terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Supremacia Muricy


O hexa só não virá se acontecer uma hecatombe. Tanto fizeram Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo que conseguiram deixar o Campeonato Brasileiro de mão beijada para o São Paulo. O tricolor está a dois pontos em dois jogos de se tornar o primeiro Hexacampeão Brasileiro e o primeiro a conquistar o campeonato por três vezes consecutivas. Basta vencer o Fluminense no domingo que vem, no Morumbi com já todos os ingressos vendidos, para garantir o título com uma rodada de antecedência.

Para perder o campeonato, o São Paulo precisa fazer algo que não faz há 16 rodadas: Perder um jogo. Desde a primeira rodada do returno ninguém sai vitorioso de campo contra o São Paulo. O time vem de seis vitórias seguidas, ganhou 9 dos últimos 10 jogos. Só esteve no G4 em oito rodadas. Mas esteve na hora certa. Enquanto os adversários não entenderem que é preciso organização, o São Paulo vai colecionar campeonatos brasileiros.

Ontem o time encarou São Januário lotado e um Vasco desesperado na luta contra o rebaixamento. Impôs o seu futebol firme, consistente e venceu o adversário, mesmo fora de casa. Abriu 1 a 0 com um gol de falta de Jorge Wagner, sofreu o empate ainda no primeiro tempo. Como em Salvador o Grêmio vencia o Vitória, o campeonato tinha um novo líder no intervalo. Mas o São Paulo deu mais uma prova de força, fez o segundo com apenas 4 minutos do segundo tempo. Um minuto depois o Vitória empatava no Barradão. Enquanto o Vasco tentava empatar a qualquer custo, o Vitória foi fazendo gols. Abriu 4 a 1, com direito até a gol de bicicleta, resultado que praticamente selava o destino do campeonato. Souza ainda diminuiu para o Tricolor Gaúcho com um balaço de falta, mas o São Paulo não fraquejou e ganhou mais uma. Edmundo perdeu um gol incrível. Rogério Ceni fez várias grandes defesas e ainda tomou de André Dias a liderança da Bola de Ouro da revista Placar.

No Mineirão, Cruzeiro e Flamengo fizeram um jogo muito movimentado, cheio de alternativas. O time mineiro venceu com justiça, pois dominou boa parte do jogo, criou as melhores oportunidades e finalizou mais do triplo de bolas do que o Flamengo. Podia ter vencido com mais tranquilidade se não tivesse desperdiçado as chances no primeiro tempo, quando o Flamengo praticamente nada fez. Como a Raposa fez somente um gol na primeira etapa, deu chance pro Flamengo rever os erros, adiantar a marcação e empatar o jogo. Aí sim o clássico pegou fogo. O Flamengo quase passou na frente, mas o bandeira viu um impedimento do Tardelli que até agora ninguém conseguiu entender como ele marcou aquilo. O Cruzeiro desempatou com Thiago Ribeiro. E logo depois o Flamengo novamente empatou com Obina. Juan ainda perdeu um gol inacreditável dentro da pequena área, com Fabio já caído. O Cruzeiro meteu uma bola na trave e chegou ao gol da vitória aos 41, com Ramires, grande nome do jogo. Um minuto depois Tardelli arrumou um salceiro na defesa cruzeirense, entortou Thiago Heleno e bateu pra uma defesa milagrosa do Fabio. E no último minuto um pênalti escandaloso foi ignorado pelo péssimo Carlos Eugênio Simon. Acabou fazendo justiça, pois o Cruzeiro mereceu ganhar. Agora, o Simon estava muito bem colocado. Simplesmente inacreditável como ele não marcou o pênalti. E ainda expulsou o Tardelli e o capitão Fabio Luciano (já com o jogo terminado). Pode ter decretado a eliminação do Flamengo da Libertadores 2009.

Muricy Ramalho foi vice-campeão brasileiro em 2005, quando perdeu pelo Internacional o título para o Corinthians, com o lance do pênalti contestado não marcado sobre o Tinga. Depois disso ganhou os campeonatos de 2006 e 2007 pelo São Paulo. O melhor técnico do Brasil (disparado) vai ganhar o de 2008. E você duvida que vai papar o de 2009 também?

Eu não.

Nenhum comentário: