quarta-feira, 30 de julho de 2008

O nadador que assombra o mundo


O que falar de um cidadão que já bateu 25 vezes o recorde mundial, ganhou 7 medalhas de ouro com 5 recordes mundiais no Campeonato Mundial de 2007, ganhou 17 títulos mundiais, é o atual recordista mundial dos 200m livre, 200m borboleta, 200m medley, 400m medley, 4x100m livre e 4x200m livre, ganhou 6 ouros e dois bronzes nas Olimpíadas de Atenas (com apenas 19 anos), tornou-se o mais jovem recordista mundial, ao bater os 200m borboleta com 15 anos, além de ser o único nadador da história a estabelecer 5 recordes mundiais num mesmo evento? Provavelmente estamos diante do mais completo nadador de todos os tempos.

Michael Phelps, americano de 23 anos (30/06/1985), conhecido como "The Baltimore Bullet", será a maior dentre todas as estrelas de Pequim. Os bilhões de olhos do mundo estarão voltados para ele, ansiosos para vê-lo alcançar seu objetivo confesso de faturar 8 medalhas de ouro e superar Mark Spitz como o maior campeão numa mesma edição olímpica. Se pensarmos que ele é o atual recordista mundial das duas provas em que foi bronze em Atenas (200m livre e 4x100m livre), é muito provável que Phelps consiga atingir o feito histórico nas piscinas do Cubo D'água em Pequim.

Estudos realizados com o nadador mostram que sua anatomia é perfeita para a natação: Phelps tem 1,92m de altura e 2m de envergadura, o que permite maior força e alcance nas braçadas. Some os braços imensos às pernas curtas, que auxiliam na flutuação e têm menor resistência à água e temos um ser humano que parece ter nascido para viver na água. Em terra, estas características tornam o andar de Phelps um tanto desajeitado. Dentro da água o tornam o maior fenômeno da natação já visto.

Preparado em duríssima rotina de treinamento, quando passa de 12.000m nadados num único dia, Phelps levou seu nível técnico a um patamar nunca antes atingido.

Quatro anos mais maduro em relação a Atenas, ainda muito jovem, com uma bagagem maior de recordes e conquistas, apesar da certamente enorme pressão que sofrerá, alguém aí duvida que Phelps vai alcançar seus objetivos em Pequim?

Um comentário:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Coitado do Thiago Pereira. Deu azar de competir nas principais provas contra o Carlitos Tevez estadosunidense! Mas ainda assim há outros grandes adversários em algumas dessas provas. No entanto, acredito que o Phelps supere a marca de Spits