domingo, 3 de agosto de 2008

O funil vai apertando...

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, o Campeonato Brasileiro vai dar uma esfriada no noticiário e no interesse da galera. Mas enquanto os Jogos não começam, o Brasileiro parece ter apresentado os reais candidatos ao título brasileiro.

Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo, os atuais integrantes do G-4, chegam à virada do turno mostrando que têm condições de levar o campeonato. Conforme as rodadas vão passando, os times começam a procurar os devidos lugares na tabela de classificação.

O Tricolor Gaúcho não perde desde a nona rodada. Oito rodadas depois, é o líder incontestável. Dos quatro líderes ainda acho que é o que tem menos condições de ser campeão. Mas o Grêmio está aí para queimar a nossa língua. O time, sem nenhum jogador de renome, é muito bem armado, forte defensivamente e agora também forte no ataque.

A Raposa joga o melhor futebol do campeonato no momento, na minha opinião. Tem uma defesa fraca (a prova foi o inoperante ataque do Flamengo que conseguiu criar algumas chances no primeiro tempo). Mas tem um meio de campo e ataque fortes. Guilherme, artilheiro do campeonato junto com Alex Mineiro e Kleber Pereira, está numa fase iluminada. Hoje ele conduziu o Cruzeiro à vitória no Maracanã contra o Flamengo, pela primeira vez no campeonato fora do G-4. Infernizou o sistema defensivo rubro-negro, fez um gol e teve outras chances. Quando Ramires voltar das Olimpíadas, o Cruzeiro deverá se solidificar como um dos favoritos ao título.

O Palmeiras, invicto dentro de casa, venceu a segunda fora e é o terceiro. Tem o melhor técnico do país e bons jogadores do meio para a frente. Tem uma defesa muito fraca, que pode complicar no momento de decidir. Tem também a chance de perder Valdivia (marcou os dois gols hoje contra o Ipatinga) e Alex Mineiro. Se não perdê-los tem grandes chances de conquistar o título.

E o São Paulo finalmente alcançou o G-4. Goleou com extrema facilidade o fraco time do Vasco. É o contrário do Palmeiras e Cruzeiro: o Tricolor Paulista tem uma defesa sólida (e reforçada por Rodrigo e Anderson) e um meio e ataque que não causam furor no Morumbi. Mas que tampouco deixam a desejar diante dos adversários. Por ter uma estrutura invejável, um técnico competentíssimo e um sistema de jogo consolidado, consegue superar as deficiências da falta de um meia ofensivo de qualidade e de um ataque de peso.

Apesar de estar se reforçando, o Internacional não deve disputar o título. São 10 pontos atrás do Grêmio. Mas montou o melhor time do Brasil, com as entradas de Daniel Carvalho e D'alessandro. Como não deve perder Guiñazu e Nilmar, vai entrar na briga por uma vaga na Libertadores.

E o Flamengo, que entrou no campeonato como principal candidato ao título, vê a cada dia seu elenco se desfazer. O time não tem força ofensiva nenhuma, depois que Souza, Marcinho e Renato Augusto saíram e não tiveram reposições à altura. Kleberson, que vinha jogando bem e era a esperança de cobrir a ausência de Renato Augusto, contundiu-se novamente e só deve voltar em setembro. Diego Tardelli, rara opção para o ataque, quebrou o braço, será operado e só deve voltar aos campos em novembro. Se a diretoria se mexer rapidamente e contratar reforços com capacidade para fazer o time voltar a jogar o futebol das 11 primeiras rodadas, o Flamengo ainda teria forças para tentar o hexa. Mas acredito que tais peças não virão. Do jeito que está hoje, a classificação para a Libertadores seria um feito e tanto. Acabar o ano comemorando a vaga para a Copa Sul-americana é muito pouco para uma torcida que esperava o título nacional.

2 comentários:

Grgr disse...

Continua falando que o Grêmio não deve ser campeão pq, até agora, tá dando sorte!
:P

Alexandre Matos disse...

:) Acho que têm times mais preparados e com mais elenco q o Grêmio. Mas, como eu disse, o Grêmio ta aí queimando a língua de todo mundo...