domingo, 9 de novembro de 2008

Domingão de Masters Cup


Neste domingo começa a Tennis Masters Cup, desfecho da temporada profissional de tênis da ATP. A competição, realizada novamente em Shangai (para ferrar com os nossos sonos), é disputada entre os oito melhores tenistas da temporada. Na primeira fase os jogadores são divididos em dois grupos de 4 e jogam entre si no sistema round-robin. É o único torneio que derrota não tira o jogador do campeonato antes da semifinal. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinal, onde o primeiro do Grupo Vermelho enfrenta o segundo do Grupo Ouro e vice-versa.

A temporada de 2008 foi um tanto estranha. Roger Federer perdeu, depois de mais de quatro anos, o título de Wimbledon (seu torneio preferido) e o posto de número 1 do mundo para Rafael Nadal. Mas o espanhol não vai disputar a Masters Cup. Está contundido e corre inclusive sério risco de não participar da final da Copa Davis, no fim do mês. Nada que tire dele o primeiro lugar do Ranking de Entradas e da Corrida dos Campeões.

Para aumentar a estranheza, vejamos o grupo Vermelho do Masters: Roger Federer (1041 pontos na Corrida) encabeça, junto com o escocês Andy Murray (3), o americano Andy Roddick (5) e o francês Gilles Simon (8), classificado no apagar das luzes, beneficiado pela desistência de Nadal. E o que tem de estranho nisso? É que Federer está em desvantagem no confronto direto contra TODOS eles em 2008. Simon o venceu em Toronto. Murray ganhou dois de três jogos, apesar de ter perdido o mais importante, a final do US Open. Até mesmo o freguezaço Roddick o venceu na única vez em que se enfrentaram em 2008, em Miami. Quando foi a última vez que você viu Federer entrar em um torneio com este retrospecto negativo? Mesmo com esta desvantagem, acho que Federer leva o grupo, com Murray em segundo.

O Grupo Ouro conta com o sérvio Novak Djokovic (2), o russo Nikolay Davydenko (4), o francês Jo-Wilfried Tsonga (6) e o argentino Juan Martin del Potro (7). Aqui a disputa será mais ferrenha. O Muhammad Ali Tsonga vem embalado pelo título no último Masters Series do ano, vencendo em casa o argentino David Nalbandian. Já del Potro faz uma grande temporada. E Djokovic é o favorito para levar o grupo. Neste bolo acho que sai o Tsonga em segundo. Del Potro está guardando o gran finale para a Davis. Aguardem!

Nas semifinais teríamos Federer x Tsonga e Djokovic x Murray. Federer passa pelo francês, mas a outra partida é imprevisível. Djokovic caiu de produção no segundo semestre e Murray vem crescendo demais. Aposto em Murray, mas não será fácil.

E na grande final, Roger Federer x Andy Murray. Será a chance de Federer empatar os confrontos diretos em 2008. E a chance de Andy vingar a derrota avassaladora na final do US Open. Mas acho que Federer vai mostrar porque consegue tirar coelhos da cartola em momentos adversos e vai papar o penta da Masters Cup, igualando-se ao lendário Pete Sampras.

Para não deixar passar em branco, uma recordação. Foi na Masters Cup que vi Gustavo Kuerten fazer o jogo da vida dele, em 2000, quando o torneio foi disputado em Lisboa. Guga estreou perdendo para Andre Agassi, sofreu uma contusão na partida, mas se recuperou. Venceu Magnus Norman (número 2 na época), Yevgeny Kafelnikov (que havia eliminado Guga das Olimpíadas), passou por Sampras na semifinal e reencontrou Agassi na final, quando deu uma escovada por 3 a 0, com triplo 6/4, sem dar chances para o americano. Foi o primeiro e único a vencer Pete Sampras e Andre Agassi em um mesmo torneio. E isso tudo em uma quadra rapidíssima, coberta, com piso de carpete, combinação onde Guga nunca se sentiu confortável. Ali ele se tornou o número 1 do mundo. Inesquecível!

Nenhum comentário: