segunda-feira, 21 de julho de 2008

Robinho é vetado pelo Real Madrid e não vai à Pequim

O Real Madrid, a exemplo do que fez o Milan com Kaká, o Werder Bremen com Diego e o Schalke 04 com Rafinha, vetou a ida de Robinho para os Jogos Olímpicos de Pequim. Num primeiro momento, inventou uma mentira ridícula, informando que o atacante estaria machucado. Mais tarde reconheceu que quer seu jogador junto com o restante do elenco fazendo a pré-temporada. Provavelmente a atitude do Real tem a ver com uma possível negociação do jogador com o Chelsea. Para a vaga de Robinho o técnico Dunga convocou o volante Ramires, destaque do Cruzeiro em 2008.

Alguns comentários acerca do episódio:
  • O Real Madrid tem razão em não liberar. Os Jogos não fazem parte do calendário da FIFA, logo não existe obrigação para a liberação. O Real paga salários astronômicos ao jogador, não a CBF. Logo se acha no direito de tê-lo quando quiser.
  • Apesar de ter razão, acho que o Real não precisava mentir. Bastava fazer como o Werder e o Schalke, que vetaram a ida de Diego e Rafinha sem cerimônia.
  • Mesmo vetados, Diego e Rafinha vão se apresentar ao técnico Dunga na marra. O Schalke ameaça rescindir o contrato do lateral. O Werder não vai fazer nenhuma retaliação, mas divulgou que o Diego está indo para os Jogos sem o consentimento do clube.
  • Gosto muito do Ramires, versátil, sabe marcar e jogar, mas convenhamos que o Dunga só pode estar brincando com nossas respectivas caras ao convocar um volante para o lugar do melhor atacante (e melhor jogador) do grupo. Se só tínhamos 4 atacantes convocados, agora temos apenas 3. E um deles é o Jô.
  • Escalar dois volantes na seleção deveria ser proibido pelo estatuto da CBF. Três deveria ser considerado crime de lesa-pátria, antentado ao Patrimônio Público Nacional, com o responsável tendo que responder a processo em júri popular no Tribunal Penal Internacional, em Haia.
  • Enquanto isso, a AFA peita o Barcelona e diz que Lionel Messi vai jogar as Olimpíadas, até porque o craque argentino tem menos de 23 anos e, por este motivo (teoricamente), o clube tem obrigação de liberá-lo.
  • A Argentina agradece...

3 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Tchau Cruzeiro!
rsrsrs

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Alexandre, só um adendo:
Os Jogos são reconhecidos pela FIFA, no entanto só há obrigação em liberação dos jogadores para os sub-23. Quem for acima disso (caso Robinho) o clube nao pode impedir a convocação.

Alexandre Matos disse...

O que eu quis dizer em relação à FIFA é que os Jogos não fazem parte do calendário, não é uma data-FIFA. Só jogos nestas datas obrigam os times a liberarem seus jogadores.

No caso dos menores de 23 anos, a FIFA fez um acordo para que todos fossem liberados. Mas ainda assim os clubes podem vetar, como o Werder e o Schalke estão tentando fazer.