quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Três estrelas e um título

A disputa da medalha de ouro dos 100m rasos e do conseqüente título de Homem Mais Rápido do Mundo será sensacional em Pequim. Salvo eventuais surpresas, a prova mais nobre do atletismo tem três grandes favoritos, em igualdade de condições: o americano Tyson Gay, atual campeão mundial, e os jamaicanos Asafa Powell (ex-recordista mundial) e Usain Bolt, que tirou o recorde de Powell, com a incrível marca de 9s72.

Das dez melhores marcas do ano, oito foram estabelecidas pelos três velocistas, as sete primeiras e a décima. Powell marcou 9s82 no Grand Prix de Monaco, na semana passada. Gay bateu o recorde norte-americano na seletiva olímpica, no final de junho, ao cravar 9s77. Bolt fez ainda melhor: marcou 9s76 em maio e no dia 31 do mesmo mês fez 9s72, estabelecendo o recorde mundial. Todas as marcas sensacionais foram feitas a menos de 3 meses dos Jogos, mostrando que os três chegam a Pequim na ponta dos cascos.

Mas o mais interessante disso tudo é que este duelo poderia nem ocorrer em Pequim, pelo menos não com os três. Especialista nos 200m, Usain Bolt não iria correr os 100m. Um belo dia o sujeito levantou da cama e bateu o recorde mundial. No mesmo momento mudou de idéia e acrescentou a prova nobre nos seus planos olímpicos, pois de desacreditado, passou imediatamente à condição de favorito ao ouro olímpico.

Esta disputa mostra que, além dos 100m individuais, teremos uma belíssima disputa no revezamento 4x100m. Alem de Tyson, outros dois americanos correram abaixo de 9s90 em 2008: Travis Padgett e Darvis Patton, ambos com 9s89. E a equipe jamaicana será fortíssima com os dois últimos recordistas mundiais. Por ser especialista em 200m, Bolt pode ser escalado como terceiro homem, para percorrer a útlima curva, passando o bastão para Powell disputar cabeça-a-cabeça com Tyson Gay na reta final. E não podemos descartar as equipes de Trinidad e Tobago e Grã-Bretanha, que sempre são fortes nas provas de velocidade.

Depois que o último campeão olímpico, Justin Gatlin, foi punido por quatro anos por doping e que a campeã de Sydney, Marion Jones, foi banida do esporte pelo mesmo motivo imundo, vamos torcer para que a prova mais nobre do atletismo não seja maculada por falcatruas e que os velocistas entrem limpos no Ninho do Pássaro no dia 16 de agosto.



2 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Vai ser foda! Que comece logo o atletismo, que é disparada a modalidade mais maneira dos Jogos.

Será que Maurice Greene também teria chance?

Alexandre Matos disse...

O Maurice Greene sempre foi um monstro.