quinta-feira, 31 de julho de 2008

Contagem regressiva para coroar o novo rei do tênis

A série Estrelas Olímpicas dá uma parada para um post histórico. Depois de 4 anos, Roger Federer vai deixar de ser o número 1 do ranking mundial. O suíço foi eliminado no Masters Series de Cincinnati depois de perder para o gigante (2,08m) croata Ivo Karlovic por 2 sets a 1, com parciais de 7/6, 4/6 e 7/6.

O novo dono da coroa será o espanhol Rafael Nadal. Se Rafa vencer o torneio no domingo alcançará 6.730 pontos no ranking da ATP, contra 6.680 de Federer e já aparecerá em primeiro no ranking que será divulgado pela ATP na segunda-feira, dia 4, interrompendo uma série fantástica e histórica de 235 semanas como número um de Federer, um recorde.

Caso Nadal perca a final, atingirá o primeiro posto no dia 11, uma semana depois. Se perder nas semifinais, mais uma semana de adiamento e o espanhol assumirá apenas no dia 18. Para Rafael Nadal não assumir a ponta do ranking nas próximas três semanas (a única maneira, aliás) terá que perder nas quartas-de-final em Cincy contra o equatoriano Nicolas Lapentti, além de Federer conquistar a medalha de ouro em Pequim e que Nadal não alcance a terceira rodada nas Olimpíadas.

Por conta dos Jogos Olímpicos, os Masters do Canadá e Cincinnati foram antecipados. Em 2007 foram disputados na segunda e terceira semanas de agosto. Em 2008 aconteceram no final de julho. Por conta desta alteração não podemos afirmar ainda a data precisa de quando Nadal atingirá a primeira posição. O ranking conta com os resultados das últimas 52 semanas, descontando os pontos da 52a semana passada, somando com os pontos da semana atual.

Federer foi campeão em 2007 e vice no Canadá, quando somou 850 pontos. Como caiu na estréia no Canadá (somando 5 pontos) e nas oitavas em Cincinnati (mais 75), vai perder 670 pontos. Já Nadal foi semifinalista no Canadá em 2007 (225 pontos) e caiu na estréia em Cincy (5 pontos). Em 2008 ele ganhou no Canadá (500 pontos) e já tem 125 em Cincinnati. Se ganhar, são mais 500 pelo título, somando 770 de crédito.

E daqui para frente a tendência é que Nadal aumente a vantagem: como parou nas oitavas no US Open de 2007, Rafa tem apenas 150 pontos para defender. Federer, o atual campeão, vai defender os 1000 e na melhor das hipóteses sairá no zero a zero. Pelo tênis que ambos estão jogando, Nadal é favoritíssimo para vencer em Flushing Meadows, onde jamais passou das quartas. Federer vai ter que reencontrar seu melhor jogo para tomar de volta o posto de número 1. E ainda tem, além de um inspiradíssimo Nadal, que se preocupar com Novak Djokovic, que certamente virá ainda mais forte em 2009, mais experiente. Novak é 2 anos mais jovem que Rafa e 6 que Roger.

O tênis agradece a volta da competitividade no topo do ranking!

2 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Numa boa, o Federer é um monstro. Mas ele nao conseguiu se manter na liderança jogando contra esses adversários de hoje. Sem querer desmerecer o circuito atual, não tem como comparar o tempo de permanência e a soberania do Pete Sampras jogando contra tenistas de primeira linha. Hoje em dia o Sampras ia se fartar com essas babas.

Alexandre Matos disse...

Não é surpresa pra ninguém que sou fã número 1 do Pistol Pete. Mas acho que pelo menos já podemos considerar o Nadal no nível dos adversários do Sampras, apesar de ainda ser pouco.

Acho o Federer mais versátil que o Sampras. Aliás, é o mais versátil de todos os tempos. Mas o Sampras era mais jogador, se impunha monstruosamente. Foi campeão de Grand Slam com 19 anos, jogando contra Becker, Lendl, Wilander, Edberg e Agassi, pra citar poucos. Federer só foi com 22. E não tinha adversários deste naipe.