quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Quais as chances do Brasil em Pequim?


Amanhã começa oficialmente a maior festa do esporte mundial, os Jogos Olímpicos. Não sou muito fã de futebol nos Jogos, acho que não tem muito a ver (nem a FIFA gosta...), portanto vou dar mais ênfase ao resto durante as competições aqui no Arquibancada Digital. Futebol é assunto pra Copa do Mundo.

Então, antes que as medalhas comecem a ser despejadas em profusão nos peitos dos atletas, vou colocar aqui meus humildes palpites relacionados às chances do Brasil nos Jogos. Obviamente só vou me ater aos esportes que tenho um mínimo de condição de opinar. Não faço a menor idéia se um brasileiro vai ganhar uma medalha no tiro, por exemplo (se bem que lembro de um brasileiro que foi bem ultimamente). E olha que o tiro nos deu o primeiro ouro olímpico da história, com Guilherme Paraense na Antuérpia, em 1920.
  • Natação: Esporte que briga com o judô e o iatismo como maiores fornecedores brasileiros de medalhas olímpicas. Depois de passar em branco em Atenas, conseguir uma medalha de ouro em Pequim vai ser muito difícil, mas Cesar Ciello nos 50m livres e Thiago Pereira nos 200m medley, têm algumas chances de subir ao pódio e papar pelo menos uma medalha de bronze. Já estaria de ótimo tamanho. Palpite do Blog: bronze para Ciello.
  • Atletismo: Depois de um jejum que dura desde Joaquim Cruz em 1984, o atletismo brasileiro vai às Olimpíadas com chances reais de ganhar uma medalha de ouro com Jadel Gregório no salto triplo. Maurren Maggi tem grandes possibilidades de trazer uma medalha no salto em distância. Palpite do Blog: ouro para Jadel e bronze para Maurren.
  • Futebol: Vai ser parada duríssima, mas tanto no feminino quanto no masculino temos chances de medalha de ouro. A Argentina, que tenta o bi no masculino, e Alemanha, atual campeã mundial, no feminino são adversários de muito respeito. O time de Dunga saiu do Brasil desacreditado, o técnico está na corda bamba, mas é nessas horas que o Brasil costuma se superar, como foi nas Copas de 1994 e 2002. Na pior das hipóteses acredito em uma medalha para cada um, nem que seja de bronze. Palpite do Blog: dois ouros históricos, com os homens ganhando dos hermanos na final (que beleza, hein?).
  • Vôlei: O supertime masculino tem tudo para fechar com chave de ouro o segundo ciclo olímpico e entrar definitivamente para a História do esporte como a equipe mais vitoriosa de todos os tempos. Acho que o "desastre" da Liga Mundial vai servir de combustível para os jogadores e a comissão técnica. Já o time feminino vai embalado pelo hepta da Liga Mundial. Se controlar os nervos, também é favorita ao ouro em Pequim. Palpite do Blog: ouro pro masculino, prata pro feminino.
  • Vôlei de praia: O esporte com melhor aproveitamento da história olímpica no Brasil (medalha em todas as edições) deve trazer mais de Pequim. Ricardo/Emanuel são favoritos ao título, só devem perder em acidente. Márcio/Fábio Luiz podem conseguir algo. Juliana/Larissa era uma aposta para final, mas com a contusão da Juliana, acho que a dupla com a Ana Paula vai se ressentir de entrosamento. Palpite do Blog: ouro pro Ricardo e Emanuel.
  • Judô: O bicampeão mundial meio-leve João Derly é o judoca a ser batido em Pequim. Tiago Camilo, eleito o melhor judoca do mundo em 2007, quando foi campeão mundial vencendo todas as lutas por ippon, também tem boas chances de trazer uma medalha de ouro. João Gabriel Schlittler (bronze no último mundial), Luciano Correa (também campeão mundial) e Leandro Guilheiro (bronze em Atenas) tentam repetir as medalhas anteriores. Palpite do Blog: ouro pro Tiago e mais duas outras (prata ou bronze) para ser disputada pelos outros quatro acima (acho que pro Derly e João Gabriel).
  • Iatismo: Ricardo Winicki, o Bimba, tem boas chances de trazer uma medalha de ouro na classe RS:X (prancha a vela), depois do mico que pagou em Atenas, quando tinha o ouro quase garantido na última regata e acabou em quarto. Os campeões mundiais Robert Scheidt/Bruno Prada vão defender a honra brasileira e o título mundial conquistado na classe Star, onde brilhou por muito tempo a lenda Torben Grael. Palpite do Blog: dois ouros e consagração do Scheidt, que vai virar o maior campeão olímpico da história nacional.
  • Hipismo: Não, eu não entendo bulhufas de hipismo, mas aqui cabe análise baseada em retrospecto e estatística. O cavaleiro Rodrigo Pessoa vai à Pequim em busca do bicampeonato olímpico, ja ganhou Campeonato Mundial, Copa do Mundo, etc.. Em Atenas o título veio tempos depois de terminados os Jogos, com o doping do cavalo do irlandês Cyan O'Connor. Palpite do Blog: sei lá.
  • Ginástica: Jade Barbosa no individual geral, no salto e no solo tem chances de fazer bom papel e pegar final. Vai precisar controlar os nervos. Medalha é dificílimo, mas não da pra descartar. O bicampeão mundial Diego Hypolito está montando uma série dificílima no solo. Se acertar, é ouro quase certo, segundo os especialistas, até mesmo estrangeiros. Palpite do Blog: bronze pro Diego.
  • Taekwondo: Vi uma reportagem maravilhosa sobre a preparação brasileira. O coordenador da seleção, Mauro Hideki Fujiyama, montou um banco de dados detalhadíssimo de todos os adversários olímpicos, num trabalho digno de potência olímpica. Chamou atenção de vários outros técnicos, que imploraram para que as informações fossem compartilhadas. Natalia Falavigna, mais madura, depois do quarto lugar em Atenas/2004, do título mundial no mesmo ano e do bronze no mundial de 2007 tem belas chances de trazer a primeira medalha olímpica do esporte para o Brasil. Palpite do Blog: bronze pra ela.
O resto vai pra fazer turismo, pegar mais experiência ou tentar uma sorte improvável, como o basquete feminino.

Total de medalhas dos meus palpites: 15 medalhas, igualando a melhor campanha de todos os tempos, de Atlanta/96. Destas 15, metade (7 ou 8) de ouro.

Muito otimismo o meu? O que você acha? Diga aí na caixinha de comentários!

9 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

O Jadel não tem feito um ano bom. Seus melhores saltos foram mto abaixo dos melhores saltos do ano. Não acredito que ele traga nenhuma medalha, infelizmente.

No volei, nao acredito nas amarelas. Aliás, infelizmente não acredito em esporte coletivo feminino no Brasil. Parece que a sina é amarelar. Eu acho que o volei feminino leva um bronze, e no máximo, a prata. No volei de praia feminino tambem nao acredito, principalmente depois da contusão da Juliana. Acho que da uma prata no máximo.

No volei de praia masculino acho que Emanuel e Ricardo ganham o bi.

Maneiro mesmo foi o Palpite do Blog para o Hipismo: sei lá!

hehehehe

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Outro comentário: que medalhinha escrota hein!
Já achava as medalhas de acrílico do Pan escrotas. Agora essas q nem dá muita ênfase ao metal, e sim a pedra de jade. Apesar de ser uma pedra bonita, eu acho medalhas maneiras as que reluzem o metal que representam: ouro, prata e bronze.

Opinião humilde.

Alexandre Matos disse...

O Jadel saltou 17,28m em 2008. Se saltar 17,45m em Pequim, dificilmente não pega medalha. Se saltar 17,60m, o ouro é certo. Pra quem saltou 17,90m no ano passado... Além disso o Olsson não vai disputar as Olimpíadas, que abre mais o caminho do Jadel. Tem muitos atletas que deixam pra alcançar o auge na competição importante, como o volei masculino faz.

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Pelo que eu vi em reportagens, os melhores saltos dele no ano nao chegaram nem a 17 metros. Mesmo sem o Olssen, os principais concorrentes ao título saltaram bem mais q o Jadel esse ano. Se ele mantiver esse ritmo não pega nem medalha. Mas tomara que aconteça isso que você falou. Espero que ele deixe o melhor momento para a principal prova.

Já ia me esquecendo também de comentar o futebol feminino. Respeito bastante este time, que joga muito mesmo com esse investimento inexistente de futebol feminino no Brasil. Mas acho que mais uma vez, as meninas amarelarão na final. Prata.
Pode anotar! hehehe

Alexandre Matos disse...

Olhou errado. Melhor marca do Jadel foi 17,28m. A melhor do ano foi 17,58m. Veja no site da IAAF:

http://www.iaaf.org/statistics/toplists/inout=O/age=n/season=2008/sex=M/all=n/legal=A/disc=TJ/detail.html

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Vi aqui, valeu. Mas do mesmo modo eu só confundi a distância. De fato o melhor salto dele do ano está muito atrás dos outros.

Alexandre Matos disse...

Pelo q ele e o tecnico falaram, é estratégia de competição.

Até 2007 ele ia que nem um louco desde o inicio. Fez 17,90m qdo nao valia nada e nao repetiu no Pan nem no Mundial.

Em 2008 ta levando pra crescer na hora certa, como a Maurren, q disse q vai saltar pelo menos 7,02m em Pequim.

Vamos aguardar!

pedrop8 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedrop8 disse...

Em minha opinião, a Fabiana Murer no salto com vara tem chances de medalha, pois ouvi dizer que ela treinou um tempo com a imbatível lá.

Já o Futebol não vai muito longe, nem o feminino e nem o masculino. No máximo bronze.

Também acho que a pressão pelo ouro do volei masculino não me cheira bem, acho difícil.

Achei seus comentários levemente otimistas. Mas, torço para que eu esteja errado.