segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Parabéns, Flamengo!


Há exatos 113 anos "seis jovens remadores fundam um Grupo de Regatas". Apesar das comemorações se darem no dia 15, por causa do feriado, a verdadeira fundação do Clube de Regatas do Flamengo aconteceu em 17 de novembro de 1895.

Para comemorar a data eu poderia ficar aqui até o ano que vem falando do Flamengo, contando sua grandeza, suas glórias, seus heróis. Sua Torcida. Assim mesmo, com T maiúsculo. Mas não vou fazer isso. Separei algumas citações feitas por personalidades e ilustres desconhecidos, para tentar passar uma pequena noção do que é o Flamengo. Notem que muitos deles sequer são torcedores do clube. Divirtam-se.

"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro."

"Para qualquer um a camisa vale tanto como uma gravata. Não para o Flamengo. Para o rubro-negro a camisa é tudo! Já tem acontecido várias vezes o seguinte: quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

"...Até que, um dia, houve uma dissidência no Fluminense. Eu gostaria de saber que gesto, ou palavra, ou ódio deflagrou a crise. Imagino bate-bocas homicidas. E não sei quantos Tricolores saíram para fundar o Flamengo. Hoje, nos grandes jogos, o Estádio Mário Filho é inundado pela multidão rubro negra. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, o Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Eis o que eu pergunto: - Os gatos pingados que se reuniram, numa salinha imaginavam as potencialidades que estavam liberando?..."

"O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, o Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Cada brasileiro, vivo ou morto, já foi Flamengo por um instante, por um dia."

"Todo brasileiro é um pouco rubro-negro. A alegria rubro-negra não se parece com nenhuma outra. Não sei se é mais funda ou mais dilacerada, ou mais santa, só sei que é diferente."
Nelson Rodrigues, escritor e maior personalidade tricolor


"Amo o Flamengo como se fosse um pedaço da terra onde nasci".
José Lins do Rêgo, escritor paraibano, autor de "Menino de Engenho" e ex-diretor do Flamengo (nos bons tempos)


"Nenhum convite de Hollywood, portanto, impediria Ari Barroso de acompanhar a campanha do Flamengo em 1944 (...) Os brasileiros que o acompanhavam nos EUA ficaram impressionados com a sua reação a um convite formulado PESSOALMENTE por Walt Disney para que assumisse a direção musical da Disney Produtions (...) Ari pediu 24h para dar a resposta - um incisivo não. "Why?", perguntou espantado Disney. E Ari respondeu naquele seu inglês incorreto: "BECAUSE 'DON'T HAVE' FLAMENGO HERE."
Sérgio Cabral, trecho de "No tempo de Ari Barroso"


"Há no mundo, cinco ou seis clubes míticos: Barcelona, Benfica, Milan, Boca Juniors e o Flamengo."
Manuel José, ex-técnico do Benfica


"O Flamengo é uma instituição nacional tão forte e perene quanto a Igreja, o Exército e a Academia Brasileira de Letras."
Edilberto Coutinho, escritor


"Ser Flamengo é ir em frente onde os outros param, é derrubar barreiras onde os prudentes medram(...) É comungar a humildade com o rei eterno de cada um."
Arthur da Távola, ex-senador e jornalista, torcedor do Fluminense


"Quando Jayme estava muito doente e dizia que não podia largar a Charanga, eu não compreendia. Hoje eu entendo, se o Flamengo morresse , eu morreria junto."
Laura, viúva do criador da Charanga Rubro-Negra, Jayme de Carvalho


"Flamengo não é somente um clube, uma agremiação esportiva. O Flamengo é uma religião, uma seita, um credo, com sua bíblia e seus profetas maiores e menores. O Flamengo é um amor, uma devoção, uma eterna comunhão de sentimentos. Por ele muitos deram a vida, alienaram a liberdade, destruíram amizades, arruinaram lares, com homicídios e suicídios. O Flamengo dá febre, dá meningite, da cirrose hepática, dá neurose, dá exaltação de vida e de morte. O Flamengo é uma alucinação. Deveria ser feita uma Lei Federal que obrigasse o Flamengo a jogar em todo Brasil, toda semana e ganhar sempre. Quando o Flamengo vence, há mais amor nos morros, mais doçura nos lares, mais vibração nas ruas, a vida canta, os ânimos se roboram, o homem trabalha mais e melhor, os filhos ganham presentes. Há beijos nas praças e nos jardins, porque a alma está em paz,está feliz. O Flamengo não pode perder, não deve perder. Sua derrota frustra, entristece, humilha e abate. A saúde pública, a higiene nacional exigem que o Flamengo vença, para bem de todos , para felicidade geral, para o bem-estar nacional." Trecho de uma carta do Sr. Ex°. Dr. Juiz de Direito Eliezer Rosa, apaixonado torcedor do América, dirigida ao Jurisconsulto João Antero de Carvalho


"...Mas sempre existiu uma coisa que me deixa perambulando entre o mistério e o pânico. Aliás, não é "coisa" coisa nenhuma. É metafísica. É o Sobrenatural de que tratava Nélson Rodrigues. É perturbante. É aquela massa uniforme pulando do outro lado. 23 minutos, 1x3, e eles não paravam de pular; ninguém saía do seu aperto; ninguém ia embora. Eles nunca vão embora. Eles nunca arredam o pé. Eles não se sentam, não param de gritar. Eles não sossegam. Me perseguem, me sufocam, me habitam os pesadelos e me causam pânico. Quando eu olho para o outro lado é isso que eu sinto. Eles acreditam mais do que os outros. Mais do que eu e todos os outros juntos.E disso, meus caros, eu tenho que reconhecer, chega dá medo. Eles jogam com 12. E jogar com 12 deveria ser proibido. Deixar seus ingênuos meninos andando de um lado para o outro, desfilando o seu repertório de categoria e classe, só porque vestem um manto, como eles costumam se referir, foi uma imprudência. E esse foi mais um Fla X Flu para a história. Dentro do táxi, uma frase de uma criança de sete anos ficou estalada no meu tímpano: "Papai, eu tenho nojo deles". - Eu também tenho filho... É só o que posso dizer hoje. Mas se não fossem eles essa mágica não existiria."
Claudio Lampert, torcedor tricolor


"O Flamengo, do passado e do presente, do futuro e da eternidade, tem um compromisso com a história. Sua força inegável na comunicação com a massa... Sua vocação invejável de unir ricos e pobres em torno de seus triunfos... A presença de suas cores nas fotos que simbolizam os fatos marcantes da sociedade brasileira... Tudo isso, e haveria mais, transcende linhas que margeiam campos, quadras e raias. E talvez até justifique tanto o amor e a paixão de sua torcida, quanto o desprezo e a torpeza dos adversários.(...) Neste momento festivo e marcante da história de um clube como o Flamengo, não há mesmo como deixar de agradecer sua existência, enaltecer sua história e reverenciar sua gente com um afetuoso parabéns."
Gilmar Ferreira, jornalista do Extra

Um comentário:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

PARABÉNS, MAIOR DO MUNDO!

Vida eterna para os gigantes!