sábado, 2 de agosto de 2008

A maior barbada para Pequim


A russa Yelena Isinbaeva, do salto com vara, é a maior estrela feminina da edição 2008 dos Jogos Olímpicos, atual campeã olímpica, bicampeã mundial, tricampeã mundial indoor. Acredito que seja a medalha de ouro mais certa das Olimpíadas 2008.

Considerada a melhor saltadora de todos os tempos, Isinbaeva não esconde que seu maior desejo é superar a marca de 35 recordes mundiais estabelecidos pelo lendário ucraniano Sergey Bubka. Yelena já bateu o recorde 23 vezes, entre resultados outdoor e indoor. Ela é a única mulher a ter superado a marca dos 5 metros em um salto. Em 29 de julho marcou 5,04m no Meeting de Monaco, estabelecendo a nova marca mundial, que assustou as adversárias, por tê-lo feito duas semanas antes dos Jogos Olímpicos. Está invicta desde que venceu os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Graças ao histórico na ginástica artística, Isinbaeva tem perfeito controle do corpo, especialmente no momento de soltar a vara e converter velocidade horizontal em altura para superar o sarrafo. Este é o momento em que os atletas mais cometem erros, seja errando o ângulo ao formar o L, seja ao manter braços e pernas firmes. Isinbaeva praticamente não erra neste momento. E não errar no momento crucial diferencia os atletas comuns das lendas.

Um fato curioso se deu na quebra do recorde de 11 de julho de 2008. Isinbaeva ganhou o Mundial de Helsinki em 2005 saltando 5,01m. Passou então a tentar 5,02m. Os anos de 2006 e 2007 passaram sem novos recordes mundiais outdoor. Foi quando seu técnico falou: "Por que você não esquece os 5,02m e tenta 5,03m?". O resultado veio em 11 de julho de 2008, quando alcançou a marca proposta pelo treinador.

Nenhum comentário: