terça-feira, 19 de agosto de 2008

Respeito é bom...


A musa russa Yelena Isinbaeva não precisava mais se levantar para competir. A medalha de ouro mais óbvia do atletismo nas Olimpíadas de 2008 já estava garantida. Mas cutucaram o vespeiro...

A americana Jennifer Stuczynski deu uma polêmica declaração antes da final: “Estou aqui para causar danos e chutar um traseiro russo”, usando aquela expressão arrogante típica em alguns americanos. O problema é que Isinbaeva não é surda e é fluente no inglês. Stuczynski saltou 4,80m, ficando na primeira posição. Isinbaeva, que que estava cochilando (isso mesmo!) num canto do estádio, esperou todas as competidoras encerrarem seus saltos para começar o show.

Na primeira tentativa, superou com facilidade a marca de 4,70m, já deixando para trás a maioria das adversárias. Na segunda, cravou 4,85m, ficando em primeiro lugar. Neste momento, apenas Stuczynski estava no páreo. A americana então colocou o sarrafo a 4,90m. Errou as três tentativas e garantiu a medalha de ouro para Isinbaeva. Mas a russa não se deu por satisfeita.

Com o título garantido e todas as adversárias já tendo esgotado todos os saltos, Isinbaeva já podia ir embora. Mas ainda faltava o show. Saltou então 4,95m e quebrou o recorde olímpico, que era dela mesma, conseguido em 2004. A esta altura, todas as competições no Ninho do Pássaro já tinham terminado e as atenções dos 91.000 torcedores presentes viraram apenas para a russa. Assim então ela ordenou que o sarrafo fosse colocado em 5,05m, para que o recorde mundial fosse quebrado. Na terceira tentativa, Yelena conseguiu melhorar a marca pela 24a vez na carreira, para delírio do público, que veio abaixo no estádio.

No final, Isinbaeva respondeu à altura de uma campeã: “Não sou surda e fiquei indignada com o que ela (Jennifer Stuczynski) disse. Queria mostrar quem é a melhor. Ela tem que me respeitar e saber qual é o seu lugar. Agora já sabe.”.

7 comentários:

Antonio disse...

Lindo! É lindo ver gente arrogante tomar umas dessas.

Só um adendo, eu não acho que os norte-americanos são particularmente arrogantes, nem no esporte.

Há inúmeros exemplos de desportistas americanos muito respeitosos e cheios de classe: Randy Couture, Pete Sampras, Andre Agassi, Magic Johnson, Michael Phelps, só pra citar alguns.

Por outro lado, de cabeça dá também pra citar um sem número de jogadores brasileiros marrentos e arrogantes.

Ou seja, há gente de todo tipo em todos os países. Não tem porque a gente reforçar um ou outro estereótipo.

Alexandre Matos disse...

Com certeza temos muitos americanos respeitosos e muitos brasileiros arrogantes e mal-educados.

Longe de mim querer generalizar e/ou criar estereótipos.

Só nao gosto da expressao "kick an ass", q eles adoram.

Alexandre Matos disse...

Editei o post para corrigir a generalização.

E segue tb um pedido de desculpas para a Sra. Oliveira, mãe do grande João =)

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Que beleza! Essa mulher é foda!
Pena que avacalharam com a Fabiana Murer. Ela ficou sem saber onde esconderam sua vara...

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Só um adendo: a americana apesar de arrogante, tinha razão. Ela chutou um traseiro russo e ficou com a prata. Peno que o traseiro mais bonito ficou com o ouro! =D

Antonio disse...

Alexandre,

Valeu pela edição ;-)

Eu também não gosto do "kick ass", mas é uma expressão mais amena do que soa quando a traduzimos.

Enfim, o fato é que a atleta americana em questão tinha que ter um mínimo de noção e respeito.

Eu não gosto de nenhum atleta que fica falando mal do outro atleta antes da competição... Nem em MMA onde isso é quase tradição.

Unknown disse...

Existe forma melhor de calar a boca de alguém?