sábado, 15 de novembro de 2008

Nenhum invicto mais na NBA

A semana acabou com os dois últimos invictos da temporada da NBA. O Atlanta Hawks, último time a perder na Conferência Leste, caiu em Boston na quarta-feira, em um jogaço definido literalmente no último segundo. O ala Marvin Williams colocou o Hawks dois pontos na frente com uma bola de três faltando 7 segundos que congelou o TD Banknorth Garden. O técnico do Boston Celtics pediu tempo e armou a jogada. Ray Allen bateu o lateral para Kevin Garnett, que fez um corta-luz para tirar Joe Johnson da cola de Paul Pierce. Este recebeu a bola e matou o jogo num jump shot certeiro, com o cronômetro mostrando 0:00:00. The Truth fala demais, mas joga muito também. Vale lembrar que o Atlanta estava desfalcado de Josh Smith. Estivesse completo e talvez vencesse o jogo. O Boston acabou batendo o monstro criado pelo próprio Celtics no playoff passado.

O Hawks parece que gostou de perder. Ontem foi novamente derrotado pelo fraco New Jersey Nets (3-5, 13º) sofrendo incríveis 42 pontos no último quarto. A campanha do Atlanta agora está em 6-2, na terceira colocação da Conferência Leste.

O outro invicto que caiu na semana foi o favorito ao título Los Angeles Lakers. O time californiano teve uma semana complicadíssima, onde enfrentou o complicado Houston Rockets (5-4, 6º), pegou o Dallas Mavericks (2-7, 12º) de Dirk Nowitzki na terça, visitou o candidatíssimo a finalista de conferência New Orleans Hornets (5-3, 3º) de Chris Paul na quarta e recebeu a sempre pedra no sapato e forte candidato a vencer a Conferência Leste Detroit Pistons de Allen Iverson na sexta. Rockets, Mavs e Hornets foram facilmente batidos, apesar da tentativa de recuperação do New Orleans no último período.

Mas existe uma pedra no caminho do Lakers que se chama Detroit Pistons. Mesmo jogando no Staples Center, o time da Motor Town não tomou conhecimento do poderoso adversário. Entrou no último período vencendo por 15 pontos e administrou a diferença. Rasheed Wallace fez 25 pontos e catou 13 rebotes, enquanto Allen Iverson guardou mais 25 pontos no balaio californiano. O cestinha da partida foi Kobe Bryant, com 29 pontos. Apesar disso, o craque teve um péssimo aproveitamento de arremessos de quadra, acertando apenas 12 em 30 tentativas.


O Lakers ainda é o líder da Conferência Oeste (7-1), com o melhor aproveitamento da Liga (87,5%). O Pistons cravou 7-2 e é o quarto no Leste, que teve como grande destaque o Cleveland Cavaliers. O time do craque LeBron James e do brasileiro Anderson Varejão vem de 6 vitórias consecutivas e, com 7-2, é o vice-líder da conferência. James foi o craque da semana, depois de fazer 41 pontos três vezes em quatro jogos. Lidera a liga em pontos por partida (28,9) e é o sexto em assistências (7,3).

Os Brasileiros

Sem dúvida (e infelizmente) o acontecimento mais importante da semana dos brasileiros foi a morte da mãe do armador Leandrinho. Ele, que já não havia feito a pré-temporada para cuidar da mãe, viajou para o Brasil para acompanhar o enterro. Em quadra, ele participou do jogo-luta de quarta, entre o Phoenix Suns (7-3, 4º na conferência) e o Houston Rockets (5-4 e 6º). Veja o vídeo no final deste post. Fica aqui os pêsames e a solidariedade para que Leandrinho consiga superar o triste momento o quanto antes.

Já o Denver Nuggets (5-4, 7º) de Nenê teve uma semana instável. Venceu o fraco Memphis Grizzlies (3-7, 11º) no domingo, quando o pivê brasileiro fez seu terceiro double-double da temporada: 18 pontos e 12 rebotes em 38:17min em quadra. Nenê fez o que quis contra Marc Gasol, apontado por alguns como o "verdadeiro Gasol". O pivô espanhol só acertou uma cesta e só a fez quando Nenê estava descansando. Neste jogo, um lance um tanto engraçado: o armador Kyle Lowry, com 1,83m, resolveu encarar Nenê e seus 2,11m. Levou um toco humilhante pra casa.

Depois o time bateu o também fraco Charlotte Bobcats (3-5, 14º), candidato a saco de pancada da Liga. Perdeu o confronto de brasileiros para Varejão e os Cavs. Mas encerrou a semana vencendo o atual campeão Celtics, em Boston, com Nenê marcando 14 pontos e roubando 5 bolas. O brasileiro lidera a NBA em porcentagem de acerto de arremessos (64,8%).

Feito da Semana

O superpivô Dwight Howard, do Orlando Magic (6-3, 5º), aprontou mais uma das suas. No jogo contra o Oklahoma City Thunder (1-8, 15º), D12 cravou um triple-double espetacular: marcou 30 pontos, pegou 19 rebotes e deu escandalosos 10 tocos. Desde Hakeem Olajuwon em 1987 que um jogador não faz pelo menos 30 pontos, 15 rebotes e 10 tocos num jogo. O monstrinho lidera a liga em rebotes por jogo (14,8), tocos (impressionantes 4,1) e é o nono maior pontuador por jogo (23,2). Sem dúvida justifica o apelido de Superman.

Lances da Semana

Nesta semana separei dois lances interessantes. O primeiro, um arremesso de três de Kobe Bryant na partida contra o New Orleans. O Hornets vinha tentando diminuir a diferença no último período, mas Kobe acabou com a festa com um tiro desmoralizante de fora, com o tempo de posse de bola zerado.



O segundo vídeo nem é um lance de jogo, na verdade é um belo Shaq-Attaq na briga do jogo Phoenix x Houston. A sutileza de O'Neal é hilária, o pivozão faz um strike, derrubando vários jogadores como se fossem pinos de boliche. Vale lembrar que são jogadores da NBA, gente forte e grande. Ele não empurrou juvenis brasileiros...

Nenhum comentário: