quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Michael Phelps da Ginástica?

A série Estrelas Olímpicas deveria ter sido finalizada antes dos Jogos Olímpicos começarem. Mas infelizmente não vivo do Arquibancada Digital e o tempo escasso impediu que eu tivesse fechando conforme desejara. Mas são ossos do ofício...

Este post então vai aproveitar para juntar dois assuntos. A estrela chinesa da ginástica artística Yang Wei conquistou hoje a medalha de ouro no individual geral masculino, ao marcar 94.575 pontos, dos quais 15.250 no solo, 15.275 no cavalo com alças, 16.625 nas argolas, 16.550 no salto, 16.100 na barra paralela e 14.775 na barra fixa. Para termos uma idéia, o vice-campeão, o japonês Kohei Uchimura, terminou com 91.975, com uma média de mais de 430 pontos a menos que o chinês por aparelho.

Wei já tinha sido o principal nome do título dos donos da casa na disputa por equipes, na terça-feira. Hoje deu mais uma prova do domínio no esporte. Mas vocês devem estar perguntando o motivo da comparação do título, certo? Se Wei não tem 11 medalhas de ouro olímpicas, por que compará-lo com Phelps?

Desde que o sistema de pontos da Ginástica mudou, Wei simplesmente venceu todas as competições que disputou, seja ela Copa do Mundo, Campeonato Mundial, Olimpíadas... Na competição por equipes, ele e seus companheiros foram os melhores em cinco dos seis aparelhos. Detentor de três medalhas de ouro olímpicas e uma de prata, Wei ainda tem a chance de papar mais três, nas finais individuais do cavalo com alça, argolas e salto. É ou não é uma comparação de respeito?

Nenhum comentário: