sábado, 1 de novembro de 2008

À espera de um milagre


Começou bem a briga pelo improvável de Felipe Massa rumo ao título mundial de Fórmula 1. O piloto brasileiro da Ferrari vai largar na pole position no Grande Prêmio do Brasil amanhã, em Interlagos. Ao lado dele, uma surpresa, o italiano Jarno Trulli da Toyota. Na segunda fila vêm o companheiro de equipe de Felipe, o finlandês Kimi Räikkönen e o favoritíssimo ao título, o inglês sensação Lewis Hamilton, da McLaren, que pode se sagrar o campeão mais jovem da história da F1.

Para ser campeão, Massa precisa ganhar e Hamilton chegar no máximo em sexto. Ou ficar em segundo, com o inglês em oitavo. Qualquer outro resultado dá o título ao Hamilton. A tarefa é inglória, visto que Hamilton é um piloto com excelente aproveitamento. Mas também é um cara que às vezes se mostra com dificuldade de correr com vantagem. Muitas vezes afunda o pé direito sem necessidade e acaba prejudicando resultados mais favoráveis.

O grid relativamente favorável a Felipe ainda tem mais um trunfo: logo atrás de Hamilton virá o espanhol Fernando Alonso, da Renault. Não é segredo para ninguém que Alonso não suporta Hamilton. Não sei se o espanhol seria capaz de fazer alguma sujeira contra alguém, mas como é indiscutivelmente o piloto mais talentoso em atividade, tem grandes chances de passar Hamilton na largada e jogar o inglês para quinto, totalmente sob pressão. Aí começa a ficar bom para Massa. Hamilton só tem o companheiro de equipe Heikki Kovalainen, que larga em quinto, a lhe proteger na largada.

Confesso que fico um pouco dividido. Torço pelo Felipe Massa, não apenas por ser brasileiro (não gosto de ufanismos baratos), mas por ser um piloto arrojado, que não tira o pé. Pelo mesmo motivo gosto do Hamilton também. A favor ainda do inglês há os fatores McLaren (minha equipe favorita) e Ferrari (equipe que tenho mais antipatia). A origem do garoto num esporte dominado por filhos de famílias abastadas também me traz alegrias.

Felipe Massa não tem nada a perder. Se a corrida terminar como começará, o título é do inglês, aliás com inteira justiça. Não basta ao brasileiro apenas vencer, precisa torcer para o inglês ter problemas. Isso pode facilitar as coisas para o Felipe. Provavelmente vai correr com calma e deve ganhar de ponta a ponta. Conta muito o imenso conhecimento da pista que o brasileiro tem. Ainda teremos o autódromo inteiro emanando bad vibes para o inglês. Para quem acredita neste tipo de coisa, é um prato cheio.

Felipe só perde a corrida em um acidente (de qualquer significado). Já o campeonato...

3 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Pra cima deles, Zacarias!

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Uh huhuhuhuhu

Grgr disse...

Tomara que a Ferrari não faça nenhuma besteira, como na corrida de Cingapura!