sábado, 16 de agosto de 2008

Cielo, Phelps e Londres 2012

Por Antonio Oliveira

O Alexandre escreveu bastante e bem sobre essa grandiosa conquista da natação brasileira. Mas depois de toda emoção, no último dia de piscina, já passei a sonhar com um brasileiro vencendo a prova mais tradicional da natação e o maior nadador de todos os tempos daqui a quatro anos.

Mas isso é possível? Só podemos especular... E como comentário esportivo nada é além de muita especulação, vou despejar minha dose de suposições nesse primeiro post.

Phelps e 100 Livre
Em Pequim, o Phelps dissipou qualquer dúvida e se firmou como o maior nadador da História. Porém, ao contrário de Mark Spitz e Alexander Popov, ele não ganhou ouro na provavelmente mais competitiva prova da natação: os 100 metros Nado Livre.

O fenômeno americano já declarou que não competirá mais nos 400m Medley. Em relação a treinamento, essa decisão é importante pois possibilita um direcionamento exclusivo para as provas mais rápidas. Pode ser até que, com a idade avançada de Aaron Piersol, Phelps venha a nadar os 100m costas. Mais importante, significa que Phelps deve melhorar ainda mais no 100m Livre e pode optar por competir nessa prova em Londres.

Imbatível nos 100 Livre?
Supondo que minhas conjecturas estejam corretas, pode ser que Phelps alcance o status que um dia foi de Popov e domine completamente os 100m Livre. Porém, acho improvável, haja vista que nos 100m Borboleta, prova técnica e fisiologicamente muito parecida com os 100m Livre, o domínio de Phelps não é tão massacrante.

César Cielo Filho
Assim, podemos sonhar com outra medalha de ouro no pescoço de César em Londres, mas dessa vez nadando os tão cobiçados 100m Livre. Pode parecer um sonho precipitado, mas olhando os prováveis concorrentes do brasileiro, vê-se que é baseado em uma projeção realista.

Entre os mais rápidos nadadores da História nessa prova, aqueles que estarão com menos de 30 anos em 2012, seus respectivos anos de nascimento e melhores tempos são:

Eamon Sullivan (1985) - 47'05"
Alain Bernard (1983) - 47'20"
Michael Phelps (1985) - 47'51"
César Cielo (1987) - 47'67"
Amaury Leveaux (1985) - 47'76"

Apesar de três outros atletas terem um tempo melhor que o brasileiro, ele é o mais novo entre todos os atletas que já conseguiram nadar abaixo de 48 segundos. Portanto, podemos especular que será também aquele que mais evoluirá. Além disso, o brasileiro demonstrou uma característica psicológica fundamental para feitos grandiosos: o nível de stress para que ele alcance performance máxima é altíssimo. Em outras palavra, ele melhora sob fortíssima pressão.

Isto posto, logicamente em quatro anos muito pode acontecer. Cielo pode se perder em tantas coisas que virão lhe desviar o foco ou lhe baixar a motivação nos treinos. Uma contusão, uma perda, uma derrota sofrida também poderia tirar o brasileiro da briga. Sem contar na possibilidade do surgimento de outro jovem fenômeno.

De qualquer forma, deixo essa provocação cheio de esperança, talvez estimulando mais gente a acompanhar a evolução da natação brasileira até 2012.

Um comentário:

Alexandre Matos disse...

Excelente post inicial... Concordo com suas colocações.

Quanto ao Phelps, não quero duvidar das possibilidades de um fenômeno deste porte. Se ele falar que vai superar o Kitajima nos 100m peito, não convém duvidar muito. Podemos achar difícil, mas duvidar de Michael Phelps é lutar contra o improvável.

Ele vai precisar mudar os rumos da carreira, ta de saco cheio de nadar os 400m medley e os 200m borboleta, que são muito cansativas. Vai ser ótimo colocar novos desafios, pq ele pode se desmotivar ganhando quase tudo muito facilmente.

Nos 100m livres, a não ser que apareça um fenômeno nascido entre 1989-91, Cielo e Sullivan deverão centralizar as disputas a partir de 2011, como aconteceu com Bernard e Sullivan de 2007 até hoje. A decisão de Phelps pode acrescentar um tempero nesta briga.

Depois desta edição fantástica, Londres promete...