus olhos pro técnico vencedor (se contratar mesmo, será muito boa aquisição). Destaque (pelo menos isso) para o gol do Wellington Paulista, depois de 14 jogos sem balançar as redes. Como dizem meus primos e amigos baianos, o Botafogo vai passar um saci no final do campeonato...
  • Fluminense 3 x 0 Atlético-PR: mostrando que não entrou em campo para brincar, o Fluminense não jogou bem, mas venceu o Furacão, depois do tumulto causado por um comentário (infeliz, é verdade) de um colunista do site do Atlético. Somália voltou a marcar depois da contusão e fechou o placar. Mas o resultado não tirou o Flu da lanterna. O Atlético parou nos 12 pontos, mas agora é o décimo-segundo.
  • Santos 1 x 1 Grêmio: o Grêmio segue no firme propósito de queimar a minha língua. Ainda não acho que o time disputará o título, principalmente com este técnico, mas o Tricolor gaúcho é carne de pescoço. Abriu o placar com Rodrigo Mendes, sofreu o empate no último minuto do primeiro tempo e ficou no contra-ataque perigoso no segundo tempo. O Santos, num 3-4-3 clássico das invenções do Cuca, até pressionou, mas a ruindade do time é de dar pena. Kleber vestiu a 10 e jogou no meio. O Grêmio, com 18 pontos, está em quarto, empatado com o Cruzeiro (perde no critério de gols pró). O Santos segue na zona de degola, sem vencer desde a segunda rodada, com 7 pontos em décimo-oitavo.
  • Náutico 2 x 1 São Paulo: outra vitória de outro clássico time caseiro. De volta aos Aflitos, o Náutico virou pra cima do bicampeão brasileiro. Destaque para o golaço do Everaldo (será que ele faz de novo?), ao acertar um balaço no ângulo do Rogério Ceni, depois de virar o corpo e chutar sem nem olhar. O São Paulo perdeu depois de 8 jogos e agora é o nono, com 14 pontos. O time pernambucano é o sexto, em grande campanha até aqui. Vai lutar pela Sul-americana e deve ficar longe do rebaixamento, porque pelo menos faz o dever de casa.
  • Atlético-MG 1 x 1 Flamengo: o líder do campeonato (23 pontos) começou bem, pareceu que venceria mais uma fora de casa, mas se encolheu no segundo tempo e não suportou a pressão do Galo. Empurrado por mais de 30.000 torcedores, o Atlético empatou e poderia ter virado no segundo tempo. Marcinho abriu o placar e é o artilheiro do campeonato, com 7 gols, empatado com Alex Mineiro. O Galo (décimo-quarto, com 12 pontos) empatou com Marcos. Um tempo dominado por cada time, resultado justo. O Flamengo segue invicto fora de casa e segue mostrando que vai disputar o título com vontade.
  • Palmeiras 1 x 1 Figueirense: a maior surpresa da rodada. O Verdão (quinto, com 18 pontos), concorrente sério ao título, estava com 100% de aproveitamento no Parque Antártica. Os artilheiros deixaram suas marcas: Alex Mineiro fez o sétimo e empatou na liderança dos artilheiros com Marcinho e Cleiton Xavier marcou seu sexto tento ("tento" foi bom, hein?). O Flamengo agradece o resultado, já que o time de Luxemburgo poderia ter diminuido a diferença para 3 pontos. O Figueirense é o décimo-primeiro, com 13 pontos. Deve ficar por aí no final do campeonato.
  • Vasco 4 x 0 Sport: Roberto Dinamite voltou a São Januário dando sorte ao Vasco. Depois de quase 6 anos, o novo presidente do clube voltou a assistir um jogo no estádio (tinha sido proibido de frequentar as sociais pelo ex-deputado) e viu seu time golear o Sport. Apesar do placar, não foi um jogo fácil, pelo menos no primeiro tempo. Um professor da academia que eu malho, vascaíno, estava preocupado no intervalo, pois o time não jogava nada, apesar de ter aberto o placar. Falei pra ele que não importa jogar bem e sim botar 3 pontos no bolso. E foi o que o Vasco (sétimo, com 14 pontos) fez. O Sport é o décimo-sexto, com 11, está a uma posição da zona de rebaixamento e precisa logo mostrar que o título da Copa do Brasil não foi obra do Espirito Santo.
  • Ipatinga 2 x 2 Cruzeiro: tudo bem, pra quem disputa o título, o Ipatinga deveria representar 6 pontos. O Cruzeiro pode ganhar até 4 agora. E não se limitou a 3 por sorte. O Tigre quadricolor abriu 2 a 0, mas permitiu o empate da Raposa, que tinha 2 a menos (Espinoza, Ramires e Thiago Heleno foram expulsos pelo Cruzeiro, Márcio Gabriel pelo Ipatinga) e empatou na raça, com dois golaços, já no fim do jogo. Acho que a juventude e a irregularidade do Cruzeiro vão acabar atrapalhando na hora H, pra decidir o campeonato. Enquanto o Cruzeiro é o terceiro, com 18 pontos, o Ipatinga devolveu a lanterna para o Fluminense.

Nenhum comentário: