quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sullivan-Bernard Showdown!


Pelo menos na minha modesta opinião, a grande prova da natação está chegando! Hoje, às 23:49h, horário de Brasília, oito homens lutarão pela medalha de ouro dos 100 metros nado livre. E a briga será boa!

Dos oito, acredito que seis têm totais condições de conseguir pelo menos a medalha de bronze. Acredito que o sul-africano Lyndon Ferns e o brasileiro Cesar Cielo (infelizmente) só conseguirão a medalha de bronze se tudo der certo para eles e muito der errado para outros. Não por acaso foram os únicos que não nadaram na casa de 47 segundos na semifinal.

Mas a disputa pela medalha de ouro vai ser duríssima. O australiano Eamon Sullivan e o francês Alain Bernard têm tudo para travar um duelo histórico. Bernard chegou a Pequim como recordista mundial, com 47s50. Sullivan tomou a marca na final do revezamento 4x100m livres, quando cravou 47s24. Na primeira semifinal da prova individual, Bernard novamente tomou a marca, com 47s20. Mas na bateria seguinte o australiano marcou a incrível marca de 47s05.

Eamon Sullivan, na minha opinião, é um nadador, além de mais sólido, mais frio que Bernard. Isso ajuda a minimizar as chances de cometer erro, que numa prova como esta pode ser fatal. As condições psicológicas me parecem afetar mais Bernard do que Sullivan. O francês já demonstrou grande poder de recuperação ao bater o recorde na semifinal, após a grande decepção do revezamento. Mas também mostrou que pode ser abalado sob pressão, como a que Jason Lezak imprimiu na mesma prova, nos metros finais. O australiano, em contrapartida, parece-me mais estável.

Fora esta briga de cachorro grande, não podemos descartar o que Jason Lezak pode fazer. Acho que o ocorrido na final do revezamento foi obra de alguma entidade que baixou no sujeito, uma mistura de Johnny Weissmuller, Matt Biondi e Alexander Popov. Não acredito que uma atuação arrebatadora se repita na final de hoje, mas não sou louco de descartá-lo. Como me pareceu ter nadado a semifinal de freio de mão puxado (o que quase custou a vaga na final), Lezak pode entrar muito confiante na disputa.

Agora, por falar em entidade de nadadores aposentados, acho que a grande surpresa da final vai ser o Holandês Voador. Assim como o Popov em Sidney/2000, que chegou desacreditado, apesar de bicampeão olímpico, e papou a prata (ficando atrás apenas do Hoogenband), vou torcer muito para o Holandês repetir o feito. Apesar de saber que vai ser dificílimo.

Ah, como disse o amigo Tonholas, também não acho que a lendária marca de 46s segundos vá ser alcançada. Seria lindo ver um 46sxx no placar, mas acho que o ritmo da semifinal foi mais forte, como aconteceu em Atenas. Pelo menos vamos torcer para uma final decidida na batida.

Palpite do Blog para a chegada:

1º) Eamon Sullivan
2º) Pieter van den Hoogenband
3º) Alain Bernard
4º) Stefan Nystrand
5º) Jason Lezak
6º) Matt Targett
7º) Cesar Cielo
8º) Lyndon Ferns

Um comentário:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Para mudar a história dessa prova, basta mandar Lesak largar qdo Bernard estiver na virada olímpica.