sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Um centímetro para a História!


Ela já foi pega num exame anti-doping há cinco anos, ficou dois afastada do esporte, chegou a abandonar a carreira, sofreu muito. Mas a vida deu-lhe a chance de se redimir e dar a volta por cima. E por um centímetro, ela não perdeu a oportunidade. Hoje, Maurren Maggi tornou-se a primeira brasileira campeã olímpica no atletismo. Marcou 7,04m no salto em distância, bateu a russa Tatiana Lebedeva por apenas um mísero centímetro e colocou seu nome na eternidade. A primeira brasileira a ganhar um ouro individual.

Logo no primeiro salto, Maurren alcançou a marca. Fez o que Jadel Gregório deveria ter feito na final do salto triplo: barbarizou logo na primeira tentativa, mostrou para as adversárias que não estava ali a passeio. Estava para voar. E ganhar. Mas não foi tão fácil. Lebedeva, no último salto, pousou próxima à marca de 7 metros. Suspense. O resultado veio logo: 7,03m, medalha de ouro para Maurren por apenas um centímetro.

Os Jogos Olímpicos, em particular, e o esporte, de modo geral, mais uma vez nos mostram casos de superação. Maurren deixa uma lição para todos nós. Errar é humano. Aproveitar a oportunidade de se redimir e dar a volta por cima constrói o verdadeiro vencedor.


E pros reclamões de plantão, passamos o Zimbábue e Azerbaijão no famigerado quadro de medalhas. Já temos 12 medalhas, a segunda melhor marca da História. Ainda falta os dois vôleis de quadra, que já garantiram pelo menos duas pratas, mas acho que vêm dois ouros, pra chegar a 14. Podemos ainda torcer pela Natalia Falavigna, hoje, no Taekwondo, além do Marilson Santos e Franck Caldeira na maratona, domingo, encerrando os Jogos. Aí os Jogos de Pequim podem entrar para a história como a maior participação brasileira em todos os tempos em Olimpíadas. Vou querer ver a cara dos reclamões...

Nenhum comentário: