segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pintou o campeão?

Em tempos de Olimpíadas, o futebol acaba ficando um pouco de lado no interesse da maioria. Mas nem tanto. Com um olho no padre e outro na missa, o Arquibancada Digital fecha a conta do primeiro turno e prepara o terreno pra reta final do melhor Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos. E pra não deixar o grande amigo Grgr (-_-) de mãos abanando, até porque está feliz da vida: não gosta de Olimpíadas (como pode?) e vê seu time sobrar no Brasileiro.

Líder com cinco pontos de vantagem para o segundo lugar. Melhor ataque do campeonato, com 35 gols marcados. Melhor defesa, com apenas 12 gols sofridos, depois de montar um sistema defensivo duríssimo de ser suplantado. Invicto há dez jogos. E diferente de outros adversários, ao invés de se enfraquecer na janela de transferências, fortaleceu o time, principalmente com as entradas de Tcheco e Souza, que deram um toque de criatividade ao meio de campo. Além de tudo isso, é um dos poucos times do Brasil que realmente tem "camisa". O Grêmio encerra o primeiro turno sobrando na turma. Não tem um elenco de craques, mas tem um time acertado, muito bem arrumado, e um elenco homogêneo, importantíssimo para disputar um campeonato cascudo como o Brasileiro. Em todas as edições dos pontos corridos, o time que virou o turno em primeiro acabou campeão. Atualmente, na minha opinião, o único ponto fraco do time (teoricamente) é o técnico. Celso Roth não me inspira confiança e até hoje não mostrou ser capaz de agüentar um campeonato longo assim. Mas...

Quais seriam os times capazes de enfrentar o Grêmio e mudar o rumo do campeonato? O Cruzeiro tem um belo time, principalmente do meio pra frente. Mas a defesa é bem fraquinha. Além disso, é um time novo, que pode sentir a pressão na reta final. Não sei se vai agüentar o ritmo até o final.

O Palmeiras, a princípio, é o time que mais reúne condições de superar o Grêmio. Tem o melhor técnico do Brasil, tem grandes jogadores no elenco (novamente do meio pra frente, porque a defesa também é lamentável), mas precisa segurar um pouco a cabeça dos jogadores. Valdívia, Diego Souza, Denilson e principalmente Kleber são bons jogadores, mas normalmente são vistos perdendo a cabeça e prejudicando o time. A fraquíssima campanha fora de casa também vai ser um dificultador. Se quiser ser pentacampeão vai ter que passar a ganhar mais longe do Parque Antarctica, onde está invicto por sinal.

O São Paulo pra mim não vai chegar, salvo surpresa. O time é muito mais fraco do que nos anos anteriores. Quem depende de Hugo pra armar alguma coisa não pode esperar título. Se Miranda, Alex Silva e Hernanes não voltarem, vai ficar ainda mais complicado.

Vitória, Coritiba e Botafogo vão fazer bons papéis, devem terminar o campeonato entre os dez primeiros, mas não vão ter forças para tentar o título.

E o Flamengo é a maior incógnita do returno. Dez pontos atrás do Grêmio (já teve cinco na frente), com uma indigência ofensiva, de dar pena pro time outrora com melhor ataque do campeonato, se mantiver o atual time vai brigar, com muita sorte, pela quarta vaga na Libertadores. Mas o clube já acertou a contratação do Marcelinho Paraíba (ex-São Paulo, Grêmio e Seleção), que é um belo reforço pro nível brasileiro. Mas é pouco. Precisa ainda de pelo menos um atacante de respeito (pra mim precisa de dois), que está longe de ser o Josiel. Tem que se livrar do excesso de volantes no time (Jaílton e Cristian ao mesmo tempo é uma ofensa ao futebol). E precisa urgentemente se livrar da urucubaca que tem varrido o elenco. Se conseguir superar estas tarefas duríssimas, de preferência até antes da vigésima-primeira rodada, ainda terá tempo de arrancar atrás do Grêmio, porque a parte defensiva está relativamente controlada (tem a segunda melhor defesa).

------------------------

Já voltaremos às Olimpíadas. Ainda estou incrédulo com o revezamento de ontem. E acabei de ver o Phelps triturar mais um recorde mundial. Mas isso fica pra próxima.

2 comentários:

Grgr disse...

Aeeeeeeee!!
Comentário do Grêmio! Melhor post até agora!
hauhauhaua

Sendo um Gremista doente, não consigo esconder a minha felicidade.
Mas é preciso ter pé no chão neste momento.

O time está numa excelente fase, mas nunca se sabe o dia de amanhã!

Agora vc tem que colocar o Grêmio nas opções da enquete, hein!
hahuahuahua

Abraços!

Alexandre Matos disse...

Eu queria mesmo editar a enquete e substituir a opção Outro pelo Grêmio. Mas se eu mudar, todos os votos serão perdidos.

Vou esperar chegar na 25a rodada e edito geral. Até la a gente ja vai ter os reais candidatos.